Patins de 3 rodas ou 4? Qual a diferença?

Quando falamos no modelo de patins inline, eles podem ser tanto patins de 3 rodas ou 4. Sendo assim, fizemos um post pensando em você que está em dúvida de qual patins escolher e qual a melhor opção para cada objetivo.

O que são os patins Inline?

De início é importante ressaltar que ao falarmos em patins de 3 rodas comparados com os de 4 rodas, estamos nos referindo apenas aos patins Inline. Fazendo uma tradução da palavra Inline para português, reparamos que o nome significa “Em linha”.

Ou seja, isso se dá devido à forma como as rodas estão dispostas nesse modelo de patins. Nos patins Quad, aqueles mais comuns de vermos, as rodas são dispostas em dois pares paralelos. Contudo, nos modelos Inline as rodas são dispostas em uma linha apenas.

Há uma grande diferença no objetivo de cada modelo. Enquanto os modelos Quad tem como seu objetivo uma maior facilidade e conforto para patinar, os patins Inline são feitos com mais foco na velocidade e nas manobras.

Os patins Inline são mais leves, o que facilita você a ganhar velocidade e saltar com eles. Além disso, possuem travas de segurança mais fortes, já que por serem voltados ao público mais radical devem também oferecer mais segurança para quem os utiliza dessa forma.

Esses os patins para quem busca mais velocidade, manobras e saltos quando anda de patins. Mas enfim, por que existem patins de 3 rodas e de 4 rodas?

Patins de 3 rodas ou de 4 rodas?

Como falamos anteriormente, o modelo Inline já se distingue por ser feito para aqueles que querem um par de patins mais radical, então qual a diferença no número de rodas de cada patins?

Patins de 4 rodas

Os patins de 4 rodas costumam ser o modelo padrão para quem busca por patins Inline, são mais comuns e mais recomendados para iniciantes. Isso acontece por que a distribuição das rodas no modelo com 4 rodas é mais uniforme, portanto, se dificulta perder o equilíbrio usando eles.

Outra vantagem do modelo de 4 rodas está na manobrabilidade dos patins. Enquanto um patins de 3 rodas pode funcionar melhor para ganhar velocidade, o patins de 4 rodas proporciona movimentos mais responsivos e precisos.

homem usando patins de 4 rodas inline Oxer
Patins de 4 rodas podem ser usados para manobras de controle, como essa acima.

Um patins de 4 rodas irá te ajudar a se manobrar melhor, principalmente no caso de ter que realizar curvas mais rápidas ou se locomover em baixa velocidade.

Agora, a desvantagem desse modelo é no ganho de velocidade, em que mesmo desempenhando um bom papel, ainda fica atrás de sua contraparte de 3 rodas.

Portanto, se você é iniciante, começar com um modelo de 4 rodas pode ser o ideal para você

Patins Quad

Outro modelo de patins de quatro rodas são os Patins Quad. Esses, no entanto, não são voltados para quem busca utilizar os patins de uma forma mais radical.

Essa modalidade de patins consiste em dois pares de rodas paralelos, promovendo maior estabilidade para o patinador e garantindo mais segurança. Nesse modelo os freios são localizados na parte frontal dos patins e funcionam de maneira mais simples que sua contraparte, os patins Inline.

mulheres usando patins de 4 rodas quad Oxer

Os patins Quad são mais recomendados para aqueles que buscam utilizar os patins mais como uma forma de passear e andar tranquilamente, ou até mesmo ir em festas de patins.

Se você busca mais velocidade, realizar manobras ou saltos, o mais recomendado é o modelo de patins Inline. Esse modelo de patins possui um rolamento que lhe permite atingir altas velocidades garantindo a devida segurança.

Patins de 3 rodas

Falando agora do outro modelo de patins, os de 3 rodas possuem rodas maiores e mais resistentes. Foi esse o objetivo pensado durante a criação desse modelo, maior ganho de velocidade e maior resistência ao solo.

As rodas do modelo de patins de 3 rodas são maiores, permitindo que elas sejam mais espaçadas e mais resistentes, assim você sentirá muito menos as rachaduras do chão de asfalto, por exemplo.

Outra grande vantagem dos patins de 3 rodas está na sua capacidade em ganhar velocidade. Com rodas maiores e mais resistentes, esse modelo poderá te proporcionar uma velocidade maior com menos esforço do que um patins de 4 rodas.

foto de um patins de 3 rodas

Porém, isso não vem sem suas desvantagens. Os patins de 4 rodas são mais estáveis de forma geral, permitindo maior manobrabilidade em velocidades médias e baixas, além de ser mais fácil de manter o equilíbrio neles.

Contudo, se você já for mais experiente e quiser buscar velocidade e manobras enquanto patina, o modelo recomendado é de fato o de 3 rodas. Esse modelo proporciona tudo que um patinador mais radical busca: velocidade alta sem muito esforço e maior redução de trepidação em pisos ruins.

Nossa indicação final

Após ler e se informar sobre as vantagens de cada modelo de patins e se decidir, é importante ter em mente que é essencial fazer básico quando patinar. Dominar os movimentos para se locomover, tomar cuidado com as curvas e controlar bem a sua velocidade para evitar acidentes. E acima de tudo, não esqueça de utilizar os equipamentos de proteção enquanto patina.

Com isso em mente, basta escolher o modelo de patins que mais se adéqua ao seu objetivo e patinar quanto quiser!

E se você mora em São Paulo, confira aqui os 10 melhores lugares para patinar na cidade.

Artigos esportivos para patinação

A OXER é uma marca 100% brasileira e que, há mais de 10 anos, vem motivando as pessoas em sua jornada no esporte. Entendemos que somos muitos, somos diversos. Temos sotaques diferentes, climas diferentes, corpos diferentes e escolhas diferentes, e você pode contar com a versatilidade da OXER em sua busca por um estilo de vida mais saudável – qualquer esforço vale, qualquer tempo conta!

Aqui na OXER você pode encontrar uma linha completa de produtos esportivos do vestuário aos acessórios, com tudo o que precisa para seu exercício físico. Você está buscando se identificar com algum esporte? Você já escolheu um esporte mas não sabe por onde começar? Você praticava esportes mas não sabe como retornar à ativa? Independente do seu perfil, a OXER está presente na vida dos brasileiros levando o esporte aonde for! OXER. VAI BEM COM TUDO. VAI BEM COM TODOS.


Instagram Oxer

Siga-nos no Instagram e fique por dentro de todas as novidades, campanhas e promoções.


Stories Recentes


Posts Similares