Quais os benefícios da caminhada para o coração?

Caminhar é uma das atividades mais comuns e fáceis de se introduzir na rotina, além de trazer fazer muito bem para a saúde. Veja o post a seguir e entenda os benefícios da caminhada para o coração e como esse exercício pode te ajudar a se manter saudável.

Como a caminhada afeta o corpo?

Um dos principais motivos para incluir uma atividade física na sua rotina está na notável melhora de qualidade de vida e melhora da saúde.

Ao começar a caminhar você perceberá diversas mudanças em relação ao seu corpo e como a seus níveis de energia durante o dia. A caminhada, como qualquer outro exercício físico, irá fazer com que seu corpo precise de mais oxigênio e seus pulmões irão trabalhar para suprir essa necessidade.

Dessa forma, há uma grande melhora na capacidade e resistência pulmonar, acarretando uma melhora na disposição e no tempo que você consegue se exercitar sem se sentir cansado.

Além disso, ainda há diversos benefícios da caminhada para o coração, que falaremos a seguir.

Veja também o post Para que serve a caminhada? Entenda esse exercício para entender mais sobre essa atividade física.

mulher caminhando no parque
Uma boa caminhada no parque pode ser um incentivo para começar a praticar esse esporte.

Quais os benefícios da caminhada para o coração?

A caminhada é um dos melhores exercícios para desenvolver a saúde do coração. Ao caminhar, é preciso de mais circulação sanguínea para fornecer oxigênio aos músculos, dessa forma, seu coração acelera, o que ajuda a diminuir a pressão sanguínea.

Ademais, as válvulas do coração irão se fortalecer e assim melhorar a circulação durante todo o dia, e não somente enquanto se caminha. Assim, seu corpo poderá aumentar o transporte de oxigênio e dilatar veias, artérias e vasos capilares, o que garante que o oxigênio chegue até as extremidades, como mãos e pés.

Um estudo realizado pela USP de Ribeirão Preto mostrou que com apenas 30 minutos de caminhada, três vezes por semana, já é possível perceber clara melhora na saúde do coração dos participantes.

Ao fim de 6 meses de estudo foi possível notar melhora na capacidade cardiorrespiratória e aptidão física dos participantes medindo seu ritmo de caminhada, que foi de 99 passos para 110 passos a cada 2 minutos.

Além disso, houve melhora no IMC e também diminuição na pressão arterial, reduzindo os riscos de uma doença cardiovascular.

Confira abaixo um vídeo do Dr. Drauzio Varella explicando os efeitos dos exercícios físicos no coração:

Como começar a caminhar?

Se você se interessou pelos benefícios da caminhada para o coração e quer começar a se exercitar, saiba que é mais simples do que você imagina.

Inclusive, você pode até perceber que há momentos de caminhada no seu cotidiano que passam despercebidos.

A caminhada é uma atividade que realizamos desde que aprendemos a andar e não necessariamente deve-se tratá-la apenas como um exercício físico.

andar na feira
A caminhada pode fazer parte do seu dia a dia sem que você precise reservar um momento só para caminhar.

É possível caminhar sem necessariamente ter a caminhada como objetivo da atividade. Um bom exemplo disso é quando se passeia com o cachorro ou se faz a feira no final de semana. Todos esses são momentos em que você está caminhando, mesmo sem necessariamente encarar a atividade como um exercício físico.

Agora, se você quer ter a caminhada como uma prática feita visando se exercitar, não há problema algum e é incrivelmente simples de começar.

Escolha um bom horário para você, se vista adequadamente e você já estará pronto para caminhar.

Se você deseja aprender um pouco mais sobre como se organizar e algumas dicas para melhorar sua prática dessa atividade física, confira também o post: Como elaborar um plano de caminhada para iniciantes?

Conheça a coleção da Oxer para te auxiliar nas caminhadas

Pochete Oxer Repelente a água

Saia Short Feminina Oxer 

Bermuda Tecido Plano Masculina Oxer

Artigos esportivos para corrida/caminhada

A OXER é uma marca 100% brasileira e que, há mais de 10 anos, vem motivando as pessoas em sua jornada no esporte. Entendemos que somos muitos, somos diversos. Temos sotaques diferentes, climas diferentes, corpos diferentes e escolhas diferentes, e você pode contar com a versatilidade da OXER em sua busca por um estilo de vida mais saudável – qualquer esforço vale, qualquer tempo conta!

Aqui na OXER você pode encontrar uma linha completa de produtos esportivos do vestuário aos acessórios, com tudo o que precisa para seu exercício físico. Você está buscando se identificar com algum esporte? Você já escolheu um esporte mas não sabe por onde começar? Você praticava esportes mas não sabe como retornar à ativa? Independente do seu perfil, a OXER está presente na vida dos brasileiros levando o esporte aonde for! OXER. VAI BEM COM TUDO. VAI BEM COM TODOS.


Instagram Oxer

Siga-nos no Instagram e fique por dentro de todas as novidades, campanhas e promoções.


Stories Recentes


Posts Similares