10 Dicas para sair do sedentarismo hoje mesmo

grupo alongando no parque

O sedentarismo pode gerar uma série de problemas, como doenças cardiovasculares, diabetes, hipertensão e até mesmo alguns tipos de câncer. Uma pessoa sedentária leva uma vida constantemente em repouso, sem gastar energia suficiente no seu dia a dia, levando ao acúmulo de gordura.

Por outro lado, ter uma vida ativa gera muitos impactos positivos, como aumento da imunidade, maior disposição física e melhora na saúde mental, entre muitos outros benefícios. Nada mal, não é?! 

Se você quer fugir do sedentarismo, vale a pena colocar algumas dicas em prática para tornar esse desafio mais tranquilo. Confira a seguir 10 dicas para sair do sedentarismo hoje mesmo! 

10 – Comece consultando um médico para te ajudar no sedentarismo

Antes de realizar qualquer alteração no seu ritmo de vida, é sempre indicado consultar um médico e realizar exames periódicos conforme sua orientação. 

Sedentarismo: Comece consultando um médico
Sedentarismo: Comece consultando um médico

Esse primeiro passo é importante para checar as condições do seu corpo, sanar suas dúvidas e ter um direcionamento adequado para iniciar a prática de exercícios físicos. O ideal é que algum profissional da saúde esteja te acompanhando para evitar problemas e obter os melhores resultados.

O mesmo vale durante a realização dos exercícios mais intensos, como musculação. Se possível, tenha sempre um treinador ao seu lado para averiguar a intensidade, duração e execução da prática, pois assim também evitará lesões.

9 – Substitua o carro ou deixe-o longe

Uma forma prática e simples de fugir do sedentarismo e substituir o seu veículo de transporte. Se você está acostumado a andar de carro, troque-o por uma bicicleta ou, se possível, vá a pé para o trabalho. 

Caso não seja viável devido à distância, opte por estacionar o carro em lugar mais distante e fazer o restante do trajeto a pé. Para quem usa transporte público, uma boa ideia pode ser descer um ou dois pontos antes do ponto habitual, e então fazer caminhar no resto do caminho. Uma breve caminhada todos os dias já é um começo para ter um melhor condicionamento físico e tirar o corpo da inércia do sedentarismo. 

8 – Encontre uma atividade física que te dê prazer 

Manter uma rotina de atividades físicas nem sempre é fácil. Imagine, então, se envolver atividades que não despertam o seu interesse? Se você não gosta de academia, por exemplo, pode não ser uma boa ideia tentar fugir do sedentarismo fazendo musculação, porque será mais difícil de manter a motivação a médio e longo prazo.

Encontre uma atividade física que te dê prazer 
Encontre uma atividade física que te dê prazer 

Por isso, é fundamental optar por um exercício que você goste e te dê prazer ao realizá-lo. Desta forma, as chances de você se manter motivado a continuar treinando são muito maiores.

7 – Troque o elevador pela escada

Na correria do dia a dia, ficamos mal acostumados com facilidades como o elevador e escadas rolantes, mas esse é um hábito que pode nos deixar mais preguiçosos e sedentários. 

Sempre que possível, evite o uso desses equipamentos e prefira pegar as escadas. Para começar, você pode fazer metade do caminho no elevador e a outra metade nas escadas, assim seu corpo terá um tempo para se adaptar às mudanças. 

Em pouco tempo, é possível notar que a substituição ajuda a tonificar os músculos das pernas, melhora o condicionamento físico e cardiovascular, aumenta a massa muscular e, de quebra, ainda queima algumas calorias. Uma simples mudança de hábitos como essa pode fazer maravilhas pela sua saúde.

6 – Faça atividades a pé e evite o sedentarismo

Outra maneira de se livrar do sedentarismo é fazer suas atividades do dia a dia a pé, como padaria, supermercado, compras ou mesmo visitar alguém querido.

Mesmo que sejam pequenas distâncias, isso já ajuda a inserir a prática de atividades físicas no seu cotidiano de maneira simples, sem precisar fazer grandes mudanças no seu dia. Além disso, também permite que seu corpo se acostume aos poucos a ser mais ativo.  

No caso de pessoas que trabalham o dia inteiro sentadas e, principalmente, em regime home office, é indicado fazer pausas ao longo do dia e pequenas caminhadas pelo escritório, pela casa ou quintal, ou pelo bairro durante a hora do almoço. Isso ajuda até mesmo a diminuir os níveis de estresse e promove relaxamento. 

5 – Estabeleça metas alcançáveis

Determinar metas muito difíceis de serem alcançadas quando você está tentando deixar de ser uma pessoa sedentária pode acabar tendo o efeito contrário e sabotar todo o seu processo.

Muitas pessoas desejam ter uma vida mais ativa com o objetivo de emagrecer, por exemplo, e estabelecem metas irreais, como eliminar muitos quilos em um curto período de tempo. Ao invés disso, é muito mais produtivo estabelecer pequenas metas que sejam viáveis, comemorando cada conquista. 

Esse é o melhor caminho para se manter motivado a continuar se exercitando. Você pode começar se exercitando de 15 a 20 minutos por dia, e então gradualmente aumentar os minutos até chegar a uma hora de atividade física. Outra boa ideia para não desistir é usar aplicativos no celular ou relógios que permitam programar atividades e metas, monitorando, assim, seus resultados. 

4 – Comece aos poucos

Pessoas que se mantiveram inativas por um longo período de tempo precisam progredir de maneira gradual para evitar lesões, fadiga em excesso e outros problemas de saúde. 

Na musculação, por exemplo, o ideal é começar com cargas leves, aumentando de acordo com a orientação do professor ou treinador. Na corrida, inicie fazendo caminhadas e só depois de já estar habituado faça corridas leves e moderadas. 

Observe os sinais do seu corpo, perceba o condicionamento físico melhorando e aumente a intensidade da prática aos poucos. Esses cuidados são necessários para evitar colocar toda a sua evolução em risco.  

3 – Faça uma caminhada ao acordar

Outra boa tática para deixar a vida sedentária no passado é fazer uma caminhada leve assim que acordar. Mesmo que seja apenas uma volta no seu quarteirão, isso vai evitar que você adie o exercício ao longo do dia e acabe perdendo o entusiasmo.

Além disso, a realização de atividades físicas pela manhã proporciona diversos benefícios: ajuda a ter mais disposição e energia durante o dia, melhora a concentração, o humor e serve como um estímulo para fazer escolhas mais saudáveis ao longo do dia, como se manter hidratado e fazer refeições mais balanceadas e nutritivas.

2 – Organize sua rotina de exercícios

Não basta praticar exercícios físicos, é preciso torná-los um hábito. Para isso, é preciso definir os dias e horários que serão reservados para a prática. Assim, ela se tornará parte da sua rotina diária e será levada tão a sério quanto qualquer outro compromisso.

agenda com rotina para suas atividades físicas

Pessoas que não gostam de rotina podem estabelecer um horário específico no dia para fazer atividades diferentes a cada dia, assim ainda mantém certa variedade no seu cotidiano. O que importa é ter disciplina para cumprir o que foi estabelecido, e tendo um horário fixo para as atividades, há menos chances de desistir por se sentir desestimulado.

1 – Evite excessos- inclusive no sedentarismo

Deixar de ser sedentário pode parecer um grande desafio, mas buscar formas de lidar com isso já é um avanço importante e que deve ser reconhecido. Como uma maneira de compensar o tempo “perdido”, algumas pessoas acham que realizar atividades físicas em excesso podem trazer mais benefício a curto prazo, o que não é verdade.

Como seu corpo não está acostumado com uma rotina ativa, fazer exercícios intensos pode causar fadiga e cansaço em pouco tempo. Isso naturalmente acaba tendo efeito contrário, gerando desmotivação. É importante começar aos poucos, evitar excessos e dar tempo para que seu corpo se condicione aos novos estímulos, para só então aumentar as cargas ou tempo de prática. 

Respeite o ritmo do seu corpo, assim há mais chances de você conseguir sustentar sua nova rotina, tornando-a parte da sua vida. 

Agora é a hora de pôr em prática as dicas que você aprendeu lendo este artigo. Não deixe para amanhã o que você pode fazer hoje pela sua saúde! E não esqueça de compartilhar nosso texto para que essas informações alcancem mais pessoas. 

Conheça a coleção da Oxer

A OXER é uma marca 100% brasileira e que, há mais de 10 anos, vem motivando as pessoas em sua jornada no esporte. Entendemos que somos muitos, somos diversos. Temos sotaques diferentes, climas diferentes, corpos diferentes e escolhas diferentes, e você pode contar com a versatilidade da OXER em sua busca por um estilo de vida mais saudável – qualquer esforço vale, qualquer tempo conta!

Aqui na OXER você pode encontrar uma linha completa de produtos esportivos do vestuário aos acessórios, com tudo o que precisa para seu exercício físico. Você está buscando se identificar com algum esporte? Você já escolheu um esporte mas não sabe por onde começar? Você praticava esportes mas não sabe como retornar à ativa? Independente do seu perfil, a OXER está presente na vida dos brasileiros levando o esporte aonde for! OXER. VAI BEM COM TUDO. VAI BEM COM TODOS.


Instagram Oxer

Siga-nos no Instagram e fique por dentro de todas as novidades, campanhas e promoções.


Stories Recentes


Posts Similares