Teste de caminhada de 6 minutos: O que é? Como funciona?

Você já ouviu falar no teste da caminhada de 6 minutos? Caso não, fique atento: é a melhor forma de entender o funcionamento do seu organismo durante uma atividade física, caso você tenha passou por alguma alteração fisiológica, seja portador de alguma doença ou passou por uma cirurgia recentemente. 

Também conhecido pela sigla TC6M, o teste da caminhada de 6 minutos é uma metodologia que descobre a capacidade respiratória, metabólica e cardíaca de alguém que passou por uma cirurgia no pulmão ou no coração e deseja voltar às atividades físicas. O TC6M também descobre a capacidade de quem é portador de uma doença pulmonar obstrutiva crônica (DPOC), como enfisema ou bronquite, por exemplo, ou de alguma alteração, como insuficiência cardíaca.

Ficou interessado (a)? Neste post, você vai conhecer melhor o teste de caminhada de 6 minutos e entender sua utilidade, o método para calculá-lo, entre outros. Acompanhe!

Para que serve o teste de caminhada de 6 minutos?

Basicamente, o principal objetivo do TC6M é o de verificar a distância que uma pessoa com as comorbidades supracitadas consegue caminhar durante seis minutos seguidos. Assim, para avaliar a função respiratória e cardíaca, é importante medir a frequência cardíaca e a pressão da pessoa que se submete a avaliação. Essa medição também deve ocorrer momentos antes e depois da realização do exame.

pessoas caminhando teste de caminhada de 6 minutos
O TC6M surgiu na década de 1970, inicialmente utilizado por C R McGavin com o objetivo de avaliar a capacidade funcional de pneumopatas.

O teste da caminhada de 6 minutos consegue avaliar a capacidade respiratória e cardíaca de pessoas nas seguintes situações:

Avaliar a capacidade funcional:

  • Doença Pulmonar Obstrutiva Crônica;
  • Fibrose Cística;
  • Doenças Cardíacas;
  • Doença Vascular Periférica;
  • Doenças Neuromusculares;

Comparar a eficácia de tratamentos Clínicos e cirúrgicos:

  • Reabilitação Pulmonar e Cardíaca;
  • Transplantes e ressecção do parênquima pulmonar;
  • Terapia medicamentosa para DPOC;
  • Hipertensão Pulmonar.

Prognosticar hospitalização:

  • Em doenças cardíacas, DPOC ou Hipertensão Pulmonar.

Prognosticar hospitalização:

  • Em doenças cardíacas, DPOC ou Hipertensão Pulmonar;
  • Identificar a origem da dispnéia ao esforço;
  • Avaliar a indicação de oxigenioterapia domiciliar.

Além disso, o TC6M também consegue diagnosticar e acompanhar doenças pulmonares e cardíacas

Leia também: É possível fazer caminhada na gravidez? Entenda a importância

Como o teste de caminhada de 6 minutos funciona?

Em primeiro lugar, o TC6M deve ser feito, pelo menos, duas horas após uma refeição. Outro ponto a ser ressaltado é que os testantes podem continuar seus medicamentos, visto que eles não alterarão os resultados ou a avaliação em si. Além disso, é altamente indicado o uso de roupas para caminhada confortáveis e um par de tênis.

Durante a realização do teste, primeiramente, deve-se verificar que o paciente esteja com roupas e calçados confortáveis — para facilitar a locomoção e desempenho do aplicante.

Para iniciar o teste, será necessário sentar e descansar por, no mínimo, dez minutos. Em seguida, são realizadas as medidas de pressão e pulsação para ser iniciada a caminhada — que deve ser feito em um local pleno e com, no mínimo, 30 metros de comprimento. Como seu nome já indicada, a caminhada é realizada por seis minutos, estes que deverão ser cronometrados. Por sua vez, o ritmo indicado deve ser o mais rápido que alguém consiga correr consistentemente.

Leia também: Fazer caminhada engrossa as pernas? Mito ou verdade?

A pessoa deve caminhar normalmente durante o tempo do teste sem parar, embora seja permitido respirar ou encostar em alguma superfície. Caso isso aconteça, o médico pode perguntar se a pessoa quer parar o teste ou continuar. Ao fim dos seis minutos, a pessoa deve sentar para, novamente, serem medidas a pressão e a pulsação. Além disso, o médico deverá fazer algumas perguntas e a distância da corrida também deve ser medida.

O teste deve ser realizado novamente em menos de uma semana, e seus resultados devem ser comparados para descobrir os valores corretos da avaliação.

Quando não realizar o teste de caminhada de 6 minutos?

O TC6M não deve ser realizado em pessoas com angina instável, um quadro no qual dores no peito com mais de 20 minutos de duração acometem o paciente. Outra contra-indicação do TC6M é em pessoas que passaram por uma infarto há menos de um mês. 

Créditos: YouTube/PHA Canada

Outras situações que contra-indicam a realização do exame são pacientes com frequência cardíaca acima de 120bpm, pressão sistólica acima de 180 e diastólica acima de 100mmHg. O teste deve ser parado imediatamente caso o paciente esteja com: 

  • Dor no peito;
  • Falta de ar;
  • Suor;
  • Palidez;
  • Tontura;
  • Câimbra.

Atenção: considerando que o exame pode levar a um aumento considerável da pressão e da frequência cardíaca, o TC6M deverá ser realizado em uma clínica ou hospital onde possa haver a possibilidade de socorro imediato em pessoas que passem mal ou tenham um infarto. Apesar desse cenário ser assustador, nenhuma morte foi registrada em pessoas durante a realização do exame.

Leia também: Como elaborar um plano de caminhada para iniciantes?

O TC6M é muito importante para que pessoas com comorbidades, ou que passaram por problemas de saúde séria, tenham a oportunidade de se exercitar e, desta forma, ter um estilo de vida mais saudável. Em caso de dores, desconfortos ou indicações, procure sempre consultar um médico ou um especialista.

Gostou de conhecer o teste da caminhada de 6 minutos? Você pode conferir outras publicações como essa no nosso blog!

Artigos esportivos para treino

A OXER é uma marca 100% brasileira e que, há mais de 10 anos, vem motivando as pessoas em sua jornada no esporte. Entendemos que somos muitos, somos diversos. Temos sotaques diferentes, climas diferentes, corpos diferentes e escolhas diferentes, e você pode contar com a versatilidade da OXER em sua busca por um estilo de vida mais saudável – qualquer esforço vale, qualquer tempo conta!

Aqui na OXER você pode encontrar uma linha completa de produtos esportivos do vestuário aos acessórios, com tudo o que precisa para seu exercício físico. Você está buscando se identificar com algum esporte? Você já escolheu um esporte mas não sabe por onde começar? Você praticava esportes mas não sabe como retornar à ativa? Independente do seu perfil, a OXER está presente na vida dos brasileiros levando o esporte aonde for! OXER. VAI BEM COM TUDO. VAI BEM COM TODOS.


Instagram Oxer

Siga-nos no Instagram e fique por dentro de todas as novidades, campanhas e promoções.


Stories Recentes


Posts Similares