Quais são os estilos de nado e as suas regras?

Umas das modalidades mais famosas das Olimpíadas é a natação. O esporte entrou, em definitivo, no programa olímpico em Londres no ano de 1908. Existem várias variantes durante as competições, conheça os estilos de nado e suas regras. 

Nado livre

No nado livre está a prova mais veloz da natação, os 50 metros. O brasileiro César Cielo é o recordista mundial desta prova com o tempo de 20s91. Além disso, ele levou o ouro nas Olimpíadas de Pequim 2008 e o bronze em Londres 2012.

Não existe uma obrigatoriedade de nado para as provas de nado livre. O nadador pode escolher qualquer um dos estilos. Normalmente, o nado crawl é o escolhido por ser o mais veloz.  

homem nadando
O nado livre tem a prova mais rápida da natação, sendo essa os 50m.

Nas Olimpíadas, as provas de nado livre têm as seguintes distâncias: 50m, 100m, 200, 400, 800 e 1500m, tanto para os homens como para as mulheres. Lembrando que a piscina olímpica tem 50 metros de comprimento.

Há também as provas de revezamento, 4x100m e 4x200m, na qual cada um dos 4 nadadores, ou nadadoras, vão percorrer 100m ou 200m. 

As principais regras desse estilo de nado são as seguintes:

  • O nadador não pode dar impulso no fundo da piscina;
  • O competidor é obrigado a tocar a parede ao completar cada volta e também no final da prova;
  • Não é permitido caminhar durante a prova;
  • Alguma parte do corpo do atleta precisa estar acima da água. Exceto no começo de cada volta, quando os atletas podem estar submersos por no máximo 15m.

Para o revezamento, também há algumas regras:

  • O próximo nadador só pode entrar na água quando o atleta que estiver na água bater na parede;
  • O atleta que entrará na água, com exceção do primeiro nadador, pode dar um impulso no bloco de partida;
  • Os atletas podem ser substituídos entre uma fase e outra da competição, mas a ordem devem ser sempre a mesma e não pode ser alterada;
  • O atleta só pode nadar uma vez por prova.

Nado costas

Mais um dos estilos de nado presente nas Olimpíadas é o nado costas. Nessa modalidade, os atletas são obrigados a nadar com a barriga para cima em toda a prova.

Diferentemente dos outros estilos de nado, neste os atletas não pulam na piscina para começar a prova, eles já estando na água na hora da partida. 

Nos Jogos Olímpicos, as provas do nado costas são de 100m e 200m, tanto no feminino, como no masculino. 

As principais regras desse estilo de nado são as seguintes:

  • O atleta precisa tocar a parede em cada volta e também no final da prova;
  • No final de cada volta, o nadador pode tocar a parede sem estar na posição de costas, mas no término da prova, é preciso tocar a mão e ele tem que estar na posição de costas;
  • Não é permitido tomar impulso no fundo na piscina ou caminhar;
  • O atleta pode nadar por no máximo 15 metros submersos, no começo de cada volta.

Nado peito

Mais um dos estilos de nado olímpico é o peito. Aqui o nadador só poderá movimentar os braços até a linha dos quadris e as pernas não se movimentam verticalmente, como nos outros nados que vimos até agora.

O movimento das pernas se inicia com os pés se deslocando em diagonal para fora e os joelhos se fechando e quase se tocando. A braçada também é diferente.

O nadador deve estar alinhado de forma perpendicular ao chão, com os braços esticados. Então o atleta deve puxar as mãos até a linha dos ombros, em movimentos circulares. Depois, é necessário aproximar as mãos no nível do queixo. 

As provas de nado peito nas Olimpíadas são as seguintes: 100m e 200m, para homens e para mulheres.

As principais regras desse estilo de nado são:

  • A cabeça do nadador precisa, em algum momento do ciclo de nado (braçada e pernada), estar acima da água;
  • O nadador precisa bater com as duas mãos separadas na parede da piscina, em cada volta e no final, e virar o corpo para alguns dos lados para poder continuar nadando;
  • Não é permitido tomar impulso no chão da piscina;
  • As mãos não podem passar do quadril;
  • Os pés precisam estar virados para fora durante o início da pernada.

Nado borboleta

Esse estilo de nado já rendeu ao nadador americano Michael Phelps 8 medalhas olímpicas. O nado borboleta também tem suas particularidades. O atleta realiza a braçada erguendo os dois braços ao mesmo tempo e as pernadas movimentam as duas pernas em sincronia.

Ao estar alinhado com o chão da piscina, o nadador começa a braçada fazendo uma puxada e levando as mãos até próximo as coxas. Depois, é necessário abrir os braços e erguê-los para fora da água. 

As pernadas ocorrem duas vezes para uma braçada e elas estão em movimento quase que o tempo todo durante a prova. 

Nos Jogos Olímpicos, as provas do nado borboleta são: 100m e 200m, tanto no feminino como no masculino.

As regras desse nado são as seguintes:

  • As braçadas precisam ser, obrigatoriamente, efetuadas com os dois braços ao mesmo tempo;
  • O nadador não pode nadar lateralmente;
  • Os movimentos de pernas e pés precisam ser simultâneos. É proibido alternar as pernas;
  • O nadador pode permanecer submerso por no máximo 15 metros;
  • A braçada precisa obrigatoriamente ter uma fase fora da água.

Nado medley

Esse não é bem um estilo de nado, na verdade, ele combina os 4 tipos de nados em uma única prova. O nadador precisa nadar borboleta, costas, peito e livre.

As provas individuais do nado medley no programa olímpico tem 200m e 400m, tanto para homens como para mulheres. Nos 200m, os atletas nadam 50m de cada estilo e, nos 400m, eles nadam 100m em cada tipo de nado.

O nado medley reúne 4 estilos de nados em uma única prova. Além das disputas individuais, há o revezamento.

Há também as provas de revezamento 4×100 masculino, feminino e misto. E no revezamento a ordem dos nados muda. No individual, a prova inicia com nado borboleta e depois costas, mas nas provas por equipe, o começo é nas costas, depois vem o nado peito, borboleta e por último o livre. 

As regras do medley seguem as regras de cada estilo de nado e também as regras do revezamento.

Leia também: Aprenda quais são os fundamentos da natação

Confira os produtos da Oxer ideais para te acompanhar nas aulas de natação!

Maiô para Natação Oxer com Proteção Solar Campeão Medley e Touca 2.0 – Adulto

Sunga Masculina com Proteção Solar UV Oxer Medley 13

15% OFF com cupom VEMDEOXER

Touca de Natação Oxer Big Acqua – Adulto

Artigos esportivos para natação

A OXER é uma marca 100% brasileira e que, há mais de 10 anos, vem motivando as pessoas em sua jornada no esporte. Entendemos que somos muitos, somos diversos. Temos sotaques diferentes, climas diferentes, corpos diferentes e escolhas diferentes, e você pode contar com a versatilidade da OXER em sua busca por um estilo de vida mais saudável – qualquer esforço vale, qualquer tempo conta!

Aqui na OXER você pode encontrar uma linha completa de produtos esportivos do vestuário aos acessórios, com tudo o que precisa para seu exercício físico. Você está buscando se identificar com algum esporte? Você já escolheu um esporte mas não sabe por onde começar? Você praticava esportes mas não sabe como retornar à ativa? Independente do seu perfil, a OXER está presente na vida dos brasileiros levando o esporte aonde for! OXER. VAI BEM COM TUDO. VAI BEM COM TODOS.


Instagram Oxer

Siga-nos no Instagram e fique por dentro de todas as novidades, campanhas e promoções.


Stories Recentes


Posts Similares