Movimente-se! Como fugir do sedentarismo infantil de forma divertida

Saiba como tirar seu filho do sedentarismo infantil

A prática de atividades físicas durante a infância é tão importante quanto em qualquer outra etapa da vida. Seja correndo no parque, jogando bola com os amigos ou dançando até cansar, os pequenos precisam se mexer para crescerem saudáveis e felizes e escapar do sedentarismo infantil.

A Organização Mundial da Saúde (OMS) recomenda ao menos 60 minutos de atividade física de intensidade moderada ou vigorosa por dia para crianças e adolescentes. Energia para isso nós sabemos bem que eles têm, não é mesmo? 

Neste texto, você vai conferir porque é tão importante colocar o corpo em movimento desde cedo, como fugir do sedentarismo infantil de forma divertida e algumas recomendações para garantir uma prática segura. Boa leitura! 

Benefícios da atividade física na infância

natação oxer dezembro
Veja os benefícios das atividades físicas para as crianças, e como isso as afasta do sedentarismo infantil

A prática de atividade física é extremamente importante para o desenvolvimento saudável de crianças em diversas áreas, e os benefícios não contemplam apenas o corpo.

Além de ser uma das principais aliadas para prevenir a obesidade, a prática regular de exercícios ajuda as crianças a terem uma boa noite de sono, diminuir o risco de lesões precoces, contribui para o desenvolvimento motor e a diminuir o risco de depressão.

São benefícios físicos, mentais e emocionais que ajudam a garantir um desenvolvimento saudável, em momentos de diversão e socialização.

Em relação aos benefícios físicos, a prática de atividade física ajuda no desenvolvimento da força muscular, resistência cardiovascular, coordenação motora, flexibilidade e equilíbrio.

Também auxilia no controle do peso corporal, e, segundo a  Sociedade Brasileira de Pediatria (SBP), ajuda a diminuir as chances de desenvolver obesidade no futuro. E tem mais: a prática também previne problemas de saúde decorrentes do sobrepeso, como diabetes, hipertensão e doenças vasculares.

Além disso, a atividade física pode melhorar a saúde óssea das crianças, ajudando a prevenir a osteoporose na idade adulta. A prática regular também contribui com a qualidade do sono, aumenta a imunidade e reduz o risco de doenças crônicas.

Já quanto aos benefícios mentais e emocionais, a atividade física impacta positivamente na autoestima e na confiança das crianças, proporcionando uma sensação de realização e satisfação pessoal.

Outra vantagem é que também ajuda a reduzir o estresse, a ansiedade e a depressão, além de melhorar o humor e a disposição.

A atividade física também favorece o desempenho acadêmico das crianças ao estimular o desenvolvimento cognitivo, melhorando a concentração, a memória e a capacidade de aprendizado.

Um estudo divulgado pelo Departamento de Saúde e Serviços Humanos dos Estados Unidos comprovou que, quando a criança pratica atividade física, consegue ter um melhor desempenho escolar se comparado às crianças sedentárias.

Quando realizada em grupos, a prática de atividades esportivas pode ensinar valores importantes, como trabalho em equipe, respeito, disciplina e liderança.

Como fazer a criançada fugir do sedentarismo infantil
Como fazer a criançada fugir do sedentarismo infantil

É muito importante incentivar as crianças desde cedo a se movimentarem e praticarem exercícios de forma divertida e saudável. Isso vai ajudá-las a desenvolver hábitos que vão acompanhá-las por toda a vida.

Como fazer a criança se exercitar de maneira divertida e sair do sedentarismo infantil? 

Em uma realidade tão tecnológica quanto a que estamos vivendo atualmente, na qual as crianças têm acesso cada vez mais cedo a conteúdos e jogos extremamente estimulantes, pode ser um desafio tirar a atenção dos pequenos das telinhas e fazê-los terem interesse por outras atividades.

Mas a verdade é que há muitas maneiras de incentivar as crianças a praticarem atividades físicas, como veremos a seguir. 

Explore os interesses da criança

Antes de qualquer coisa, é essencial oferecer opções de esportes ou atividades que despertem o interesse dos pequenos. Forçá-los a praticar algo que eles não gostam ou que não instigue sua curiosidade pode ser frustrante e gerar ainda mais resistência em relação à prática de exercícios físicos.

Algumas crianças podem se interessar por dança, outras por alguma modalidade de luta, e outras, ainda, por esportes em equipe. Para crianças com interesses em jogos eletrônicos, uma ótima ideia é incentivar a criança a optar por jogos eletrônicos com movimentos.

O importante é respeitar as particularidades e interesses do seu filho e use isso a seu favor para incentivá-lo a praticar atividades físicas.

Dê o exemplo

Lembre-se que o exemplo começa dentro de casa. É muito mais fácil seu filho se sentir motivado a praticar atividade física se esse já for um hábito presente na rotina familiar. 

É importante que os pequenos enxerguem nos mais velhos, o exemplo a ser seguido
É importante que os pequenos enxerguem nos mais velhos, o exemplo a ser seguido

Sendo assim, é importante que pais, irmãos mais velhos e demais familiares pratiquem exercícios físicos também como uma forma de incentivar os pequenos a seguirem seus passos. 

Uma boa ideia é pensar em algum tipo de atividade para praticarem juntos, como uma atividade em família. Algumas opções legais são ciclismo, natação, ou quem sabe algum tipo de luta ou de dança.

Limite o tempo de exposição a telas

Outra ideia interessante é limitar o tempo que a criança passa em frente a telas, como vendo televisão, usando o celular ou jogando no computador. É muito importante que esse tempo de exposição seja limitado. 

Além dos danos do sedentarismo, crianças que passam muito tempo expostas às telas encaram mais dificuldades de aprendizagem, se tornam mais suscetíveis ao vício e ficam com níveis mais altos de cortisol (hormônio do estresse, que desregula o sono e o apetite).

Essas informações sobre o impacto das telas na saúde das crianças e adolescentes são de trabalhos científicos apresentados pelo neurocientista Michel Desmurget, diretor de pesquisa do Instituto Nacional de Saúde e Pesquisa Médica da França.

Para guiar os pais, a Sociedade Brasileira de Pediatria orienta um limite de acordo com a faixa etária e as etapas do desenvolvimento infantil: de 2 a 5 anos, recomenda exposição de até uma hora por dia; dos 6 aos 10 anos, até duas horas diárias; e dos 11 aos 18, até três horas.

Incentive brincadeiras ao ar livre

Brincar ao ar livre oferece uma série de benefícios para o desenvolvimento saudável da criança. Além de melhorar a saúde física e mental, o contato com a natureza contribui com a aprendizagem e o desempenho escolar e melhora questões cognitivas, como a atenção.

Brincadeiras ao ar livre são sempre bem vindas, para ajudar a prevenir o sedentarismo infantil
Brincadeiras ao ar livre são sempre bem vindas, para ajudar a prevenir o sedentarismo infantil

Sem falar que é um excelente estímulo ao convívio social.

Essa é uma das principais maneiras de incentivar o interesse da criança em relação às atividades físicas, já que estar em contato com a natureza ajuda a estimular a criatividade e imaginação. 

Um estudo realizado pela Universidade de Regina, no Canadá, aponta que brincar ao ar livre pode incentivar jovens a serem mais ativos e saudáveis.

Os resultados da pesquisa mostram que crianças que ficam mais tempo fora de casa são três vezes mais suscetíveis a fazer atividades físicas e estar mais em forma do que as que passam mais tempo dentro de casa depois da escola.

E o melhor é que essas brincadeiras não precisam necessariamente ser muito elaboradas. Pular corda, jogar bola, andar de bicicleta, correr e jogar frisbee, são ótimas maneiras de fazer com que as crianças se exercitem e se divirtam ao mesmo tempo.

O simples ato de brincar no quintal ou em áreas comuns dos prédios com a supervisão de um adulto já ajuda bastante como incentivo no dia a dia.

Para fugir um pouco do óbvio, programe passeios a parques e áreas verdes. Criar um circuito com obstáculos e desafios físicos pode ser uma maneira divertida e desafiadora de incentivar as crianças a se exercitarem.

O grande segredo é tornar o exercício físico uma atividade divertida e prazerosa para as crianças, para que elas possam aprender a apreciar o movimento e desenvolver hábitos saudáveis ​​de vida desde cedo.

Mas é claro que a segurança também não deve ser deixada de lado! Confira a seguir algumas dicas importantes para garantir que as atividades físicas do seu filho sejam aproveitadas da melhor maneira.

Recomendações para uma prática saudável e segura

Em 2021, o Ministério da Saúde lançou o Guia de Atividade Física para a População Brasileira, produzido em parceria com a Universidade Federal de Pelotas (UFPel). A produção do material contou com o envolvimento e colaboração de 70 pesquisadores da área da atividade física e saúde, e também dispõe de recomendações para garantir que a prática de atividade física na infância seja segura e saudável. 

Recomendação de prática segura de atividades
Recomendação de prática segura de atividades

O ideal é que as crianças se mantenham fisicamente ativas em vários momentos ao longo do dia, vivenciando diferentes experiências de movimento de acordo com a sua fase de desenvolvimento e suas capacidades.

Ir para a escola ou creche caminhando ou pedalando junto com os pais ou responsáveis é uma boa forma de incluir movimentos na vida da criança.

A música é uma ótima aliada para promover hábitos fisicamente ativos nas crianças. Estimule os pequenos a se movimentarem enquanto cantam e brincam com instrumentos musicais. Lembre-os de beber água antes, durante e após a prática das atividades.

Quando a prática for ao ar livre, é importante usar boné e protetor solar.

Para garantir sua segurança, as atividades físicas devem ser sempre supervisionadas pelos pais, professores ou responsáveis. Também é importante que sejam escolhidas de acordo com a idade da criança para prevenir acidentes.

Ao andar de bicicleta, skate ou patins, é recomendado usar equipamentos de segurança, como capacete, joelheira e cotoveleira. 

Acidentes em piscinas, lagos e no mar são comuns, por isso é aconselhável que a criança aprenda a nadar, flutuar e mergulhar desde cedo. Atividades realizadas na água podem ser muito divertidas, e oferecem às crianças muitas oportunidades de aprendizagem. 

Para crianças a partir dos 6 anos, é importante incluir atividades em pelo menos 3 dias da semana que envolvam o fortalecimento dos músculos e ossos, com movimentos como saltar, puxar ou empurrar. 

No fim das contas, fugir do sedentarismo infantil pode ser uma diversão e tanto! Afinal, a ideia é que a criança se exercite brincando. 

O importante é investir em práticas com segurança, sempre. E ajudar a criançada a estar sempre longe da condição sedentária.
O importante é investir em práticas com segurança, sempre. E ajudar a criançada a estar sempre longe da condição sedentária.

Para se assegurar de que seu filho tire o melhor proveito da prática de atividades físicas, dê preferência por tecidos leves e calçados confortáveis.

Conheça a coleção da Oxer

A OXER é uma marca 100% brasileira e que, há mais de 10 anos, vem motivando as pessoas em sua jornada no esporte. Entendemos que somos muitos, somos diversos. Temos sotaques diferentes, climas diferentes, corpos diferentes e escolhas diferentes, e você pode contar com a versatilidade da OXER em sua busca por um estilo de vida mais saudável – qualquer esforço vale, qualquer tempo conta!

Aqui na OXER você pode encontrar uma linha completa de produtos esportivos do vestuário aos acessórios, com tudo o que precisa para seu exercício físico. Você está buscando se identificar com algum esporte? Você já escolheu um esporte mas não sabe por onde começar? Você praticava esportes mas não sabe como retornar à ativa? Independente do seu perfil, a OXER está presente na vida dos brasileiros levando o esporte aonde for! OXER. VAI BEM COM TUDO. VAI BEM COM TODOS.


Instagram Oxer

Siga-nos no Instagram e fique por dentro de todas as novidades, campanhas e promoções.


Stories Recentes


Posts Similares