Quais são os benefícios da yoga para saúde física e mental?

mulher praticando yoga

Embora pareça um clichê, uma das maiores verdades que existe é que saúde e mente andam juntas, com uma sendo capaz de influenciar a outra. E a melhor forma de interligá-las e tomar as rédeas de ambas é por meio de uma prática muito conhecida chamada yoga, que oferece uma série de vantagens a seus praticantes. Aqui você vai conhecer os benefícios da yoga para a sua saúde física e mental.

É comum que o seu comportamento influencie o seu corpo e vice-versa. Por exemplo, um sentimento profundo de estresse ou depressão pode acarretar problemas físicos, como dores, mal-estar, pressão baixa, anemia, entre outros. Da mesma forma que problemas no corpo podem afetar diretamente os nossos pensamentos, sentimentos e a nossa relação com o mundo em nossa volta.

Por isso que muitos psicólogos e psiquiatras comumente indicam práticas de exercícios físicos para pacientes que sofrem de depressão ou ansiedade, pois, eles ajudam a liberar endorfina e outros hormônios capazes de nos ajudar a atingir um estado de felicidade. Agora, se o seu problema também for físico, aliar o seu corpo e a sua menta será a melhor forma de combatê-lo. E para isso, a solução é simples: praticar yoga.

Muito simples e leve, a yoga é uma atividade excelente para quem deseja sair do sedentarismo ou para quem já está acostumado a se movimentar. Ao inseri-la no seu cotidiano, é provável ter a garantia de ganhar consciência do corpo, equilíbrio mental, melhoria da respiração e outros inúmeros benefícios. Aliás, por se tratar de uma prática que alinha o corpo e a mente, as vantagens para os seus adeptos estarão conectados tanto para a saúde física como a mental. 

Neste post, você vai conhecer justamente isso: os benefícios da yoga para o corpo e para a mente. Ficou interessado? Basta continuar a leitura!

O que é yoga?

A palavra Yoga é derivada do termo “yuj”, em sânscrito (língua ancestral do Nepal e da Índia), cujo significado é “de integrar ou unir”. Essa tradução semiótica da palavra ajuda a identificar facilmente o que a prática representa: o equilíbrio do corpo e da mente, nos ajudando a encontrar a nossa essência por meio da respiração (pranayamas), posturas (ásanas) e da meditação — os principais pilares que movem a prática. 

grupo praticando yoga
Desenvolvida há mais de 5 mil anos na Índia, Yoga é um estilo de vida que atua e exercita todas as esferas do corpo e do nosso cotidiano.

Durante o exercício da respiração (pranayama), os músculos do corpo são treinados e condicionados a agir da maneira ideal, ajudando o oxigênio circular livremente pelo nosso organismo. A técnica também é responsável por ativar o nosso corpo emocional, facilitando a forma com que seus praticantes controlam as emoções e resgatam a tão sonhada harmonia interna

No trabalho feito com as posições, conhecidas como ásanas, elas vão auxiliar a mobilidade e a flexibilidade do nosso corpo, ajudando a prevenir dores, enfermidades físicas e lesões. Esse benefício é fruto da atividade que vai trabalhar intensamente a nossa consciência corporal. As posições da yoga também ajudam a desbloquear pontos de tensão pelo corpo, responsáveis por interromper o fluxo vital. 

Por fim, o último pilar da prática, a meditação, vai nos oferecer a possibilidade de mergulhar dentro de si mesmos. Assim, vamos entraremos em um estado profundo de autoconhecimento, além da oportunidade de ter a visão interior dos nossos comportamentos, vontades, desejos e motivações.

Quais são os princípios do yoga?

A Yoga vai estimular a conexão consigo mesmo durante a realização da prática e das posições, ajudando a limpar os pensamentos inapropriados e estimulando o bem-estar do nosso corpo. Durante o momento de se exercitar segundo os preceitos da yoga, é comum esquecer dos estresses diários e se sentir leve. 

Mas além de estimular a mente, a prática é muito benéfica para o corpo também. No geral, a yoga conta com muitos princípios, que podem ser obtidos ou aprendidos durante  a atividade, como: 

  • Otimismo;
  • Desapego material;
  • Prevenção da violência física, mental, moral, com você e com os próximos; 
  • Alimentação adequada; 
  • Disciplina; 
  • Gratidão;
  • Autoconhecimento; 
  • Confiança na vida; 
  • Satisfação com a realidade. 

Com esses conceitos em mente, já é possível prever alguns dos benefícios da yoga para a saúde física e mental, que você conhecerá com mais detalhes e explicações a seguir.

Os benefícios da yoga para saúde física e mental

Como já vimos anteriormente, a yoga é uma atividade cujo objetivo é de trabalhar a mente e o corpo de maneira interligada, com o auxílio e a adesão de exercícios que auxiliam tanto em questões mentais, como estresse e ansiedade, como também no desenvolvimento físico dos praticantes, capaz de prevenir dores musculares e intensificando a flexibilidade do corpo. 

mulher praticando yoga
Além de ser considerada um exercício muscular, a yoga também acalma, consegue reequilibrar os sentidos do corpo humano, e também pode ser a chave para quem precisa desacelerar de uma vida caótica.

Também responsável por promover a sensação de disposição e bem-estar, a yoga é uma atividade sem restrições, podendo ser realizada praticamente por todo e qualquer tipo de pessoa: podem se exercitar seguindo os seus princípios, homens, mulheres, idosos e até mesmo crianças. 

Porém, é importante ressaltar que, para ter acesso a todas as vantagens e benefícios de uma boa prática da yoga, será importante realizar a atividade sob supervisão de um professor capacitado e regularmente. Além disso, é indispensável que a realização das posições esteja em sintonia com a sua respiração

Somente com tudo isso alinhado que você poderá usufruir do bônus físicos e mentais que a yoga pode oferecer, adquirindo mais consciência sobre seu corpo e passando a ter mais controle da mente — algo que pode ser benéfico para sua vida pessoal, profissional, familiar e até mesmo amorosa.

Benefícios da yoga para saúde física

Yoga é uma prática capaz de mexer em diversas esferas do ser humano. No aspecto físico, ela é responsável por melhorar praticamente todos os sistemas do corpo, como o ósseo, muscular, cutâneo, nervoso, digestivo, respiratório, vascular, excretor, reprodutivo, circulatório e o endócrino. Conheça as principais vantagens físicas de quem faz yoga.

Tonificação dos músculos e aumento da força 

As posturas da yoga conseguem fortalecer todos os músculos do corpo. Uma boa sessão de yoga vai incluir posturas que ajudam a aumentar a força e proporcionar relaxamento, com muito trabalho nos braços e nos membros inferiores. Posturas em pé também extraem um bom resultado das pernas e outros músculos da região do abdômen.

Melhoria da flexibilidade

É comprovado pela ciência que pessoas que passam a praticar yoga com alta frequência se tornam mais flexíveis. Por isso que indivíduos que sofrem de doenças ou dores nas articulações, como artrite, por exemplo, encontram um verdadeiro alívio na atividade. 

Mais saúde do sistema cardiovascular 

Todas as modalidades da yoga são excelentes para o coração, já que a atividade consegue reduzir a frequência cardíaca e a pressão sanguínea. Com o tempo, seu coração também vai conseguir bombear sangue com mais eficiência e oxigênio.

Oferece perda de peso

Uma prática frequente da yoga vai ajudar na aceleração da sua taxa metabólica, consequentemente, servindo como aliado na batalha contra a balança. Já um dos benefícios mentais da yoga, o controle da ansiedade — que você conhecerá mais adiante —, também impede a vontade de comer descontroladamente.

grupo praticando yoga
Os exercícios de postura e alongamento da yoga liberam a tensão e dão mais flexibilidade aos músculos, ajudando no alívio das dores causadas por males da coluna, como escoliose, hérnia de disco, entre outros.

Somando a reeducação alimentar com o aumento do gasto calórico durante qualquer atividade física, você estará dando adeus aos quilos indesejados.

Ajuda no alívio das dores

A yoga ajuda seus praticantes a obter mais consciência corporal, algo capaz de melhorar a forma de andar ou sentar, por exemplo. Assim, será mais fácil observar alterações físicas e corrigir falhas na estrutura muscular, dando uma lufada de ar fresco às articulações do corpo e à coluna. 

Os diversos tipos de exercícios com posturas variadas e alongamentos também liberam a tensão, oferecendo flexibilidade aos músculos, ajudando no alívio das dores causadas por males da coluna, como escoliose, hérnia de disco, entre outros.

Reequilíbrio corporal 

Todas as posturas praticadas durante as aulas de yoga trabalham com a musculatura e o movimento que ajudam a equilibrar o nosso corpo. Com o aumento do equilíbrio corporal, a estabilidade e a coordenação motora do seu praticante será aperfeiçoada, reduzindo o risco de acidentes. 

Eleva o prazer sexual 

O desempenho sexual de um praticante de yoga pode melhorar com a execução contínua da atividade. Devido a maior consciência corporal, uma pessoa que faz yoga vai ter mais facilidade para relaxar e estará naturalmente mais sensível. Consequentemente, sua vida sexual ficará mais prazerosa.

A ioga também consegue combater problemas que envolvem a dificuldade de atingir o orgasmo, ejaculação precoce e é capaz de controlar a disfunção erétil em homens.

Previne doenças e melhora o sistema imunológico

Como você já viu antes, o yoga é uma atividade que exercita o coração, os músculos e ossos, além de permitir uma circulação sanguínea mais apropriada. Logo, a prática vai oferecer uma melhoria no sistema imunológico, tornando você mais resistente e preparado contra doenças, viroses e outros males do mundo.

Outros benefícios físicos que a yoga oferece aos seus adeptos:
  • Fortalecimento dos ossos;
  • Redução da pressão arterial;
  • Regulamento do sistema nervoso;
  • Equilíbrio do sistema endócrino;
  • Aumento da energia vital;
  • Promove o atingimento da postura ideal; 
  • Diminui o açúcar no sangue; 
  • Prevenção de patologias do sistema digestivo;
  • Melhora o sistema respiratório
  • Melhora a capacidade cardiorrespiratória;
  • Melhoria na densidade óssea nas vértebras;
  • Eleva a qualidade do sono;
  • Controle da pressão e dos batimentos cardíacos.

Benefícios da yoga para saúde mental

Já no aspecto mental, a yoga vai te ensinar a relaxar, gerenciar o estresse, aumentar a concentração e controlar as emoções. Tudo isso consegue oferecer uma série de benefícios incríveis para a sua saúde emocional.

Uma vida mais feliz

As posturas da yoga elevam os níveis de serotonina no organismo, afastando o estresse, a ansiedade e a depressão. Sem contar que, uma pessoa mais alegre terá relacionamentos afetivos maiores. 

Aumento da concentração e do foco 

Você só vai conseguir se manter nas posturas do yoga ao focar no presente e no agora — sem contar na respiração. Por isso, a atividade é excelente para aumentar a concentração e treinar o cérebro, aumentando o seu foco em outras tarefas diárias. 

Controle das emoções

Esqueça os problemas e sinta a felicidade: fazer yoga será capaz de te levar a um estado imperturbável. A união entre a respiração profunda e os movimentos lentos vão acalmar sua mente e regular os batimentos cardíacos, oferecendo uma sensação de serenidade intensa e o ajudando a controlar as emoções.

Você fica mais relaxado

A yoga vai proporcionar o esquecimento do estresse cotidiano. Esse relaxamento, essencial para reduzir os níveis dos hormônios do estresse, vai impedir uma série de complicações na sua saúde física. Tenha uma vida mais serena, pratique yoga!

Outros benefícios mentais que a yoga oferece aos seus adeptos:
  • Redução do estresse e da ansiedade;
  • Aprendendo a desacelerar o ritmo;
  • Ganho de consciência;
  • Aumento do bem-estar;
  • Desenvolvimento do equilíbrio mental; 
  • Redução da fadiga mental;
  • Prevenção contra a depressão;
  • Aproveitamento do tempo presente;  
  • Aumento de atenção e humor;
  • Aumento da consciencialização da saciedade.
mulher praticando yoga
A yoga combina técnicas de respiração, flexibilidade, meditação e posições corporais unificadas e que trazem uma série de benefícios.

Caso o artigo tenha te deixado curioso sobre a prática, nada melhor que tentar marcar alguma aula em uma academia ou até mesmo baixar um aplicativo específico, para dar uma olhada mais prática sobre a yoga. Se possível, compre o material para realizar o exercício, como um tapete para yoga e roupas confortáveis para inserir a prática no seu dia a dia.

Artigos esportivos para yoga

A OXER é uma marca 100% brasileira e que, há mais de 10 anos, vem motivando as pessoas em sua jornada no esporte. Entendemos que somos muitos, somos diversos. Temos sotaques diferentes, climas diferentes, corpos diferentes e escolhas diferentes, e você pode contar com a versatilidade da OXER em sua busca por um estilo de vida mais saudável – qualquer esforço vale, qualquer tempo conta!

Aqui na OXER você pode encontrar uma linha completa de produtos esportivos do vestuário aos acessórios, com tudo o que precisa para seu exercício físico. Você está buscando se identificar com algum esporte? Você já escolheu um esporte mas não sabe por onde começar? Você praticava esportes mas não sabe como retornar à ativa? Independente do seu perfil, a OXER está presente na vida dos brasileiros levando o esporte aonde for! OXER. VAI BEM COM TUDO. VAI BEM COM TODOS.


Instagram Oxer

Siga-nos no Instagram e fique por dentro de todas as novidades, campanhas e promoções.


Stories Recentes


Posts Similares