Halter ou kettlebell? Entenda o objetivo de cada acessório!

Se você tem frequentado academias recentemente com certeza reparou que cada vez mais tem se utilizado os kettlebells. Como cada um funciona e quando se deve utilizá-los? Descubra nesse post qual a diferença do treino com halter ou kettlebell.

Qual a utilidade do halter ou kettlebell?

Ao iniciar os seus treinos é muito comum que se use halteres na rotina de exercícios. O treino com halteres está altamente enraizado na cultura de academias justamente por ser altamente eficiente. Os halteres possuem um barra no meio, acompanhada de dois pesos ao seu lado. Isso permite que o peso se estabilize, criando um movimento focado e seguro.

À primeira vista o halter permite que o seu usuário somente se preocupe em realizar o movimento de forma isolada, dessa forma ele recrutará apenas um grupo muscular específico para o exercício desejado.

Por outro lado os kettlebells funcionam de forma diferente, o seu formato proporciona um tipo diferente de movimento. A distribuição de peso dos kettlebells é diferente da dos halteres e o seu peso não é centralizado pelo seu formato.

Justamente por isso o kettlebell irá recrutar diversos músculos para estabilizar o peso, dessa forma o tornando um acessório muito utilizado em treinos funcionais.

Como surgiram esses equipamentos?

Ambos os equipamentos são mais antigos do que se imagina. Enquanto o treinamento com pesos é datado desde os tempos antigos, como o antigo Egito e a Grécia antiga, os aparelhos para treinamento são mais recentes.

O kettlebell surge na Rússia, por volta do século XVI como um peso utilizado para medir grão e produtos da produção agrícola. Porém ao observar como o peso funcionava, um russo da época o incorporou na sua rotina de treinos. Então o kettlebell começou a se popularizar, até chegar à fama que tem hoje.

Já os halteres surgem na Grécia aproximadamente no ano de 700 a.C. quando os antigos atletas desejavam um aparelho pesado para que pudessem treinar seus músculos de forma de isolada.

Ou seja, tanto halter ou kettlebell possuem um longo período de uso e aperfeiçoamento, sendo os melhores aparelhos para treinamento.

Quando deve-se priorizar o treino com halteres?

A princípio o treino com halteres funciona em sua melhor capacidade quando o objetivo é de isolar um grupo muscular. Portanto se o seu objetivo ao realizar um exercício é de trabalhar apenas um grupo muscular, o treino com halteres é fundamental para você.

Nesse sentido, um bom exemplo de como o halter auxilia no treino de grupos musculares isolados é o treino de bíceps. Para melhor realizar o treino é importante que o músculo trabalhe por si só e nesse caso a distribuição de peso dos halteres se mostra extremamente eficiente, pois permite que o bíceps seja o único envolvido no treinamento.

Outra grande vantagem dos halteres diz respeito a força de preensão, que nada mais é que a força que se usa para agarrar objetos. Os halteres são uma ferramenta excelente para se trabalhar a força de preensão e por consequência são a melhor pedida caso se deseje treinar o seu antebraço. E se você deseja proteger a palma da sua mão durante o treinamento, pode também utilizar uma luva protetora, que irá amortecer o halter na sua mão.

Quando deve-se priorizar o treino com kettlebells?

Enquanto o treino com halteres prioriza o treinamento isolado, o treino com kettlebells possui outra finalidade. Os kettlebells possuem um formato e uma distribuição de peso que permitem que você recrute diversos músculos em um único movimento.

Dessa forma, ao recrutar vários músculos você vai estar dando maior prioridade para um treinamento explosivo. Um treinamento que vai fazer com que você ganhe maior habilidade em movimentos mais rápidos com mais peso, além de aumentar a sua frequência cardíaca também.

Se o que você está buscando é uma maior força explosiva, os kettlebells são excelentes para esse resultado. Por isso os treinos funcionais priorizam o treino com kettlebells.

Outra vantagem que vem do recrutamento de mais de um grupo muscular é que ao recrutar vários músculos você também estará gastando mais calorias. Ou seja, se seu objetivo é gastar o máximo de energia, os kettlebells são o melhor acessório para isso.

Se você tem vontade de aprender exercícios para começar a treinar com o kettlebell confira esse vídeo abaixo:

É preciso escolher entre o treino com halter ou kettlebell?

Essa é uma dúvida que pode surgir ao comparar os dois acessórios, porém não há razão para escolher apenas um deles. Os dois acessórios são perfeitamente complementares e um bom treinamento irá combinar os dois de forma eficiente.

Se você quer começar a treinar, seja com halter ou kettlebell, o mais indicado é procurar um profissional capacitado para montar a sua planilha de treinos. Assim você irá realizar os exercícios de forma segura e monitorada, garantindo que tudo será feito da melhor forma possível e com o máximo de segurança e principalmente com os melhores resultados!

Artigos esportivos para treino

A OXER é uma marca 100% brasileira e que, há mais de 10 anos, vem motivando as pessoas em sua jornada no esporte. Entendemos que somos muitos, somos diversos. Temos sotaques diferentes, climas diferentes, corpos diferentes e escolhas diferentes, e você pode contar com a versatilidade da OXER em sua busca por um estilo de vida mais saudável – qualquer esforço vale, qualquer tempo conta!

Aqui na OXER você pode encontrar uma linha completa de produtos esportivos do vestuário aos acessórios, com tudo o que precisa para seu exercício físico. Você está buscando se identificar com algum esporte? Você já escolheu um esporte mas não sabe por onde começar? Você praticava esportes mas não sabe como retornar à ativa? Independente do seu perfil, a OXER está presente na vida dos brasileiros levando o esporte aonde for! OXER. VAI BEM COM TUDO. VAI BEM COM TODOS.


Instagram Oxer

Siga-nos no Instagram e fique por dentro de todas as novidades, campanhas e promoções.


Stories Recentes


Posts Similares