Andar de patins não é difícil: conheça 7 dicas para aprender por conta própria!

andar de patins

Já ouviu falar que quem aprende a andar de bicicleta nunca mais esquece? Pois, saiba que o mesmo também vale para andar de patins!

O problema é que muitas pessoas temem subir nas rodas e evitam os pares de patins por anos e mais anos. Então, ao chegaram à idade adulta, elas não acreditam que ainda têm capacidade de aprender. Mas não é assim: andar de patins é uma prática segura, que você pode aprender por conta própria e independentemente da sua idade

Além disso, patinar é considerada uma atividade física intensa e recheada de benefícios para quem pratica, um meio de locomoção sustentável para os dias de hoje e um reconhecido mundialmente como um respaldado esporte olímpico.

Ficou com vontade de aprender a patinar por aí? Então, basta continuar a leitura e fique pode dentro das nossas dicas para subir sobre rodas. Continue a leitura para mais!

Por que a patinação é considerada um grande esporte? A história dos patins e outras curiosidades

O primeiro par de patins foi desenvolvido no ano de 1760, pelo inventor belga Joseph Merlin, que decidiu calçar o ilustre calçado em um baile de máscaras, na Carlisle-House, em Londres. Utilizando um par de patins de gelo, ele decidiu remover a linha metal e trocá-la por rodas em uma linha única e assim nasceu o par de patins que você conhecer nos dias de hoje — antigamente conhecidos como “patins em linha”. 

pessoa andando de patins
Desde a década de 1870, os patins nunca saíram de moda e ganharam diversas versões ao longo dos tempos.

Mas, retomando a estreia de Marlin sobre rodas, na noite do evento, ele decidiu entrar no salão fazendo uma grande cena, patinando e tocando violino. Porém, para a surpresa de todos, logo, virou tragédia: o patinador se chocou contra um enorme espelho no recinto. Além de quebrar o espelho em mil peças, ele também destruiu seu violino e alguns de seus ossos. Isso aconteceu, pois, seu inventor tinha dificuldade em manobrar a invenção, já que era impossível de manobrar no primeiro protótipo. 

Mesmo assim, o modelo conseguiu fazer sucesso e logo foi adaptado para um modelo mais convencional, com mais rodas, oferecendo a possibilidade de ser facilmente “domado”.  

Já em 1863, nos Estados Unidos, um empresário chamado James Plimpton decidiu pegar o modelo criado por Marlin e modificá-lo. Desta vez, a engenhoca teria dois pares de rodas, lado a lado, facilitando as patinadas. Graças à mudança do novo modelo, os patins passaram a oferecer mais controle para quem os calçasse e rapidamente virou febre! Logo em seguida, Plimpton, então, decidiu abrir o primeiro ringue de patinação na cidade, abrigado em sua loja de móveis.  

Rapidamente, outros espaços para patinar surgiram e diferentes empresas passaram a desenvolver seus próprios modelos em materiais como metal, madeira e plástico. No final da década de 1870, praticamente todas as maiores cidades da América e da Europa já ostentavam suas pistas de patinação e o esporte alçou novos ares. 

patins verdes
Lentamente, o que era visto como hobby se tornou um meio de transporte e até mesmo um esporte olímpico.

A patinação continuou popular nas décadas que passaram, e logo os patins começaram a ganhar novos apetrechos, como freios e rolamentos de esferas de aço nas rodas, chegando às botas com rodas, na década de 1980. Lentamente, o que era visto como hobby se tornou um meio de transporte e até mesmo um esporte olímpico.

A patinação artística começou a ser disputada nas Olimpíadas de 1908, em Londres, e nas Olimpíadas de 1920, em Antuérpia 1920. Contudo, com a criação dos Jogos Olímpicos de Inverno, o esporte deixou de ser disputado nos jogos de verão. Hoje em dia, a patinação conta com duas disciplinas distintas nos jogos: a patinação de velocidade e patinação de velocidade em pista curta, que atraem multidões e inspiram atletas no mundo.

Leia também: Como dividir os dias de treino na academia? Conheça os 5 principais planos de treino

Certamente uma importante atividade física, existem muitos benefícios que andar de patins pode oferecer para seus praticantes. Conheça alguns das vantagens de andar sobre rodas na próxima seção!

Emagrecimento, músculos mais fortes e outros benefícios de andar de patins 

Geralmente, quando se pensa em uma atividade para melhorar o desenvolvimento físico, provavelmente, práticas como ginástica, musculação, treino funcional, futebol, natação ou yoga são as primeiras imagens que vêm à sua mente, correto? Embora todas essas modalidades sejam as que as pessoas mais buscam quando estão a procura de ganhar mais saúde e bem-estar, graças a seus inúmeros benefícios, existem outras atividades que passam despercebidas — mas que são tão eficazes: e uma delas é a prática de andar de patins.

pessoas andando de patins
Andar de patins é uma prática que se provou um treino eficaz com benefícios substanciais para a saúde.

Mesmo com cara de brincadeira de criança, engana-se quem acredita que “rolar por aí” não oferece benefícios — altamente sonhados — para o público adulto, como emagrecimento, fortalecimento dos ossos e estímulos contra doenças de saúde mental. Aqui, você vai conhecer essas e diversas outras vantagens que um simples par de patins pode oferecer a quem os calça. Confira:

7. Fortalecimento e tonificação dos músculos

Andar de patins ajuda a construir força corporal e fortalecer os músculos dos membros inferiores e superiores. Pode não parecer, mas patinar é uma prática considerada treino de corpo inteiro: desenvolvendo os músculos isquiotibiais, quadríceps, panturrilha, os músculos estabilizadores da região lombar e o core do corpo. E embora a atividade conte muito mais com a força dos membros inferiores, os músculos dos braços e dos ombros também podem se beneficiar, já que ambos balançam para os lados enquanto você rola pelas ruas.

Além disso, andar de patins ajuda na tonificação dos músculos da lombar, glúteos, panturrilhas e coxas que, durante as “rolagens”, são muito utilizadas — especialmente para frear e parar o movimento das rodas.

6. Coração valente 

De acordo com um estudo realizado pela Associação Americana do Coração (American Heart Association), andar de patins é um excelente exercício aeróbico que ajuda a fortalecer o coração. Um estudo da associação constatou que andar de patins moderadamente aumenta a frequência cardíaca para nível que variam de 140 a 160 batimentos por minutos. Já para treinos intensos, a frequência pode alcançar até 180 batimentos por minutos. 

5. Ajuda na batalha contra os “quilinhos”

Quem está na luta contra a balança pode se beneficiar — e muito — com as patinadas. Isso porque, é estimado que andar de patins, uma atividade aeróbica intensa, é capaz de queimar entre 400 a 600 calorias em apenas uma hora de atividade. Agora, se suas patinadas forem mais intensas, a perda calórica pode atingir um nível de até 800kcal.

4. Mais equilíbrio e melhoria da coordenação motora

Segundo um estudo publicado no International Journal of Sport Psychology, andar de patins ajuda a melhorar o equilíbrio e a coordenação motora. Isso é apenas possível, pois, durante as rolagens, existem muitos músculos dos membros inferiores utilizados tanto para andar, quanto para frear. Esses mesmos músculos vão ajudar a fortalecer o seu núcleo central do corpo, deixando-o firme — ideal para que seus praticantes permaneçam na vertical.

3. Descanso para as articulações

Muitas atividades físicas podem “danificar” o corpo ou causar lesões intensas. É possível se machucar andando de patins, claro, contudo, patinar é uma atividade de baixo impacto, causando poucas lesões às articulações dos joelhos, tornozelos e quadril durante a sua prática — algo praticamente impensável para quem é corredor maratonista, por exemplo. 

2. Concentração 

Patinar por aí vai exigir um pouco da sua concentração, tanto para manter o equilíbrio sobre as rodas, como para ficar atento em relação às pessoas ou aos obstáculos ao redor. E segundo a um estudo da Universidade de Minnesota, atividades aeróbicas diárias, como andar de patins, são responsáveis por ajudar a estimular o cérebro, mantendo-o concentrado para outras atividades do cotidiano.

1. Sorriso de ponta a ponta

É cientificamente comprovado que atividades físicas podem ajudar na saúde mental, pois, enquanto o seu corpo se movimenta, os “hormônios da felicidade” (como são conhecidos) são liberados: endorfina, ocitocina, dopamina e serotonina. Esses hormônios vão ajudar a aliviar a “dor cerebral”, aumentando seu bem-estar e deixando seus praticantes mais dispostos e ativos — ajudando também na concentração, outro benefício que você conheceu acima.

Leia também: 10 Dicas para sair do sedentarismo hoje mesmo

Como aprender a andar de patins por conta própria? Conheça nossas 7 dicas infalíveis!

É comum temer esportes ou atividades esportivas que dependem do nosso equilíbrio, afinal de contas, ninguém deseja cair e se machucar — ou passar vergonha! Por isso, muitas pessoas passam a vida inteira evitando a aprender a andar de skate, bicicleta e patins. Para a sua sorte, andar de patins é uma prática muito fácil e que pode ser aprendida por conta própria. Isso mesmo! Além de segura, andar de patins é uma atividade que está longe de ser um bicho de sete cabeças.

via GIPHY

E somada aos benefícios da prática, que você acompanhou na última seção, chegou a hora de afastar o medo de nas rodinhas e começar a patinar por aí. Aqui, você vai aprender a andar de patins por conta própria com nossas 7 dicas; Confira:

7. Comece com a sua segurança 

É sempre importante iniciar pela segurança antes de dar início a qualquer prática esportiva. Em primeiro lugar, tente se consultar com algum médico do esporte ou clínico geral para ver como está o seu atual estado de saúde para, em seguida, adquirir os equipamentos necessários para se patinar sem causar lesões: capacete, joelheiras, cotoveleiras e munhequeiras vão te ajudar (e muito) nesse momento inicial, já que você ainda estará tentando encontrar o ponto de equilíbrio e mais suscetível a cair no chão!

via GIPHY

Outro ponto crucial para a sua segurança é certificar que seus primeiros treinos vão ocorrer em uma área sem muito movimento urbano: sem carros ou motocicletas trafegando. É importante escolher uma área plana, com nenhum (ou poucos) buracos e livre de obstáculos. Existem pessoas que se sentem mais confortáveis começando a patinar na grama. Embora os patins foram desenvolvidos para pisos lisos, você pode começar patinando na grama para se familiarizar com o equipamento e ter noção da melhor postura.

6. Postura

Sua postura é o segundo passo para determinar se andar de patins por conta própria será um desafio ou um simples passeio no parque. É comum que patinadores iniciantes enrijecem as pernas e o tronco, porém, esse “vício” é o primeiro grande erro na hora de começar a patinar, pois, a falta de movimentação e os músculos travados vão rapidamente te desequilibrar.

Créditos: Canal Felipe Zambardino/YouTube

Por isso, tente ficar em pé com os patins, coloque os pés na largura dos ombros, dobre os joelhos e faça um pequeno agachamento (quadril baixo e levemente inclinado para a frente). Em seguida, tente encontrar o conforto nessa posição, já que ela será a principal para dar os seus primeiros passos sobre rodas. 

5. Aprenda a cair

Sim, você não leu errado. É comum ter medo de cair durante as primeiras passagens, então, não seria bem melhor tirar esse obstáculo logo da frente para começar a patinar? Portanto, ande de patins sem medo de errar — e cair. O ideal é treinar as quedas estar em uma quadra ou ambiente liso e plano, sem obstáculos. Ao sentir que você vai se desequilibrar a qualquer momento, dobre os joelhos e tente jogar o corpo para as laterais. Caso consiga, tente também conter o impacto da queda com suas mãos

4. Pés de pato 

Já começou a cair? Então, vamos tentar encontrar o equilíbrio correto e a melhor posição para os seus pés. Comece posicionando seus pés como se fosse um pato: com os calcanhares juntos e os dedos apontados para fora. Nesta mesma posição, comece a caminhar lentamente para a frente. Primeiro, com o pé direito. E depois, com o esquerdo. 

Créditos: Canal Skate Fresh/YouTube

Pratique essa forma até se sentir confortável para andar com os patins mantendo o equilíbrio. Como dito anteriormente, você provavelmente vai cair algumas vezes, mas não deixe o medo e a tensão lhe intimidarem. Gradualmente, nessa posição, você vai ganhar confiança para se mover de forma mais rápida e com passos mais largos.

3. Deslizando

Chegou a hora de deslizar. Lentamente, vá alongando cada passo sobre as rodas, permitindo-se deslizar por alguns instantes. Com calma, empurre com um pé e deslize com o outro. Em seguida, faça o movimento com o pé inverso até se sentir deslizando por aí sem problemas.

Aproveite o fôlego para começar a praticar as mudanças de direção enquanto se desliza: quando quiser virar à direita, incline o seu corpo para esta direção. Quando quiser virar à esquerda, incline novamente o seu corpo para esta direção. Se preferir, você pode treinar esse movimento agachado, caso ainda tema cair e se machucar. 

2. Freando

Créditos: Canal BH Roller/YouTube

Deslizar é apenas uma parte da patinação, a outra parte é aprender a frear. Seus patins contam com um freio que, normalmente, fica localizado no calcanhar direito (ou na frente, para patins quad). Se quiser parar, deslize com os patins em paralelo, fique levemente agachado e se incline para a frente. Em seguida, posicione o pé direito rapidamente à frente do pé esquerdo. Então, levante o dedo do pé direito e pressione com força sobre o calcanhar direito. Quanto mais você pressionar o dispositivo, mais rápido ele vai frear.

1. Adquira o melhor par de patins para iniciantes

Sem dúvidas, a melhor dica para aprender a andar de patins por conta própria é adquirir um par para iniciantes. Os patins para iniciantes existem para oferecer mais apoio e estabilidade para quem está aprendendo a dar os primeiros passos. Pensando nisso, a Oxer desenvolveu pares ideias para quem está começando a patinar agora.

Leia também: Qual a relação entre a qualidade de vida e sedentarismo? Saiba mais

Está aprendendo a andar de patins por conta própria? Confira os melhores pares para iniciantes

Quando se é criança e está aprendendo a andar de bicicleta, é recomendável utilizar um modelo com aquelas “rodinhas” nas laterais, não é mesmo? O mesmo também vale para quem está aprendendo a andar de patins. Mas calma, não estamos sugerindo que você adicione ainda mais rodas aos seus patins, mas, sim, que você adquira um par para iniciantes.

Desenvolvidos pensando em dar mais apoio e conforto, começar a patinar com um equipamento para iniciantes é fundamental para perder o medo e começar a entender como se portar sobre rodas antes de adquirir um par mais avançado.

Inline ou Quad?

O mercado conta com duas modalidades de patins diferentes: o inline e o quad. É importante entender a diferença entre ambos, pois, as técnicas para aprender a patinar por conta própria mudam de acordo com o modelo. 

patins inline
Os patins inline ganharam mais popularidade a partir dos anos 1990.

Os patins inline são a versão mais popularizada do modelo, que ganhou muitos adeptos a partir dos anos 1990. Ele conta com suas rodas dispostas em linha reta (“in line” é traduzido para português como “em linha”). Nele, o breque para frear está na parte de trás dos patins, como mencionamos na seção anterior. Então, para parar as rodas, é preciso inclinar os dedos do pé para cima. Embora seja mais difícil manter o equilíbrio, os patins inline oferecem mais velocidade.

patins quad
Os patins quad foram desenvolver para oferecer mais equilíbrio, já que conta com pares de rodas dispostas nas laterais do calçado.

Já o modelo quad é conhecido como os patins “retrô”, que conta com as rodas distribuídas tal qual um carro: duas na frente e duas atrás, ambas na lateral. Por sua vez, o freio fica na frente. Então, para parar, basta colocar um dos pés com a ponta no chão. Para iniciantes, muitos indicam o modelo quad, pois ele oferece mais equilíbrio para quem ainda está dando seus primeiros passos. Mas isso não significa que é impossível aprender a patinar com um modelo inline.

4 pontos a se considerar ao adquirir um par de patins para iniciantes

Além de optar pelo estilo de modelo, existem outros pontos a serem considerados ao adquirir um par de patins para iniciante, como o rolamento do par, o material das rodas, conforto, resistência e fechamento. Conheça cada detalhe a seguir:

4. Rolamento

O rolamento dos patins é um aspecto classificados pela sigla ABEC (Annular Bearing Engineering Committee, em tradução livre: “Comitê de Engenharia de Rolamentos Anulares”) e que varia de 1 a 9. Basicamente, o rolamento é um dispositivo antifricção que fica localizado entre o eixo e as rodas do par de patins, ligados por parafusos. Assim, ele é responsável por reduzir o atrito e oferece mais velocidade

Pares de patins intermediários costumam ter o nível 7 da ABEC, enquanto os níveis acima (8 e 9) são vistos apenas nos pares profissionais, já que seus usuários precisam de mais velocidade e alta performance. Para quem está iniciando agora, o ideal é adquirir um par com rolamento de 1 a 5.

3. Material das rodas

Quanto às rodas, não é somente a forma de disposição que deve ser observada na hora de adquirir um par. Ao comprar um par de patins, é fundamental optar por um modelo que seja resistente — especialmente para se aventurar pelas calçadas brasileiras. Tente optar por patins com rodas produzidas a partir de materiais como poliuretano, uretano ou PVC

E tal como os critérios de rolamento, os patins também possuem um grau de dureza das rodas. Geralmente, essas especificações podem variar entre 78A e 103A. A regra é clara: quanto maior o grau, mais duras são as rodas. Para iniciantes, é indicado rodas menos duras.

2. Conforto dos pés 

Adquirir um par de patins com botas confortáveis também fará toda a diferença para os seus pés, que respirarão aliviados e sem bolhas ou ferimentos. O acolchoado interno dos patins é responsável por evitar o atrito da bota diretamente com o pé durante as rolagens e, de quebra, ainda garantem segurança

1. Fechamento e segurança 

Falando em segurança, para patinar sem se desequilibrar será necessário fixar bem o seu pé nas botas. E a forma de fazer isso será com o fechamento do par. Os modelos mais seguros do mercado são, sem dúvida, os patins inline, que contam com fechamentos externos, aquele dispositivo por meio de alavancas que ajudam a prender o par nos pés. Enquanto isso, nos modelos quad, a segurança fica por conta de velcros e cadarços.

Leia também: Conheça 5 roupas para caminhada feminina Oxer com preços imperdíveis!

Patins da Oxer para iniciantes: conheça dois modelos incríveis!

Considerando todos os pontos da última seção, a Oxer desenvolveu dois pares distintos que oferecem conforto e segurança para os patinadores de primeira viagem: um do modelo quad e outro inline. Conheça-os:

Patins 4 Rodas Retrô Oxer Summer

Patins 4 Rodas Retrô Oxer Summer
O par é ideal para pessoas acima de 14 anos de idade, possiu rolamento ABEC 7 e dureza 90a.

Aproveite seus dias de lazer com o par de Patim 4 Rodas Retrô Oxer. Suas rodas em poliuretano garantem durabilidade e a bota Quad possui cadarço para um melhor ajuste e suporte. Os Patins 4 Rodas Retrô apresentam freios frontais para maior segurança.

Patins Oxer Byte – In Line – Fitness

Patins Oxer Byte - In Line - Fitness - ABEC 7 - Adulto
Patins Oxer Byte possui versões em preto e ouro.

Os Patins Oxer Byte Fitness foram confeccionados com materiais de qualidade indicados para os iniciantes da prática esportiva. Com ajustes reguláveis e conforto anatômico, possuem quatro rodas e freio traseiro. Deve ser usado em superfícies cimentadas com equipamentos de proteção para maior segurança e durabilidade do equipamento. Além disso, os Patins In Line ABEC 7 apresentam passante em tecido no contraforte (parte traseira), facilitando o calce e seu peso máximo suportado é de até 100 quilos.

Artigos esportivos para patinação

A OXER é uma marca 100% brasileira e que, há mais de 10 anos, vem motivando as pessoas em sua jornada no esporte. Entendemos que somos muitos, somos diversos. Temos sotaques diferentes, climas diferentes, corpos diferentes e escolhas diferentes, e você pode contar com a versatilidade da OXER em sua busca por um estilo de vida mais saudável – qualquer esforço vale, qualquer tempo conta!

Aqui na OXER você pode encontrar uma linha completa de produtos esportivos do vestuário aos acessórios, com tudo o que precisa para seu exercício físico. Você está buscando se identificar com algum esporte? Você já escolheu um esporte mas não sabe por onde começar? Você praticava esportes mas não sabe como retornar à ativa? Independente do seu perfil, a OXER está presente na vida dos brasileiros levando o esporte aonde for! OXER. VAI BEM COM TUDO. VAI BEM COM TODOS.


Instagram Oxer

Siga-nos no Instagram e fique por dentro de todas as novidades, campanhas e promoções.


Stories Recentes


Posts Similares