Por que utilizar colchonete para exercícios? Entenda a sua função

colchonete para exercícios

Durante a prática de exercícios físicos é muito comum vermos algumas pessoas usando colchonete, especialmente nas academias. Embora seja considerado um equipamento importante para determinadas atividades, poucas pessoas sabem por que utilizar colchonete para exercícios e qual a sua função.

Diferente do que se imagina, o uso do colchonete não está ligado apenas ao conforto durante a prática das atividades físicas, e seu uso também interfere no desempenho e rendimento para alcançar os resultados desejados.

Para que você entenda melhor sobre o assunto, separamos um post explicando mais sobre o uso de colchonetes. Confira!

Qual a função e por que utilizar colchonete para exercícios físicos?

O colchonete é hoje um dos principais equipamentos para treinos feitos no chão ou em ambientes ao ar livre como praças e parques, por exemplo. E apesar de ser usado também para garantir conforto durante a prática das atividades físicas, também é essencial para garantir o rendimento do treino e evitar possíveis lesões na coluna.

Função do colchonete na prática de atividades físicas

Apoio correto

Durante alguns exercícios é comum corrermos mais riscos de acabar lesionando a coluna, especialmente se o exercício for feito no chão. Para evitar que isso aconteça, é importante utilizar um colchonete de qualidade para dar mais suporte à coluna, além de contar sempre com a orientação de um profissional da área.

mulheres se exercitando com colchonete
dependendo do tipo de exercício o colchonete evita lesões e desconfortos

Junto, o colchonete ainda evita o esforço muscular excessivo, já que quando você está treinando algum músculo específico, ele precisa de ergonomia para que não sofra nenhum tipo de distensão.

Flexibilidade

Um colchonete de qualidade permite que você treine em qualquer lugar, dando mais flexibilidade para variar o ambiente durante a prática de atividades físicas, incluindo locais fora de casa ou no seu próprio quarto.

Isso significa que ter um colchonete em casa lhe permite treinar no quarto ou sala em dias que você não consegue ir à academia, e até no quintal em dias de verão.

Maior rendimento durante o treino

Todos estamos em busca de aumentar o rendimento durante o treino, não é? Um colchonete de academia de qualidade garante um maior conforto e consequentemente, maior rendimento durante a prática de atividades físicas.

Afinal, nosso corpo naturalmente reage de forma negativa diante de situações de incômodo, interferindo na intensidade que treinamos quando estamos desconfortáveis.

Um grande exemplo disso é em situações de exercícios de chão onde você normalmente consegue fazer apenas 3 séries devido ao desconforto na lombar, mas poderia aguentar mais usando um colchonete.

Como escolher o colchonete para exercícios?

Na hora de escolher o melhor colchonete para praticar atividades físicas é importante levar em conta diversas características do produto, incluindo o material do qual ele é fabricado.

equipamentos para exercício aeróbico - colchonete, pesos, fita elástica
na hora de escolher o seu colchonete para exercícios, verifique sua indicação

Afinal, colchonetes muito frágeis podem ser um problema para alguns exercícios, enquanto os mais rígidos podem acabar sendo desconfortáveis para exercícios mais pesados.

Fique de olho na densidade

O primeiro critério que devemos usar na hora de escolher um colchonete para fazer exercícios é sua densidade: quanto maior a densidade, mais confortável para o treino de academia, desde que a espuma não seja nem dura demais, e nem macia demais para não atrapalhar nos movimentos.

Escolha o modelo indicado para seu tipo de treino

O material do qual o colchonete é fabricado interfere diretamente na sua indicação de uso. Afinal, atividades voltadas para os músculos abdominais precisam de colchonetes diferentes dos exercícios de yoga, por exemplo.

  • PVC: os colchonetes feitos de PVC são mais leves e confortáveis, e contam cum uma aderência melhor. Seu ponto negativo é que esse não é um material impermeável, o que pode resultar em um acúmulo de suor dos exercícios ao longo do tempo;
  • EVA: esse tipo de tapete é indicado especialmente para quem pratica yoga ou pilates, já que é mais fino, mas também pode ser usado para atividades como abdominais e flexões de baixa intensidade.
  • Por ser impermeável e resistente, é um dos colchonetes mais usados por absorver grande parte do suor e impacto dos exercícios;
  • TPE: o colchonete de TPE é fabricado em borracha termoplástica, um tipo de material reciclável e biodegradável, e são ideais para a prática de atividades físicas de alta intensidade. Por ser antiderrapante, evita escorregões e acidentes e garante um ótimo conforto durante o exercício.

Impermeabilidade

Como estamos falando de exercícios onde o praticante tende a suar relativamente durante os treinos, é indicado que escolha-se um modelo impermeável para prolongar a vida útil do equipamento e evitar acúmulo de fungos e bactérias pela umidade.

duas mulheres fazendo exercício com uso de colchonete
escolha tapetes feitos de materiais impermeáveis para facilitar a limpeza e evitar acúmulo de suor

Além disso, esses modelos são mais simples de limpar e com menos riscos de acabar rasgando ou cedendo com o tempo.

Tamanho

Embora poucas pessoas se atentem a esse fator, escolher o tamanho do colchonete é essencial para garantir o sucesso do exercício. Isso porque, dependendo do tipo de atividade feita com o equipamento, seu comprimento interfere diretamente na hora de fazer as repetições.

Por exemplo, um indivíduo de 1,70m precisa de um colchonete de aproximadamente essa medida para garantir que todo o seu corpo fique apoiado no equipamento durante exercícios que demandam que seu corpo fique todo em contato com o solo.

Agora que você aprendeu por que utilizar colchonete para exercícios e qual a função desse equipamento, já pode escolher um colchão de qualidade para ajudar na sua prática de atividades físicas, garantindo maior conforto, resistência e rendimento nos seus treinos.

Acessórios esportivos perfeitos para você

A OXER é uma marca 100% brasileira e que, há mais de 10 anos, vem motivando as pessoas em sua jornada no esporte. Entendemos que somos muitos, somos diversos. Temos sotaques diferentes, climas diferentes, corpos diferentes e escolhas diferentes, e você pode contar com a versatilidade da OXER em sua busca por um estilo de vida mais saudável – qualquer esforço vale, qualquer tempo conta!

Aqui na OXER você pode encontrar uma linha completa de produtos esportivos do vestuário aos acessórios, com tudo o que precisa para seu exercício físico. Você está buscando se identificar com algum esporte? Você já escolheu um esporte mas não sabe por onde começar? Você praticava esportes mas não sabe como retornar à ativa? Independente do seu perfil, a OXER está presente na vida dos brasileiros levando o esporte aonde for! OXER. VAI BEM COM TUDO. VAI BEM COM TODOS.


Instagram Oxer

Siga-nos no Instagram e fique por dentro de todas as novidades, campanhas e promoções.


Stories Recentes


Posts Similares