Trilha de caminhada: 5 lugares no Estado de São Paulo

trilha de caminhada

Morar em São Paulo pode ser sufocante, mas uma possibilidade de se aliviar do corre-corre de uma rotina caótica é com uma boa caminhada. Contudo, não estamos falando de correr uma hora de esteira em uma academia, mas de aproveitar o bom e velho ar livre e fazer uma trilha de caminhada no seu tempo livre.

Para quem tem o espírito aventureiro — ou pensa na possibilidade encarar uma aventura — São Paulo conta com muitas opções de trilhas, que podem ser percorridas tanto por experts quanto por iniciantes. Pensando nisso, a Oxer decidiu listar cinco das melhores trilhas de caminhada localizadas no Estado, com os mais diversos graus de dificuldades, distâncias e recompensas naturais. 

Além disso, neste post você vai aprender a como se preparar para uma trilha de caminhada e quais itens são indispensáveis na hora de desbravar a natureza. Acompanhe a leitura!

Como se preparar para fazer uma trilha de caminhada?

Antes de calçar os tênis de caminhada e encher a garrafinha d’água, existem alguns pontos para se conhecer — ou ficar atento, para os que já são acostumados com a prática — antes de seguir em uma trilha de caminhada. Esses passos servem para garantir a sua segurança e o conforto, para preservar a sua saúde, bem-estar e ajudar a transformar a sua pequena aventura em um hábito. Veja:

  1. Pesquise as condições da trilha: o primeiro passo consiste em analisar as possíveis condições que você poderá encontrar em uma trilha de modo a descartar cenários desfavoráveis e mitigar riscos: veja como estará o clima no dia da sua caminhada, o nível de exposição ao sol, as horas do luz, os tipos das superfícies da trilha, disponibilidade ou não de água, possibilidade de acesso à rede, entender como é a vida selvagem daquele local, sua vegetação, quais insetos você poderá encontrar, se existe a possibilidade de uma avalancha ou algum desastre natural, entre outros pontos para se prevenir;
  2. Escolha o equipamento: seja você um iniciante ou um expert, a seleção do equipamento também é muito importante para trilhar pela natureza. Mais adiante você conhecerá alguns dos itens indispensáveis para realizar uma trilha de caminhada; 
  3. Planeje a comida: vai ficar durante muito tempo em uma trilha? Então, muito provavelmente você sentirá fome, afinal, ninguém é de ferro. Além disso, se alimentar e se hidratar durante o trajeto é essencial para não cansar o seu corpo, ficar fortalecido, hidratado e suprir as necessidades do organismo. É indicado levar uma lancheira com alguns alimentos leves e de sabores variados entre a 2.250 a 2.750 calorias; 
  4. Prepare para entender o trajeto: baixe um aplicativo ou tente estudar a sua trilha para não se perder durante o caminho, seja por meio de mapas topográficos, mapas digitais, GPS, descrições ou dicas de rotas de blogueiros e outras pessoas que já passaram por aqueles trajetos; 
  5. Prepare-se fisicamente: existe uma preparação física antes de encarar uma trilha, que envolve alongamentos ou treinos prévios que ajudam a melhorar a destreza e habilidade, além de fortalecer os membros inferiores. Outra indicação é fazer o teste da caminhada de 6 minutos antes de encarar uma trilha de caminhada; 
  6. Checklist final: por fim, certifique-se de checar que todos os itens supracitados estão de acordo antes de partir para a natureza. Além disso, veja se você está bem — físico e mentalmente falando — para o trajeto e lembre-se de carregar a bateria do seu celular.

Leia também: 5 benefícios da caminhada para o corpo feminino

Trilha de caminhada: As 5 melhores trilhas em São Paulo

São Paulo conta com mais de 40 locais indicados para trilhas. Aqui, listamos cinco das trilhas mais conhecidas do Estado, considerando graus de dificuldade variados e a acessibilidade dos trajetos, além de informações e curiosidades sobre cada um dos escolhidos.

Conheça as melhores trilhas de caminhada no Estado de São Paulo:

5. Trilha da Pedra do Baú

Uma das trilhas mais conhecidas pelos entusiastas, a Trilha da Pedra do Baú chama a atenção de turistas do Brasil e do mundo inteiro graças à sua formação rochosa e formidável em meio a Serra da Mantiqueira, na divisa entre os estados de São Paulo, Minas Gerais e Rio de Janeiro.

Créditos: YouTube/Canal NEPALMONTANHISMO

A cerca de 200 km da capital de São Paulo, em São Bento do Sapucaí, a trilha pertence a um complexo com outras três atrações, as trilhas do Bauzinho, Baú e da Ana Chata. O bom de todos esses trajetos é o seu fácil acesso, uma boa opção para quem não possui preparo físico e a resistência necessária para escalar trilhas mais intensas.

Trilha do Bauzinho 

Das três trilhas da Pedra do Baú, a Bauzinho é a mais acessível. Com 235 metros de caminhada leve, embora possua alguns degraus no caminho, ela tem a duração de somente dez minutinhos. Do alto da serra também é possível ter a visão da cidade de São Bento do Sapucaí e da trilha Pedra do Baú.

Trilha do Baú

Já a trilha do Baú é a mais intensa entre as atrações da trilha da Pedra do Baú, com 1.790 metros de distância e duração de aproximadamente noventa minutos. Diferentemente da trilha do Bauzinho, a do Baú é mais difícil, com mais de 320 degraus de subida e 1950 metros de altitude. Por isso, ela é indicada apenas aos trilheiros mais experientes

Aliás, outra indicação para navegar pela trilha do Baú com segurança é fazê-lo na companhia de um guia e com equipamentos de segurança. Conforme a Portaria Normativa da Fundação Florestal 301/2019, só será permitida iniciar a subida do Baú, com os seguintes equipamentos:

  • ​Cadeirinha de escalada ou similar;
  • Capacete para escalada ou similar com ponto de fixação no queixo;
  • Conectores tipo Mosquetões ou talabartes duplo;
  • Auto seguro duplo ou similar.

Trilha da Ana Chata

Por fim, a trilha da Ana Chata é considerada a de nível intermediária. Sua extensão é mais longa que a do Bauzinho, mas inferior a do Baú: a Ana Chata tem 1.830 metros de extensão e seu percurso pode chegar até uma hora de duração (a média). Para chegar ao cume da Ana Chata será necessário subir alguns degraus de escadas instaladas na própria ajuda — ajudando no trajeto. 

trilha de caminhada Pedra do Baú wikicomons
A Pedra do Baú é um dos maiores símbolos da Serra da Mantiqueira.

Caso quem deseja fazer as trilhas da Pedra do Baú ou da Ana Chata, é necessário fazer um agendamento com antecedência por se tratar de um Monumento Natural Estadual (MoNa), pertencente a uma Área de Preservação Ambiental. No entanto, o mesmo não é necessário para realizar o trajeto da pedra do Bauzinho. Além disso, é cobrada uma taxa por pessoa no acesso ao estacionamento da extensão. 

Por sua vez, o estacionamento tem 1,5 km de distância até a entrada da trilha. Pensando na acessibilidade, existe outro espaço para estacionamento de veículos, mas dedicado a pessoas com mobilidade reduzidas ou idosos, próximo ao Bauzinho.

  • Como chegar: Estrada Municipal do Bauzinho, s/n. Paiol Grande. São Bento do Sapucaí – SP;
  • Valor: R$ 16, por pessoa;
  • Local: Monumento Natural Estadual da Pedra do Baú;
  • Extensão: Até 500 metros;
  • Perfil Altitudinal: de 976 até 1000 metros;
  • Percurso: de 30 a 90 minutos;
  • Dificuldade: moderada; 
  • Monitoria: autoguiada;
  • Descrição: a trilha conduz a uma bela vista da cidade de São Bento do Sapucaí e parte da Pedra do Baú, ideal para contemplação e relaxamento;
  • Endereço: Estrada Municipal do Bauzinho, km 6;
  • Bairro: Paiol Grande;
  • Município: São Bento do Sapucaí (SP); 
  • Telefone: 12 3663-1977;
  • Contato: [email protected];
  • Distância Cidade/Parque: até 1 km;
  • Acesso: Centro de Visitantes do MONA Pedra do Baú;
  • Como agendar: na sede, por telefone, por e-mail ou no site
  • Horário da trilha: 09h às 15h, segunda a domingo; 
  • Horário da unidade: 09h às 16h, segundo a domingo; 
  • Limitação de usuários: existe.

4. Trilha do Vale das Ostras

Embora muitas pessoas sigam trilhas para aproveitar uma bela visão do topo, a trilha de caminhada Vale das Ostras oferece outro tipo de recompensa natural: a oportunidade de muitos banhos de cachoeira — 12, ao todo.

Créditos: YouTube/Ervilhas Mutantes – Moto Acampamento

Localizada em Eldorado, na região do Vale do Ribeira, a 278 km de distância da capital paulista, a trilha conta com 8 quilômetros de extensão, ida e volta, e ela é bem fácil de se trilhar, possível até mesmo levar crianças como companhia.

Entre todas as quedas d’água e piscinas naturais encontradas na trilha, sem dúvidas, a mais aguardada é a Cachoeira Queda do Meu Deus. Com 53 metros de altura, ela já foi eleita a cachoeira mais bonita do estado de São Paulo. Para realizar a trilha do Vale das Ostras, é preciso contratar um guia e o trajeto também requer um pagamento. 

  • Como chegar: via comunidade Sapatu, estrada SP-165, entre as cidades de Eldorado e Iporanga;
  • Valor: R$ 15, por pessoa;
  • Distância da capital: 278 km, por volta de 4 horas;
  • Percurso: 6 km;
  • Duração total: 5 horas;
  • Nível de dificuldade: fácil.

3. Trilha Pedra da Onça

Já a trilha de caminhada Pedra da Onça fica localizada entre as montanhas da Serra da Mantiqueira, a 150 quilômetros da capital paulista. A trilha faz parte de São Francisco Xavier, um distrito de São José dos Campos, divisa com Monte Verde, que, por sua vez, faz parte do distrito de Camanducaia, em Minas Gerais. 

Créditos: YouTube/Sujo na Lama

Com 1960 metros de altura, o topo da Pedra da Onça oferece uma vista do Vale do Paraíba e do sul de Minas Gerais. Ao todo, ela possui 11 km, ida e volta, de percurso íngreme, com duração média de seis horas. Embora ela seja autoguiada, um guia pode ser indicado para trilheiros menos experientes. O caminho também oferece diversas bicas naturais para banhos de água fresca.

Já para os trilheiros mais experientes, é possível acampar na própria Pedra da Onça e voltar um dia depois, uma bela oportunidade para assistir o pôr e o nascer do sol do alto do pico. Também é possível seguir pelo trajeto e chegar em Monte Verde, distrito em Minas Gerais. De acordo com os especialistas, a melhor época para fazer a trilha de caminhada Pedra da Onça é fora do verão, pois, no período chuvoso, a incidência de raios aumenta, oferecendo perigos aos trilheiros. Por isso, a melhor época para trilhar é entre os meses de abril a setembro.

  • Como chegar: final da Estrada dos Ferreiras, São Francisco Xavier, São José dos Campos, SP;
  • Valor: gratuito;
  • Local: Área de Proteção Ambiental São Francisco Xavier;
  • Extensão: de 10 a 11 km;
  • Perfil altitudinal: de 976 até 1000 metros;
  • Percurso: de 4h30 a 5h; 
  • Dificuldade: moderada; 
  • Monitoria: obrigatória; 
  • Descrição: trilha clássica da região de São Francisco Xavier, historicamente utilizada por tropeiros;
  • Endereço: Rua 15 de Novembro, 1051;
  • Bairro: Centro;
  • Município: São José dos Campos; 
  • Telefone: 12 3926-1790;
  • Email: [email protected]
  • Distância Cidade/Parque: até 1 km;
  • Como agendar: sede, por telefone ou email; 
  • Horário da trilha: das 08h às 17h, de segunda a domingo;
  • Horário da unidade: das 08h às 17h, de segunda a domingo; 
  • Sem limitação de usuários.

2. Trilha da Pedra da Macela

A trilha de caminhada da Pedra da Macela é uma das grandes atrações do município de Cunha, a 250 km da capital paulista. Pertencente ao Parque Nacional Serra da Bocaina, é possível ter uma visão em 360° de toda a baía que engloba Paraty, Angra dos Reis, Ilha Grande e da Serra do Mar.

Créditos: YouTube/Vamos Fugir

Ao todo, o percurso conta com 5 km de ida até o cume e 1.840 metros de altura. Seu trajeto também é todo pavimentando, permitindo a trilha de pessoas mais inexperientes. Entretanto, a trilha da Pedra da Macela é bem íngreme e requer um condicionamento físico maior de seus trilheiros. 

  • Como chegar: Rod. Estadual Francisca Mendes Ribeiro, s/n. SP-221 km 0. São José do Barreiro, SP;
  • Valor: gratuito.

1. Trilha da Vida

Antes de falarmos sobre a Trilha da Vida, é importante que você conheça Parque Ecológico Guarapiranga, em São Paulo capital. Inaugurado em 1999, ele é responsável por auxiliar a preservar o entorno da Represa do Guarapiranga.

O parque também foi projetado para ter o mínimo de impacto ambiente possível, com o máximo de aproveitamento de seus recursos naturais, com passarelas suspensas entre as atrações, facilitando o acesso de quem tem mobilidade reduzida e de idosos.

Créditos: YouTube/Infraeambiente

No parque será possível encontrar a trilha da Vida. Apesar de contar apenas com 500 metros de trajeto, o que a torna tão sua experiência tão impactante é que apenas pessoas com os olhos vendados podem seguir o trajeto — com o apoio dos guias do parque, claro. Isso foi feito para que os trilheiros tivessem uma experiência única e com significado. Aliás, pensando nisso, a trilha também é acessível para pessoas com deficiências visuais e motoras.

  • Intensidade: Fácil;
  • Duração: 1 hora;
  • Distância: 500 metros;
  • Monitoria: Obrigatória com agendamento.

Leia também: Qual a relação entre a qualidade de vida e sedentarismo? Saiba mais

O que levar para uma trilha de caminhada?

Se você está em dúvida ou ainda não sabe o que leva para uma trilha de caminhada, existem alguns itens básicos que não podem faltar para assegurar sua segurança e conforto. Eles vão servir tanto para uma trilha curta, de um dia, como para travessias longas e/ou acampamentos. Veja a lista e lembre-se que, embora pareça trabalhoso, é melhor ter esses itens ao seu alcance, pois nunca sabemos o que a natureza pode nos reservar.

Itens indispensáveis para uma trilha de caminhada 

  1. Roupa para caminhada: camisetas e bermuda de materiais leves, que permitam a transpiração do corpo; 
  2. Roupa de banho; 
  3. Agasalho (em caso de frio); 
  4. Chapéu, boné ou bandana para proteção;
  5. Óculos de sol;
  6. Tênis ou bota de caminhada;
  7. Meias de poliéster ou poliamida; 
  8. Uma leva extra de roupa para a viagem de volta; 
  9. Mochila de ataque;
  10. Cantil ou garradinha de água; 
  11. Lanterna pequena com pilhas extras; 
  12. Sacos plásticos para lixo e/ou roupas molhadas e sujas; 
  13. Filtro solar e labial;
  14. Repelente;
  15. Medicamentos de uso pessoal;
  16. Documento de identificação; 
  17. Capa de chuva;
  18. Kit de primeiros socorros.

Itens opcionais para trilha de caminhada: 

  1. Faca ou canivete; 
  2. Bastão de caminhada;
  3. Carregador portátil;
  4. Coordenadas GPS da trilha;
  5. Bússola;
  6. Apito;
  7. Cobertor de emergência;
  8. Bastão de luz química;
  9. Isqueiro; 

Em caso de acampamento: 

Além dos itens supracitados nas duas listas, para quem vai fazer uma trilha pensando na possibilidade de acampar, também terá de levar os itens a seguir.

  1. Barraca ou saco de dormir;
  2. Isolante térmico EVA;
  3. Água e comida a mais; 
  4. Fogareiro;
  5. Kit gás;
  6. Etanol ou óleo de motor;
  7. 1 panela e talheres dobráveis/de plástico;
  8. Escova e pasta de dente.

Leia também: Conheça 10 benefícios de pular corda todos os dias e mude os seus hábitos!

trilha de caminhada

Não é preciso ir longe para encontrar uma boa trilha de caminhada no Estado de São Paulo. Com tantas opções disponíveis e acessíveis, a tarefa mais complicada, na verdade, será a de escolher o seu destino. O Oxer também conta com uma linha de produtos ideal para quem está pensando em se aventurar pela natureza.

Artigos esportivos para corrida/caminhada

A OXER é uma marca 100% brasileira e que, há mais de 10 anos, vem motivando as pessoas em sua jornada no esporte. Entendemos que somos muitos, somos diversos. Temos sotaques diferentes, climas diferentes, corpos diferentes e escolhas diferentes, e você pode contar com a versatilidade da OXER em sua busca por um estilo de vida mais saudável – qualquer esforço vale, qualquer tempo conta!

Aqui na OXER você pode encontrar uma linha completa de produtos esportivos do vestuário aos acessórios, com tudo o que precisa para seu exercício físico. Você está buscando se identificar com algum esporte? Você já escolheu um esporte mas não sabe por onde começar? Você praticava esportes mas não sabe como retornar à ativa? Independente do seu perfil, a OXER está presente na vida dos brasileiros levando o esporte aonde for! OXER. VAI BEM COM TUDO. VAI BEM COM TODOS.


Instagram Oxer

Siga-nos no Instagram e fique por dentro de todas as novidades, campanhas e promoções.


Stories Recentes


Posts Similares