Teste de caminhada de 6 minutos: O que é? Como funciona?

Você já ouviu falar no teste da caminhada de 6 minutos? Caso não, fique atento: é a melhor forma de entender o funcionamento do seu organismo durante uma atividade física...

Também conhecido pela sigla TC6M, o teste é uma metodologia que descobre a capacidade respiratória, metabólica e cardíaca de alguém que passou por uma cirurgia no pulmão ou no coração

Basicamente, o principal objetivo do TC6M é o de verificar a distância que uma pessoa com as comorbidades supracitadas consegue caminhar durante seis minutos seguidos.

O TCM6 pode avaliar:

Fibrose Cística

Doenças Cardíacas

Doenças Neuromusculares

Doença Pulmonar Obstrutiva Crônica

Como o teste de caminhada de 6 minutos funciona?

O TC6M é feito, pelo menos, duas horas após uma refeição. Os testantes podem continuar seus medicamentos, visto que eles não alterarão os resultados ou a avaliação em si.

Para iniciar o teste, será necessário sentar e descansar por, no mínimo, dez minutos. Em seguida, são realizadas as medidas de pressão e pulsação para ser iniciada a caminhada.

A pessoa deve caminhar normalmente durante o tempo do teste sem parar, embora seja permitido respirar ou encostar em alguma superfície.

Ao fim dos seis minutos, a pessoa deve sentar para, novamente, serem medidas a pressão e a pulsação. Além disso, o médico deverá fazer algumas perguntas.

Quando não realizar o teste de caminhada de 6 minutos?

O TC6M não deve ser realizado em pessoas com angina instável, um quadro no qual dores no peito com mais de 20 minutos de duração acometem o paciente.

Outra contra-indicação do TC6M é em pessoas que passaram por um infarto há menos de um mês.

Outras situações que contra-indicam a realização do exame são pacientes com frequência cardíaca acima de 120bpm, pressão sistólica acima de 180 e diastólica acima de 100mmHg.

Gostou?

leia o post completo