5 Exercícios indispensáveis de alongamento para caminhada

caminhada diminui a celulite?

Para ter uma vida saudável, é importante seguir alguns hábitos simples, como uma dieta equilibrada, uma boa noite de sono e exercícios regulares. Infelizmente, muitas pessoas não compreendem a importância do aquecimento e do alongamento para caminhada ou para treinos intensos, o que pode ser prejudicial para o corpo.

O alongamento é fundamental para melhorar a flexibilidade dos músculos e prepará-los para atividades físicas mais intensas. Eles ajudam a alongar as fibras musculares e ampliar a amplitude dos movimentos realizados.

Mas quando é o momento certo para fazer o alongamento e por que é importante para a atividade física? Quais são seus verdadeiros benefícios? Continue lendo para descobrir mais.

Qual é a importância de fazer alongamento antes de caminhar?

O alongamento muscular consiste na distância entre duas partes do músculo, a origem e a inserção. Isto é, é quando ampliamos temporariamente o tamanho do músculo sendo alongado.

Este processo ocorre graças ao estiramento que aplicamos, e desta forma, ajuda a prevenir a fadiga muscular. Além disso, ao relaxarmos a musculatura, as chances de haver desequilíbrios na mecânica da corrida são menores.

Antes ou após praticar os exercícios físicos, o alongamento ajuda a aliviar a tensão muscular e promove o bem-estar. Mantendo nossos músculos alongados, preservando a mobilidade corporal e, especialmente, o movimento ao caminhar.

5 Exercícios de alongamento para caminhada

Existem diferentes tipos de alongamento, mas hoje vamos destacar os 5 exercícios considerados indispensáveis para fazer antes da caminhada, segundo opiniões dos especialistas como o Personal Trainer Carlos Bruce, Médico Especialista em Ortopedia e Traumatologia Dr. Silvio Maffi, Personal Trainer Francisco Santana e a Fisioterapeuta Dra. Marcelle Pinheiro, indicados abaixo.

5. Alongamento de panturrilha

Realizar o alongamento da panturrilha não é apenas necessário em casos de dor ou cãibras. 

Mesmo durante caminhadas simples, a panturrilha é responsável por suportar o impacto da pisada e desempenha várias outras funções, como permitir a flexão dos joelhos e auxiliar na elevação e descida do calcanhar.

Dicas de como fazer corretamente

  • Comece em pé, apoiando as mãos na parede e mantendo uma distância adequada dela. É possível também apoiar o joelho. Mantenha os braços estendidos, sem esforçá-los.
  • Estenda uma das pernas para trás e mantenha-a reta.
  • Flexione a perna da frente.
  • Incline o tronco para frente enquanto pressiona o calcanhar da perna traseira contra o chão.
  • Mantenha a posição por 20 a 30 segundos.
  • Alternar para o outro lado e repetir.
foto de duas pessoas treinando yoga

4. Alongamento de coxa

Os músculos na região posterior da coxa podem ficar tensos após uma sessão de atividade física intensa. Realizar alongamentos nesta área antes e após o exercício pode aliviar as dores e a sensação de rigidez.

Dicas de como fazer corretamente

  • Sente-se em uma posição confortável e coloque um elástico resistente, uma fita de tecido ou até mesmo uma toalha na frente do seu pé.
  • Mantenha a perna reta e puxe o pé em direção ao seu corpo, sentindo o alongamento da musculatura da parte posterior da coxa.
  • Mantenha essa posição por um período de 15 segundos.
faixa elástica para alongamento

3. Alongamento de quadríceps

Este é um dos exercícios de alongamento mais conhecidos, pois os músculos quadríceps são os maiores dos músculos da coxa. Ele também é frequentemente usado durante subidas. Este alongamento é importante para evitar lesões no joelho.

Dicas de como fazer corretamente

  • Comece de pé com uma das pernas esticadas para trás;
  • Mantenha o equilíbrio segurando o pé da perna esticada com a mão do mesmo lado;
  • Mantenha o abdômen contraído e puxe o calcanhar em direção ao glúteo;
  • Mantenha esta posição por 15 segundos e mude de perna;
  • Repita o exercício três vezes para cada lado.
Duas pessoas se alongando

2. Alongamento de lombar

Para aliviar as dores nas costas, é necessário um tratamento cuidadoso, incluindo alongamentos para lombar. Esses alongamentos visam reduzir a tensão muscular e, como resultado, a dor.

Além disso, os alongamentos para lombar podem preparar o corpo para exercícios, aumentar o fluxo sanguíneo e oferecer outros benefícios. 

No entanto, é importante fazê-los com atenção e de forma correta, evitando aumentar a dor ou causar lesões.

Dicas de como fazer corretamente

  • Comece deitado de barriga para baixo, com os pés esticados e alinhados com a coluna vertebral;
  • Com as palmas das mãos no chão, ao lado do peito, empurre o solo, elevando o tronco para cima e mantendo os braços esticados;
  • Mantenha o pescoço paralelo ao chão, olhando sempre para a frente;
  • Durante o alongamento, é importante manter os músculos do quadril e do abdômen tensos;
  • Mantenha essa posição por 30 segundos e repita 4 vezes.
Duas pessoas se alongando.

1. Alongamento lateral das costas

O alongamento lateral das costas é um exercício que visa esticar os músculos laterais da coluna vertebral e dos ombros. É importante para melhorar a flexibilidade e a postura, além de poder ajudar a aliviar a tensão e dor nas costas.

Dicas de como fazer corretamente

  • É necessário ampliar a distância entre as pernas para além da largura do quadril, mantendo-o estável;
  • Inclinar o corpo para um dos lados para esticar os músculos da área;
  • Mantenha a postura por 10 segundos;
  • Então, repetir com o outro lado.
Pessoas alongando lateral das costas.

Principais benefícios do alongamento antes da Caminhada

O alongamento é uma parte importantíssima do aquecimento antes de realizar qualquer atividade física, incluindo caminhar. Aqui estão algumas razões pelas quais é importante se alongar:

  1. Prevenção de lesões: O alongamento ajuda a aquecer e preparar os músculos e articulações para a atividade física, o que pode ajudar a prevenir lesões.
  2. Aumento da flexibilidade: Alongamentos regulares podem ajudar a aumentar a flexibilidade dos músculos e articulações, o que pode melhorar a amplitude de movimento e ajudar a evitar dores nas costas e nas pernas.
  3. Melhora do desempenho: O alongamento pode ajudar a melhorar a postura, aumentar a eficiência do movimento e ajudar a prevenir fadiga muscular, o que pode levar a um desempenho melhor durante a atividade física.
  4. Alívio de tensão: O alongamento pode ajudar a aliviar a tensão muscular e aumentar a circulação sanguínea, o que pode ajudar a melhorar a sensação de bem-estar e a reduzir o estresse.
foto de duas pessoas praticando caminhada

Em resumo, o alongamento é uma parte importante do aquecimento para caminhada ou realizar qualquer outra atividade física. É importante lembrar que deve ser feito de forma lenta e controlada, sem movimentos bruscos ou dolorosos. 

Ao seguir essas dicas, você pode aproveitar ao máximo os benefícios do alongamento e se preparar para sua caminhada com segurança.

4 Produtos Oxer para elevar o conforto e estilo na sua caminhada

Se você é apaixonado por caminhadas e quer se sentir confortável durante essas atividades, temos uma novidade incrível para te contar! A Oxer oferece em uma linha completa de produtos esportivos para te acompanhar em todas as suas aventuras diárias.

Com tecidos de alta qualidade e design moderno, os produtos da Oxer são desenvolvidos para oferecer máximo conforto, proteção e durabilidade. Além disso, são pensados para se adaptar a todos os tipos de clima, garantindo que você possa desfrutar de cada momento de sua caminhada sem se preocupar.

Você vai se surpreender com a qualidade e a funcionalidade de cada peça, além de se sentir seguro e confortável em todos os seus passeios. Por isso, confira abaixo alguns de nossos produtos e dê um upgrade na sua caminhada!

4 – Top Fitness Oxer Campeão Slim – Adulto

Confeccionado com materiais que proporcionam ajuste personalizado e a sensação de maciez e frescor, o Top Fitness Oxer possui alças largas para mais suporte e decote traseiro que oferece excelente liberdade dos movimentos.

Versátil no uso, pode ser usado sob uma camisa para um look mais casual ou mesmo para exercícios leves.

3 – Camiseta Cava Tradicional Oxer Manga Curta Recortada Breeze – Masculina

Ótima opção para usar durante seus treinos é a Camiseta Oxer Manga Curta Recortada Breeze.

A camiseta Oxer masculina é em gola careca com tira interna em tecido que ajuda a diminuir o atrito de contato com a costura. Confeccionada em poliéster que oferece leveza, conforto e durabilidade.

2 – Viseira Oxer Run – Adulto

A viseira Oxer é aquele acessório indispensável para prática esportiva lá fora.

De aba curva, a viseira possui fecho ajustável que facilita o uso de forma personalizada. Estruturado em poliéster e faixa interna em tecido para maior comodidade no uso.

1 – Boné Oxer Aba Curva Strapback Speed – Adulto

Esse boné Oxer é a opção ideal para compor seu estilo esportivo e moderno, podendo ser usado no dia a dia ou em suas práticas esportivas.

O boné conta com fechamento strapback para ajuste prático e confortável. Além disso, a parte interna desse boné possui faixa em tecido de para proporcionar respirabilidade e absorção do suor para comodidade duradoura.

Leia mais: 5 Dicas para caminhada se tornar mais prazerosa

Artigos esportivos para corrida/caminhada

A OXER é uma marca 100% brasileira e que, há mais de 10 anos, vem motivando as pessoas em sua jornada no esporte. Entendemos que somos muitos, somos diversos. Temos sotaques diferentes, climas diferentes, corpos diferentes e escolhas diferentes, e você pode contar com a versatilidade da OXER em sua busca por um estilo de vida mais saudável – qualquer esforço vale, qualquer tempo conta!

Aqui na OXER você pode encontrar uma linha completa de produtos esportivos do vestuário aos acessórios, com tudo o que precisa para seu exercício físico. Você está buscando se identificar com algum esporte? Você já escolheu um esporte mas não sabe por onde começar? Você praticava esportes mas não sabe como retornar à ativa? Independente do seu perfil, a OXER está presente na vida dos brasileiros levando o esporte aonde for! OXER. VAI BEM COM TUDO. VAI BEM COM TODOS.


Instagram Oxer

Siga-nos no Instagram e fique por dentro de todas as novidades, campanhas e promoções.


Stories Recentes


Posts Similares