7 Benefícios da hidroginástica para a sua saúde

Se você está procurando uma forma de exercício de baixo impacto que possa trazer uma série de benefícios para a sua saúde, a hidroginástica pode ser a escolha perfeita. Exercitar-se na água pode ser divertido, energizante e terapêutico ao mesmo tempo, oferecendo uma experiência única de fitness.

A hidroginástica é uma atividade física realizada em piscina, assim como a natação, e consiste em uma série de movimentos e exercícios projetados para trabalhar todo o corpo. Por ser uma atividade de baixo impacto, pode ser adaptada para pessoas de todas as idades e níveis de habilidade, oferecendo uma série de benefícios para a saúde.

Então, se você está pronto para experimentar uma forma divertida e eficaz de exercício, esse esporte pode ser a escolha perfeita para você. Vamos mergulhar e descobrir os benefícios da hidroginástica e o que essa modalidade pode trazer para a sua vida!

7. Flexibilidade, mobilidade e coordenação motora

Com movimentos sem impacto, as amplitudes podem ser trabalhadas de maneiras mais eficientes, ocasionando um ganho expressivo de flexibilidade para quem está mergulhado nessa atividade.

O ganho de massa muscular auxilia diretamente a mobilidade e a diversidade de movimentos na coordenação motora.

trio na hidroginástica com exercícios de amplitude

Essa tríade de benefícios provavelmente é um dos fatores mais importantes para chegar com saúde na terceira idade.

6. Fortalece a musculatura

A hidroginástica pode ser uma excelente forma de fortalecer a musculatura, e isso se deve principalmente à resistência natural da água. A água é cerca de 800 vezes mais densa do que o ar, o que significa que oferece uma resistência constante em todas as direções, desafiando os músculos de forma única.

Na hidroginástica, o corpo é obrigado a trabalhar contra essa resistência da água, o que pode resultar no fortalecimento da musculatura. Além disso, como a hidroginástica é uma atividade de baixo impacto, as articulações são poupadas do atrito e impacto que ocorre em outros tipos de exercícios, o que significa que é menos provável que ocorram lesões ou dores nas articulações.

A hidroginástica é perfeita principalmente para você que quer fortalecer a musculatura e tem algum tipo de problema articular como condromalácia.

Dr. Adriano Leonardi

O fortalecimento muscular oferece vários benefícios para a saúde, como a melhora da postura, prevenção de lesões e aumento da massa muscular. Ter uma musculatura forte também pode ajudar a reduzir o risco de doenças crônicas, como a osteoporose, e melhorar a qualidade de vida em geral.

O fortalecimento da musculatura também auxilia dores existentes de lesões ativas. Muitos corredores com problemas articulares conseguem voltar ao esporte somente com fortalecimento, e nunca chegam a precisar de cirurgia.

Por essas razões, a hidroginástica pode ser uma excelente opção para aqueles que desejam fortalecer a musculatura de forma segura e eficaz, independentemente da idade ou nível de condicionamento físico.

5. Reduz o risco de doenças cardiovasculares

A hidroginástica é uma atividade aeróbica que aumenta a frequência cardíaca e respiratória, resultando na melhora da circulação sanguínea em todo o corpo. Assim, esse esporte pode reduzir alguns riscos cardiovasculares como, por exemplo, doenças coronárias e acidentes vasculares cerebrais.

médico cardiologista com coração

Além desses benefícios da hidroginástica, a prática também influencia na redução da pressão arterial, o que é um fator de risco importante para doenças cardiovasculares.

4. Redução do estresse e ansiedade

Como qualquer outra atividade física, a hidroginástica libera endorfinas, que são neurotransmissores que podem ajudar a melhorar o humor e reduzir o estresse. A prática de exercício físico auxilia, também, a regular os níveis de cortisol, conhecido como o hormônio do estresse.

Esse hormônio esteroide é produzido pelas glândulas suprarrenais, sendo liberado em resposta a situações estressantes ou desafiadoras. No entanto, em nossos dias cheios de trabalho e preocupações, ele pode ser mais liberado do que deveria.

O cortisol desempenha várias funções importantes no corpo, incluindo o controle do açúcar no sangue, a regulação do metabolismo, a resposta inflamatória e a resposta ao estresse.

Pessoa estressada com o trabalho

Com certeza, essas reações eram excelentes quando vivíamos nas cavernas e florestas, mas não em nosso estilo de vida moderno – as quais podem desencadear em um problema de saúde.

Por isso, a prática da hidroginástica pode controlar os níveis de cortisol e amenizar os sintomas negativos do excesso desse tipo de hormônio.

3. Auxilia no controle do peso

A hidroginástica é uma atividade física que queima calorias em razão da resistência da água. Isso pode ajudar a criar um déficit calórico necessário para perda de peso ou, também, para manter a queima das calorias diárias em nossas metas.

pés sobre balança para medir peso corporal

Além desses benefícios da hidroginástica, esse exercício auxilia no fortalecimento muscular e pode resultar em um pequeno ganho de músculos. Isso acontece devido ao aumento do metabolismo basal, o que nos traz uma maior queima calórica diária.

2. Aumento da energia no seu dia a dia

Com a prática contínua desse exercício físico, você vai perceber uma melhora significativa na disposição diária. Durante a aula de hidroginástica, o corpo libera endorfina – um neurotransmissor que pode ajudar a melhorar o humor e aumentar a energia.

Foto de um grupo de pessoas praticando natação

1. Auxilia na qualidade do sono

Além da hidroginástica ser um esporte relaxante que pode induzir ao sono, existem outros fatores para melhorar a qualidade da sua noite, tal como a melatonina.

A produção de melatonina é influenciada pela queda da temperatura corporal, resultando no aumento da sonolência. durante o exercício pode ajudar a aumentar a produção de melatonina durante a noite.

sono de qualidade

A melatonina, conhecida como hormônio do sono, é produzida naturalmente no cérebro pela glândula pineal. Esse hormônio é liberado naturalmente em resposta à escuridão, entretanto, sua produção pode ser comprometida com o nosso estilo de vida moderno.

Artigos esportivos para hidroginástica

Mergulhe de cabeça com a Oxer, a marca que oferece diversos produtos para sua hidroginástica.
Aqui você encontra maiôs, sungas e até acessórios para a prática esportiva.

A OXER é uma marca 100% brasileira e que, há mais de 10 anos, vem motivando as pessoas em sua jornada no esporte. Entendemos que somos muitos, somos diversos. Temos sotaques diferentes, climas diferentes, corpos diferentes e escolhas diferentes, e você pode contar com a versatilidade da OXER em sua busca por um estilo de vida mais saudável – qualquer esforço vale, qualquer tempo conta!

Aqui na OXER você pode encontrar uma linha completa de produtos esportivos do vestuário aos acessórios, com tudo o que precisa para seu exercício físico. Você está buscando se identificar com algum esporte? Você já escolheu um esporte mas não sabe por onde começar? Você praticava esportes mas não sabe como retornar à ativa? Independente do seu perfil, a OXER está presente na vida dos brasileiros levando o esporte aonde for! OXER. VAI BEM COM TUDO. VAI BEM COM TODOS.


Instagram Oxer

Siga-nos no Instagram e fique por dentro de todas as novidades, campanhas e promoções.


Stories Recentes


Posts Similares