5 Benefícios da caminhada para o corpo feminino

mulher caminhando na av. paulista dentro da ciclofaixa

Você já pensou na possibilidade de começar a exercer alguma atividade física, mas ainda não está totalmente convencida? Simples: basta conhecer os benefícios da caminhada para o corpo feminino, colocar aquele cropped e reagir!

Para muitas pessoas, começar a ter uma vida mais saudável pode ser algo bastante complicado. Isso porque, ao longo da vida — e quanto mais envelhecemos —, a tarefa de adicionar exercícios físicos, ou até mesmo começar a consumir um cardápio mais saudável, pode ser complicado. Especialmente para quem tem uma vida profissional agitada, com muitas responsabilidades, compromissos e falta de tempo. 

Existem também as pessoas que começam a se exercitar e a comer melhor, mas, pararam rapidamente por não enxergar resultados rápidos. Ou também pela falta de dinheiro para se matricular em uma academia ou para comprar produtos e insumos específicos para montar um cardápio saudável e equilibrado. 

Contudo, uma forma de estimular uma vida com mais bem-estar é conhecendo algumas das vantagens que uma rotina melhor pode trazer a alguém. Por exemplo, muitas pessoas que têm preguiça de caminhar logo se encantam e põe a prática em dia ao conhecer os inúmeros benefícios e vantagens que essa atividade pode oferecer, tanto para a saúde física como para a mental. 

Aliás, as mulheres devem ter um cuidado ainda mais redobrado em relação à falta de atividades físicas, pois, para elas, as consequências de uma vida sedentária podem ser ainda mais grave do que para os homens, graças a fatores químicos e biológicos. Então, chegou a hora de conhecer os benefícios da caminhada para o corpo feminino e dar início a uma nova fase da sua vida. Continue a leitura para saber mais!

O envelhecimento das mulheres é diferente do envelhecimento dos homens

A composição corporal e os hormônios produzidos pelos homens e pelas mulheres são diferentes, determinando que o envelhecimento para cada um deles também vai acontecer de maneiras e faixas etárias distintas. De acordo com pesquisas publicadas ao longo dos anos, é comprovado que o envelhecimento masculino é mais sútil comparado com o envelhecimento feminino por diversas questões. 

homem e mulher mais velhos caminhandos
Os homens envelhecem depois das mulheres por conta da massiva produção de testosterona do organismo masculino, além da composição corporal.

Geralmente, o metabolismo da mulher começa a ficar mais velho quando ela ainda é considerada jovem: de acordo com as estimativas, uma mulher começa a perder massa óssea e massa magra a partir dos 25 anos e a produção de colágeno diminui a partir por volta dos 30. Segundo o que os estudos constataram, as mulheres são mais suscetíveis a sofrerem alterações hormonais intensas ao longo da vida do que os homens: as mudanças mais comuns acontecem por conta da queda brusca da produção de testosterona nas mulheres a partir da menopausa. Os homens vão perdendo testosterona ao envelhecer, mas a queda é apenas gradual.

Por isso que o processo de envelhecimento entre homens e mulheres ocorrem de formas diferentes. Sendo assim, o ato de realizar alguma atividade física será muito mais benéfico para mulheres do que para os homens para conter o envelhecimento precoce. Lembrando que as atividades física são benéficas não somente para o corpo, mas também para a mental. E a seguir, você vai conhecer 5 dos principais benefícios da caminhada para o corpo feminino.

Conheça 5 benefícios da caminhada para o corpo feminino

A importância de exercer uma atividade física para a saúde mental e física de uma pessoa não é nenhum segredo, certo? Afinal de contas, fazer qualquer atividade física vai trazer inúmeros benefícios, ajudando o cérebro e o corpo. Geralmente, esses efeitos são resultados do ganho de elasticidade e agilidade que a realização de práticas esportivas oferece ao organismo. 

Mas não estamos falando exclusivamente de esportes, como futebol ou musculação. Dependendo do tipo de organismo, uma simples caminhada somada a pequenos alongamentos já podem fazer mais que o suficiente para a manutenção do seu organismo. Contudo, antes de calçar os tênis e começar a caminhar, é indispensável procurar um médico que possa analisar o seu quadro atual de saúde para ver se o seu corpo conseguirá ter fôlego e força para desempenhar atividades de grande impacto.

Quanto ao seu cérebro, os benefícios da caminhada para o corpo feminino oferecem o aumento na frequência cardíaca, responsável por estimular o fluxo sanguíneo, que, por sua vez, vai promover a oxigenação do cérebro. Outros benefícios associados com a prática de caminhada nas mulheres são ganhos de coordenação motora, memória e até mesmo no alívio dos sintomas da TPM.

A seguir, conheça detalhadamente 5 benefícios da caminhada para o corpo feminino:

5. Combate a síndrome dos ovários policísticos

Um distúrbio hormonal muito comum entre as mulheres no ápice da idade reprodutiva, a Síndrome dos Ovários Policísticos (SOP) é uma doença caracterizada presença de cistos (pequenas bolsas com material líquido ou semissólido) que afetam a regularidade menstrual, facilitam o aparecimento da acne, queda do cabelo, aumento da ansiedade, entre outros problemas — chegando até mesmo a infertilidade e a obesidade. 

útero
De acordo com ginecologistas, o impacto caminhada no corpo da mulher segura o avanço da Síndrome dos Ovários Policísticos. Dessa forma, seu tratamento se tornará mais simples, além de diminuir a necessidade de medicação. Fertilização foto criado por freepik – br.freepik.com

Felizmente, a caminhada é uma das melhores alternativas para quem sofre da Síndrome dos Ovários Policísticos, pois a atividade física consegue a diminuir os sintomas sem a necessidade, além de eliminar a necessidade de tomar remédios para conter a doença.

4. Alívio dos sintomas da TPM

O que pode parecer uma frescura, a Síndrome da tensão pré-menstrual (TPM) não é nada agradável. Antes da entrada do ciclo menstrual, muitas mulheres são atingidas com dores de cabeça intensas, irritação e cólicas gravíssimas — e extremamente desconfortáveis e dolorosas. Contudo, realizar atividades físicas aeróbicas, como as caminhadas, podem amenizar os sintomas que aparecem durante o período. 

via GIPHY

Isso é possível, pois, a caminhada ajuda na liberação de hormônios do bem-estar, como a dopamina e a endorfina, além de diminuir os hormônios do estresse, como o cortisol, promovendo uma sensação de alívio. Outros benefícios da caminhada para o corpo feminino, considerando a TPM, envolvem a ativação da circulação, diminuindo o inchaço característico do estado.

3. Reduz o risco de derrames em mulheres

De acordo com um estudo realizado por pesquisadores do Múrcia Regional Health Council, localizado na Espanha, caminhar por até três horas por semana — ou pelo menos por 210 minutos — é responsável por reduzir o risco de um Acidente Vascular Cerebral (AVC) em mulheres.

O estudo publicado na revista científica Stroke, foi montado a partir de um experimento que reuniu 33 mil homens e mulheres, com idades entre 29 e 69 anos. A pesquisa avaliou a quantidade de atividades físicas realizadas entre 1992 e 1996 pelos participantes e, posteriormente, monitorou as consequências desses exercícios no grupo até o ano de 2006. Ao fim do experimento, os cientistas contabilizaram o número de AVCs em homens e mulheres.

De acordo com os resultados da análise, as mulheres que caminharam mais de três horas semanalmente apresentaram 43% menos probabilidade de ter um derrame em comparação com aquelas que permaneceram em estado de sedentarismo durante o período observado.

2. Prevenção de envelhecimento precoce em mulheres

Como mencionamos anteriormente, a pele do rosto das mulheres começa a perder a elasticidade e brilho a partir dos 30 anos. Também é a partir dessa faixa etária que demais mudanças podem ser notadas nas mulheres, que passam a manifestar os primeiros sinais do envelhecimento precoce — lembrando que é apenas uma estimativa, e que cada organismo possui seu próprio funcionamento.

mulher fazendo skincare
O movimento durante os exercícios físicos ajudam a renovar a pele, garantindo seu fortalecimento e regeneração. Isso reduz o risco de flacidez ou o aparecimento de rugas, além do estímulo a fibroblastos e elastina que se conferem uma pele mais elástica e firme.

Essa transformação é um resultado da queda da produção de monólogo, que atinge os organismos das mulheres a partir dos 30 anos. Como consequência, as primeiras rugas começam a aparecer na pele do rosto, assim como o ressecamento facial. Contudo, as caminhadas porem ajudar a retardar o quadro de envelhecimento precoce.

Caminhar meia hora por dia é capaz de impedir o envelhecimento precoce das células, já que será o suficiente para ajudar a acelerar o metabolismo, promove a renovação celular e a oxigenação do sangue, além de estimular os fibroblastos e elastina — responsáveis por dar mais elasticidade e deixar a pele mais firme.

1. Reduzir o Risco de Câncer de Mama

De acordo com um estudo da American Cancer Society, que acompanhou mais de 73 mil mulheres, com idades entre 50 e 74 anos, durante 14 anos, foi comprovado que atividades físicas ajudam na redução do risco de desenvolver um câncer de mama. A análise mostrou que mulheres na pós-menopausa que caminham por até 1 hora por dia possuem 14% a menos de desenvolver câncer de mama quando comparadas a mulheres em um quadro sedentário. Já aquelas que praticam mais de 1 hora de atividade por dia têm o risco diminuído para 25%.

outubro rosa
Uma pesquisa recente publicada pela American Cancer Society (ACS) mostrou que uma rápida caminhada de 20 minutos pode ajudar a reduzir em um quinto o risco de sete tipos de câncer, que inclui o de mama. (Créditos: diana.grytsku – br.freepik.com)

Para melhorar, o Dr. Alpa Patel, responsável pelo estudo, também constatou que não é necessário correr uma maratona para diminuir o risco do câncer. É necessária apenas uma simples caminhada de uma hora, de segunda a sexta, para reduzir consideravelmente a probabilidade de desenvolver um tumor nos seios. 

Outros benefícios da caminhada para o corpo feminino

Acima, você conferiu benefícios exclusivos da caminhada para mulheres. Mas além dessas cinco vantagens, existem tantas outras que mulheres — e homens — podem aproveitar de uma boa caminhada. Veja:

  • Melhora da circulação sanguínea: a caminhada faz com que as válvulas do coração trabalhem mais e, consequentemente, vão melhorar a circulação de hemoglobina a e o nível de oxigenação do corpo;
  • Deixa o pulmão mais eficiente: as caminhadas promovem trocas gasosas mais poderosas, permitindo que uma quantidade maior de impurezas seja expulsa do pulmão;
  • Combate a osteoporose: o impacto dos pés com o chão ajuda os ossos a desenvolverem uma quantidade de estímulos elétricos maiores no esqueleto, deixando-os mais resistentes e menos propensos a sofrerem com a osteoporose;
  • Afasta a depressão: ao caminhar, nosso corpo libera hormônios, como a endorfina, que causam uma sensação de alegria e relaxamento maior. Aliás, qualquer atividade física é responsável pela liberação desse hormônio, justificando o porquê de exercícios serem tão indicados para pacientes com depressão ou ansiedade; 
  • Cérebro saudável: caminhar diariamente retarda o envelhecimento cerebral ao promover o aumento de circuitos e reduzir os riscos de problemas de memória e de atenção. Isso ocorre, pois, ao caminhar, nosso cérebro consegue acompanhar nossa coordenação motora, tornando-se cada vez mais propenso a responder a qualquer tipo de estímulos externos e internos; 
  • Fim da sonolência: o nosso corpo obtém um pico na produção de substâncias estimulantes, como a adrenalina, ao caminhar durante a manhã. Consequentemente, essa atividade será capaz de melhorar a qualidade de sono durante às noites; 
  • Regulação do peso e emagrecimento: ao acostumar o seu corpo a gastar uma determinada quantidade de energia por dia, o ato de caminhar vai fazer com que o organismo despenda uma demanda calórica maior que o normal, ajudando a queimar as gorduras localizadas e aumentando a taxa metabólica; 
  • Controla a fome e a saciedade: a caminhada libera hormônios, como a endorfina, que ajudam a relaxar e a combater o estresse, dois dos principais motivos pelas quais algumas pessoas comam de forma desenfreada; 
  • Combate a diabetes: caminhar ajuda a reverter a resistência à insulina do organismo, fator determinante para o desenvolvimento de diabetes.

Dicas de caminhada para mulheres iniciantes

benefícios da caminhada para o corpo feminino
Além de um exercício simples, que pode ser feito sem a necessidade de comprar equipamentos, a caminhada traz muitas vantagens para as mulheres.

Convencida a começar a caminhar durante o dia a dia? Pois bem, existem algumas orientações que devem ser seguidas para evitar que prejuízos à sua musculatura. Para isso, sempre é bom se consultar com algum médico para avaliar o seu estado de saúde interna e externa — especialmente para mulheres em quadros de sedentarismo. Abaixo, você confere mais outras dicas para iniciantes que querem começar a caminhar. 

  • Inicie com caminhadas curtas, de até 20 minutos no máximo, para não “assustar” o seu corpo no começo da prática; 
  • Em seguida, evolua para caminhadas de meia hora por dia. A partir desse ponto os benefícios ficarão mais perceptíveis para você; 
  • Escolha um bom tênis e roupas esportivas que se adéquem e protejam o seu corpo; 
  • Convide suas amigas ou amigos para caminhar junto;
  • Tente não caminhar sozinha por lugares desertos e perigosos
  • E por mais difícil que seja, tente não desistir!

Pronta para começar a caminhar? Como você viu, são inúmeros os benefícios da caminhada para o corpo feminino, então não perca tempo e comece a viver uma vida mais saudável e com muito mais bem-estar. Suas saúdes física e mental vão te agradecer.

Artigos esportivos para corrida/caminhada

A OXER é uma marca 100% brasileira e que, há mais de 10 anos, vem motivando as pessoas em sua jornada no esporte. Entendemos que somos muitos, somos diversos. Temos sotaques diferentes, climas diferentes, corpos diferentes e escolhas diferentes, e você pode contar com a versatilidade da OXER em sua busca por um estilo de vida mais saudável – qualquer esforço vale, qualquer tempo conta!

Aqui na OXER você pode encontrar uma linha completa de produtos esportivos do vestuário aos acessórios, com tudo o que precisa para seu exercício físico. Você está buscando se identificar com algum esporte? Você já escolheu um esporte mas não sabe por onde começar? Você praticava esportes mas não sabe como retornar à ativa? Independente do seu perfil, a OXER está presente na vida dos brasileiros levando o esporte aonde for! OXER. VAI BEM COM TUDO. VAI BEM COM TODOS.


Instagram Oxer

Siga-nos no Instagram e fique por dentro de todas as novidades, campanhas e promoções.


Stories Recentes


Posts Similares