Você já ouviu falar sobre yoga para crianças? Descubra os benefícios!

Ser pai ou mãe é uma jornada complicada, principalmente quando pensamos no bem-estar de nossos filhos. Como acalmá-los, exercitar paciência e criar hábitos saudáveis? Bom com a prática da yoga para crianças isso tudo deixa de ser um problema.

Abaixo listaremos vários benefícios dessa prática e como a yoga para crianças pode melhor ajudar você e o seu filho.

O que é a Yoga?

Yoga é uma antiga prática vinda da Índia que possui como seu principal objetivo a evolução espiritual e o desenvolvimento do ser humano em todos os seus aspectos. A prática consiste em prezar pelo bem-estar em todos os sentidos: mental, espiritual e físico através de suas diversas filosofias.

Essas filosofias representam valores importantes para a prática da yoga como auto controle, meditação, prática física e concentração.

Por quê yoga para crianças?

Agora que você entendeu o que é a yoga, pode estar se perguntando “Mas por quê yoga para crianças?”. Bom, essa resposta vem junto de diversos benefícios que essa prática vai proporcionar.

Portanto, você não vai estar somente criando um momento de conexão com seu filho, mas também vai trazer diversos ensinamentos e benefícios para ele.

criança praticando yoga
Yoga é uma excelente forma de acalmar as crianças.

Quais os benefícios da yoga para crianças?

Como dito anteriormente a yoga traz muitos benefícios para as crianças, e caso você não os conheça listaremos alguns deles a seguir:

Aumenta a resistência dos ossos e dos músculos da crianças

Muitas das posições da yoga servem para que os ossos e músculos das crianças sejam fortalecidos, dessa forma a criança que pratica yoga adquire uma propensão menor a se lesionar quando está praticando esportes ou participando de alguma brincadeira.

Crianças muito ativas se beneficiam muito da yoga por conta desse efeito.

Ajuda no desenvolvimento da coordenação motora

Muitas das posturas da yoga possuem como objetivo chegar a um maior domínio de sua coordenação motora, o que é algo fundamental para a criança. A coordenação motora é algo fundamental para o desenvolvimento da criança, visto que tantas atividades que ela pratica estão ligadas a isso. Como por exemplo: atividades escolares como aprender a escrever, manejar materiais e recortar.

crianças brincando
Você pode aliar a yoga a outras atividades para garantir o interesse das crianças.

Ajuda crianças mais agitadas a se tornarem mais calmas

Crianças precisam de estímulos muito constantemente, portanto é importante que a yoga para elas seja ensinada de forma lúdica.

Crianças mais agitadas podem oferecer resistência no início, mas com um pouco de persistência logo aprendem a relaxar seu corpo e mente, assim podendo realizar até mesmo atividades escolares com mais tranquilidade.

Ensina a criança a conviver com os outros

Uma das filosofias da yoga é a de que todos somos iguais, independente de qualquer característica. Desta forma a crianças aprende a tratar com respeito e gentileza outras pessoas, se tornando mais paciente e compreensiva quanto às dificuldades que encontramos ao nos relacionarmos com outras pessoas.

Isso também pode se estender aos animais e bichos, fazendo com que crianças criem laços de carinho com seus animais domésticos.

O que é necessário para começar a praticar yoga para crianças?

Para começar, é importante que se tenha um tapete de yoga, visto que é encima do tapete onde se pratica yoga. É importante destacar que o tapete deve estar completamente esticado.

Diferente de outros tipos de exercício a yoga requer muito pouco para que se possa iniciar a prática, pode inclusive ser praticada dentro de casa em um área mais ampla, como o chão da sala de estar.

É necessário que a criança use uma roupa confortável e que não segure seus movimentos, pois a yoga irá trabalhar sua flexibilidade.

Outra aparelhagem que ajudará bastante é o rolo de massagem. Com ele será possível fazer um bom trabalho para se aquecer para a yoga. O rolo permite libere seus músculos e ganhe flexibilidade para pode praticar yoga.

Artigos esportivos para yoga

A OXER é uma marca 100% brasileira e que, há mais de 10 anos, vem motivando as pessoas em sua jornada no esporte. Entendemos que somos muitos, somos diversos. Temos sotaques diferentes, climas diferentes, corpos diferentes e escolhas diferentes, e você pode contar com a versatilidade da OXER em sua busca por um estilo de vida mais saudável – qualquer esforço vale, qualquer tempo conta!

Aqui na OXER você pode encontrar uma linha completa de produtos esportivos do vestuário aos acessórios, com tudo o que precisa para seu exercício físico. Você está buscando se identificar com algum esporte? Você já escolheu um esporte mas não sabe por onde começar? Você praticava esportes mas não sabe como retornar à ativa? Independente do seu perfil, a OXER está presente na vida dos brasileiros levando o esporte aonde for! OXER. VAI BEM COM TUDO. VAI BEM COM TODOS.


Instagram Oxer

Siga-nos no Instagram e fique por dentro de todas as novidades, campanhas e promoções.


Stories Recentes


Posts Similares