Qual a relação entre a qualidade de vida e sedentarismo? Saiba mais

Aprenda qual a relação entre qualidade de vida e sedentarismo

Sedentarismo. Você sabia que o sedentarismo pode ser tão prejudicial quanto o tabagismo? Pois é, esse também é um mau hábito que pode comprometer o seu bem-estar e qualidade de vida e até mesmo colocar a sua vida em risco. 

Apesar de ser visto com naturalidade hoje em dia, o sedentarismo é um estilo de vida que deve ser evitado a todo custo. A correria do dia a dia e as facilidades promovidas pela tecnologia fazem com que as pessoas tenham cada vez menos tempo e disposição para ter uma vida ativa, mas é importante evitar cair no piloto automático. 

Confira no artigo a seguir o que o sedentarismo tem a ver, afinal, com a sua qualidade de vida. 

Benefícios de uma vida ativa

Engana-se quem pensa que para ter uma vida ativa é necessário correr vários quilômetros ou passar horas por semana na academia. Deixar o sedentarismo de lado pode ser mais simples do que isso, basta aderir a alguns hábitos com o objetivo de manter seu corpo em movimento. 

Ter uma vida ativa gera imensos benefícios para nossa saúde
Ter uma vida ativa gera imensos benefícios para nossa saúde

Os benefícios vão muito além da perda de peso. Estão relacionados, principalmente, ao bem-estar, à saúde física e mental, fortalecimento do sistema imunológico, longevidade, disposição e redução dos riscos de problemas cardiovasculares. 

O exercício físico pode ser considerado como um remédio natural, que ajuda a prevenir e tratar diversos problemas de saúde. Alguns dos riscos que podem ser evitados ao manter uma vida ativa são as doenças neurológicas, vários tipos de câncer, AVC, hipertensão, diabetes e infarto, entre outros. Além disso, é importante na manutenção da massa muscular e óssea, e para fortalecer articulações. 

O cérebro é especialmente beneficiado com a prática de exercícios físicos no cotidiano. Um estudo divulgado na revista científica American Journal of Psychiatry mostrou que pessoas sedentárias são 44% mais propensas a ter depressão, em comparação com aquelas que fazem ao menos uma hora de atividade física por semana.

Isso acontece porque diversos neurotransmissores (como a serotonina, endorfina e anandamida) são liberados durante a atividade física, causando efeitos positivos e sensação de bem-estar, alegria e relaxamento, melhorando o humor e até mesmo a qualidade do sono. Devido às substâncias liberadas durante o exercício, manter uma vida ativa ajuda a prevenir a atrofia do hipocampo, associada à depressão e à ansiedade. 

É muito importante dar o exemplo a seus pares sobre atividade física e sua importância
É muito importante dar o exemplo a seus pares sobre atividade física e sua importância

Quem opta por realizar exercícios ao ar livre ou até mesmo em uma academia ou clube tem ainda mais vantagens, pois há boas oportunidades para interagir socialmente e até mesmo fazer novos amigos. As relações sociais são importantes para a manutenção do humor, da autoestima e, consequentemente, da qualidade de vida como um todo.

O fato é que o sedentarismo é um risco para a saúde. Sair da zona de conforto pode ser um desafio, mas uma boa ideia pode ser começar com pequenas substituições e alterar algumas práticas não tão benéficas. Quer saber como sair desse ciclo vicioso? Confira no próximo tópico algumas dicas que vão te ajudar. 

Como deixar o sedentarismo de lado?

O ideal é começar aos poucos, com pequenas mudanças de hábitos. Para dar início a uma vida mais ativa, opte, sempre que possível, por fazer suas atividades diárias a pé ou de bicicleta. 

Se você está acostumado a dirigir, troque o carro ou moto e vá pedalando até o trabalho. Caso a distância seja muito grande, comece a estacionar seu carro mais longe do local de trabalho, assim você tem a oportunidade de fazer breves caminhadas ao longo do dia. Se você depende de transporte público, experimente descer um ou dois pontos antes do habitual e faça o resto do trajeto andando.

Deixe de lado os elevadores e utilize as escadas da sua rotina a seu favor
Deixe de lado os elevadores e utilize as escadas da sua rotina a seu favor

O mesmo vale para as outras atividades do seu cotidiano: mercado, padaria, banco, farmácia, visitas a pessoas queridas. Sempre que possível, dê preferência pela bicicleta ou pela caminhada. Ainda que sejam pequenas distâncias, esse hábito vai te ajudar a inserir a prática de atividades físicas no seu cotidiano, sem que sejam necessárias grandes mudanças.

Essa pequena adaptação fará maravilhas pelo seu condicionamento físico e qualidade de vida a médio e longo prazo, e rapidamente você conseguirá notar os resultados. Além disso, também permite que seu corpo se acostume aos poucos a ser mais ativo.  

A próxima dica envolve outra substituição: a do elevador e escada rolante pela escada comum. É muito fácil ficar mal acostumado com as facilidades que encontramos em nosso trajeto diário, e muitas vezes não nos damos conta do quanto isso pode fazer mal ao nosso corpo.

Evite o uso desses equipamentos sempre que puder. Ao optar pelas escadas, você tonifica os músculos das pernas, melhora o condicionamento físico e aumenta a massa muscular. Se a distância for muito longa, faça metade do caminho no elevador e o resto pelas escadas, ganhando tempo para que seu corpo se adapte às mudanças. 

Agora que seu corpo já está mais ativo, que tal escolher um exercício físico que atenda às suas preferências e se adeque ao seu dia a dia? Você pode começar por uma atividade mais simples, que não precise de estrutura ou acessórios específicos para ser executada, assim fica mais fácil dar o primeiro passo. Isso é justamente o que faz a caminhada e a corrida serem tão populares. 

O que importa aqui é você encontrar uma atividade física que te dê prazer. Se você não gosta de academia, por exemplo, não faz qualquer sentido investir seu tempo, energia e dinheiro em musculação, não é mesmo?! Comece com uma atividade que você se identifique e faça sentido para você, assim fica mais fácil de manter a motivação a médio e longo prazo e dar continuidade à prática. 

Exercícios simples que você pode fazer em casa e vencer o sedentarismo
Exercícios simples que você pode fazer em casa e vencer o sedentarismo

Já nas primeiras semanas será possível sentir uma boa diferença. Seu humor vai melhorar, assim como sua disposição física e a qualidade do sono. Não tem problema se você não conseguir manter uma frequência diária no início. Comece com três dias na semana e aumente gradualmente.

Tomar uma atitude frente à necessidade de mudança pode ser desafiador, mas não se deixe intimidar. Os primeiros dias podem ser os mais difíceis, mas com o tempo, e ao notar os resultados, a tendência é que você se sinta cada vez mais envolvido(a) com o novo hábito. Quem vive uma vida ativa, certamente vive melhor.

Nossas dicas foram úteis? Se você gostou desse artigo, compartilhe para alcançar mais pessoas. 

Conheça a coleção da Oxer

A OXER é uma marca 100% brasileira e que, há mais de 10 anos, vem motivando as pessoas em sua jornada no esporte. Entendemos que somos muitos, somos diversos. Temos sotaques diferentes, climas diferentes, corpos diferentes e escolhas diferentes, e você pode contar com a versatilidade da OXER em sua busca por um estilo de vida mais saudável – qualquer esforço vale, qualquer tempo conta!

Aqui na OXER você pode encontrar uma linha completa de produtos esportivos do vestuário aos acessórios, com tudo o que precisa para seu exercício físico. Você está buscando se identificar com algum esporte? Você já escolheu um esporte mas não sabe por onde começar? Você praticava esportes mas não sabe como retornar à ativa? Independente do seu perfil, a OXER está presente na vida dos brasileiros levando o esporte aonde for! OXER. VAI BEM COM TUDO. VAI BEM COM TODOS.


Instagram Oxer

Siga-nos no Instagram e fique por dentro de todas as novidades, campanhas e promoções.


Stories Recentes


Posts Similares