O que é mindfulness? Conheça essa técnica que pode transformar sua corrida

Como começar a fazer yoga.

Você já ouviu falar em mindfulness? Essa técnica, que vem ganhando cada vez mais espaço nos últimos anos, consiste em prestar atenção no momento presente de forma intencional, sem julgamentos ou distrações. E se eu te disser que o mindfulness pode ser uma grande aliada na prática da corrida?

Neste post, vamos falar sobre o que é mindfulness, como praticá-la durante a corrida e os benefícios dessa técnica para a saúde mental e física. Além disso, vamos dar dicas para quem deseja iniciar a prática do mindfulness na corrida.

O que é Mindfulness?

O estado de atenção plena, conhecido como mindfulness, é alcançado ao se concentrar no momento presente e aceitar os sentimentos, pensamentos e sensações corporais com tranquilidade, sem se preocupar com o passado ou futuro.

Essa técnica terapêutica pode ajudar a combater o estresse, a ansiedade e a insônia, e proporciona muitos outros benefícios. Embora seja necessário ter paciência e praticar para alcançar esse estado, especialistas recomendam um programa de treinamento de oito semanas para uma imersão completa no mindfulness.

Embora algumas pesquisas não tenham mostrado resultados significativos em termos de desempenho, os benefícios psicológicos e emocionais dessa prática são indiscutíveis.

Quando e como surgiu o Mindfulness?

Mindfulness é uma técnica de meditação que te ensina a prestar atenção no momento presente, sem julgamentos ou distrações. Essa prática surgiu há mais de 2.500 anos com o budismo, mas foi adaptada e popularizada na década de 70 por Jon Kabat-Zinn, um cientista americano.

A prática do mindfulness envolve a concentração da atenção no momento presente, com uma postura de aceitação e curiosidade em relação a tudo que está acontecendo ao seu redor. Isso significa que, quando você está praticando o mindfulness, não está julgando ou se distraindo com pensamentos sobre o passado ou o futuro, mas sim se concentrando no momento presente.

pessoas meditando no parque

Como praticar Mindfulness durante a corrida?

Agora que você já sabe o que é mindfulness, vamos falar sobre como praticá-la durante a corrida. A seguir, listamos algumas dicas para incorporar o mindfulness na prática da corrida:

Inicie de forma gradual

É importante começar devagar, dedicando um tempo para se concentrar em cada passo da corrida. Quando começar, concentre-se em respirar profundamente, inspirando e expirando lentamente.

Concentre-se no presente

Enquanto corre, concentre-se no momento presente e nos seus sentidos. Preste atenção nas sensações do seu corpo, na sua respiração e no ambiente ao seu redor. Esteja presente em cada passo que você dá.

homem correndo no parque

Mantenha o foco

Durante a corrida, é normal que pensamentos distraiam a sua atenção. Quando isso acontecer, tente voltar sua atenção para o momento presente, sem julgar os pensamentos ou sentimentos.

Use técnicas de meditação

Existem várias técnicas de meditação que podem ajudá-lo a manter a atenção no momento presente durante a corrida. Por exemplo, você pode concentrar-se na sua respiração ou na sensação dos seus pés tocando o chão.

Benefícios do mindfulness para a saúde física e mental

A prática de Mindfulness durante a corrida pode ser uma ótima maneira de lidar com desconfortos e pensamentos negativos que possam surgir. Quando um corredor se depara com um pensamento negativo durante a atividade, ele pode ter um impacto significativo em seu desempenho.

Por exemplo, se um corredor lembrar de algo que deveria ter feito e não fez, isso pode gerar uma pressão psicológica sufocante, que pode prejudicar o desempenho geral.

mulher meditando em casa

Além disso, existem evidências que mostram que a prática de Mindfulness durante a corrida pode ter um impacto físico no corpo. De acordo com estudos, estados meditativos podem ajudar a controlar as regiões cerebrais associadas à construção da experiência de dor, aliviando, portanto, a dor física que um corredor pode sentir durante a atividade.

Na verdade, foi demonstrado que a prática de Mindfulness no processo de reabilitação pode facilitar um início mais rápido dos resultados terapêuticos percebidos em corredores que sofrem de dor patelofemoral ou joelho de corredor.

Dicas para quem deseja iniciar a prática do mindfulness na corrida

Se você deseja iniciar a prática do mindfulness na corrida, aqui vão algumas dicas para começar:

  • Devagar e sempre: Como já mencionamos, é importante começar devagar, dedicando um tempo para se concentrar em cada passo da corrida.
  • Seja paciente: A prática do mindfulness exige paciência e persistência. Não espere resultados imediatos e esteja aberto a aprender.
  • Encontre um lugar tranquilo: Se possível, escolha um lugar tranquilo e sem distrações para praticar o mindfulness durante a corrida.
  • Use a tecnologia a seu favor: Existem vários aplicativos de mindfulness que podem ajudá-lo a praticar a técnica durante a corrida, como o Headspace ou o Calm.
  • Busque orientação: Se você é novo na prática, pode ser útil buscar a orientação de um profissional qualificado, como um instrutor de mindfulness.

O mindfulness pode ser uma ferramenta poderosa para quem deseja melhorar a qualidade de vida e a prática da corrida. Ao se concentrar no momento presente, sem julgamentos ou distrações, você pode melhorar a sua saúde mental e física, aumentar a consciência corporal e fortalecer o sistema imunológico.

Se você deseja iniciar a prática na corrida, lembre-se de começar devagar, ser paciente, encontrar um lugar tranquilo, usar a tecnologia a seu favor e buscar orientação. Com o tempo e a prática, você pode transformar a sua corrida e colher os benefícios do mindfulness.

Tentar é algo que vale a pena!

Experimente sair para correr sem seus fones de ouvido da próxima vez e pratique o Mindfulness. É preciso tempo para adquirir essa habilidade, então não se preocupe se seus pensamentos se distraírem no início. Esteja consciente de onde sua mente está vagando, tenha paciência consigo mesmo e tente quantas vezes for necessário. Divirta-se!

Leia também: Como relaxar a mente com momento descompressão

Conheça os produtos Oxer para praticar corrida

Jaqueta Corta-Vento Oxer Masculina com Capuz Running Reflective

Top com Bojo Oxer Alta Sustentação New – Adulto

Tapete para Yoga Oxer com Alça 191 x 61 x 0,4 cm

Artigos esportivos para corrida/caminhada

A OXER é uma marca 100% brasileira e que, há mais de 10 anos, vem motivando as pessoas em sua jornada no esporte. Entendemos que somos muitos, somos diversos. Temos sotaques diferentes, climas diferentes, corpos diferentes e escolhas diferentes, e você pode contar com a versatilidade da OXER em sua busca por um estilo de vida mais saudável – qualquer esforço vale, qualquer tempo conta!

Aqui na OXER você pode encontrar uma linha completa de produtos esportivos do vestuário aos acessórios, com tudo o que precisa para seu exercício físico. Você está buscando se identificar com algum esporte? Você já escolheu um esporte mas não sabe por onde começar? Você praticava esportes mas não sabe como retornar à ativa? Independente do seu perfil, a OXER está presente na vida dos brasileiros levando o esporte aonde for! OXER. VAI BEM COM TUDO. VAI BEM COM TODOS.


Instagram Oxer

Siga-nos no Instagram e fique por dentro de todas as novidades, campanhas e promoções.


Stories Recentes


Posts Similares