Correr ou caminhar? Afinal, o que é melhor para você?

Caminhar, geralmente é vista como uma etapa anterior à corrida. Inevitavelmente, quem deseja desenvolver uma rotina de exercícios físicos envolvendo a corrida deve partir de caminhadas, que são exercícios mais leves. Mas engana-se quem pensa que esse seja um caminho natural a ser seguido, ou que a corrida promove mais benefícios por ser uma prática mais intensa. 

Respondendo a pergunta, a verdade é que são práticas que se diferem entre si, desde a intensidade à própria dinâmica dos movimentos realizados durante a realização de cada uma. Escolher entre elas vai depender das metas e objetivos que você está buscando alcançar. 

Uma série de estudos com corredores e caminhantes foi realizada no Laboratório Nacional Lawrence Berkeley, nos Estados Unidos, com o propósito de comparar os efeitos dessas modalidades para os diversos aspectos da saúde. 

Confira a seguir qual delas é a melhor para você…

Quais os benefícios que a corrida proporciona? 

Em geral, a corrida é uma atividade que exige mais planejamento de treino, já que requer um condicionamento físico melhor. 

Um dos estudos realizados pelo Laboratório Lawrence Berkeley indica que a corrida é mais recomendada para praticantes que desejam emagrecer e/ou se manter em forma.

Quais os benefícios que correr proporciona?
Quais os benefícios que correr proporciona?

A intensidade elevada da prática proporciona um alto gasto calórico, fazendo com que ela seja, em comparação com a caminhada, mais eficiente para esse propósito específico. Além disso, também promove mais saciedade, já que ajuda na regulação dos hormônios que diminuem o apetite. 

A corrida também ajuda a desenvolver os músculos, já que manter-se em alta velocidade demanda maior esforço da musculatura das pernas, abdômen, costas e braços. Ao longo do tempo, essa atividade fortalece essas regiões, aprimorando a resistência física. 

Outro ponto positivo (não apenas da corrida, mas da caminhada também) diz respeito à saúde dos olhos. Um dos estudos realizados pelo laboratório Lawrence Berkeley comprovou que essas atividades físicas evitam o surgimento da catarata.

Mas se tratando da prevenção do glaucoma (um distúrbio que lesa o nervo óptico), os especialistas observaram que as modalidades mais cansativas tendem a apresentar melhores resultados. Isso se deve ao fato de treinos mais intensos serem mais eficazes em abaixar a pressão intraocular, que é o principal fator de risco para o desenvolvimento desse problema. 

A corrida é um excelente esporte para você
A corrida é um excelente esporte para você

A corrida também é excelente para garantir boas noites de sono, pois libera maiores quantidades de hormônios como a endorfina, que relaxam o corpo e ajudam a dormir melhor. No entanto, para as pessoas que são sedentárias, mesmo uma caminhada mais vagarosa pode gerar a produção dessas substâncias, tendo efeito positivo na qualidade do sono. 

Falando em endorfina, essa substância também possui papel determinante no humor, proporcionando alegria. Esse hormônio é uma das moléculas responsáveis por provocar aquela sensação de prazer durante e após os treinos. Quanto maior a carga de exercícios, maior a produção de endorfina.  

Se esses resultados são o que você procura, a prática regular de corridas pode ser uma importante aliada para conquistá-los. Entretanto, a caminhada também apresenta muitas vantagens, como veremos a seguir. 

E quanto à caminhar, quais as vantagens? 

A caminhada é a atividade mais comumente recomendada aos iniciantes na prática física, como quem deseja sair do sedentarismo e ter uma vida mais ativa, por exemplo. Ela exige menos que a corrida, por isso é mais democrática e pode ser praticada por basicamente qualquer pessoa, desde que não existam contraindicações para tal. 

Quais são os benefícios da caminhada?
Quais são os benefícios da caminhada?

Apesar de exigir menos esforço físico em comparação à corrida, a caminhada também traz diversos benefícios à saúde se for praticada com frequência.

Uma das pesquisas feitas pelo laboratório Lawrence Berkeley aponta que a caminhada e a corrida apresentam resultados semelhantes quanto à baixa das taxas de colesterol e redução dos riscos de ter diabetes, hipertensão e infarto.

Como a caminhada exige menos do coração, é a opção mais segura para iniciantes e para quem acabou de sair do sedentarismo. No entanto, como é uma atividade menos intensa, quem caminha precisa se exercitar mais e por mais tempo para ter os mesmo ganho de quem corre.

A saúde dos ossos também tem muito a se beneficiar com a prática de caminhadas regularmente. Isso porque o impacto das passadas estimula a produção de massa óssea e contribui com a renovação adequada dos ossos.

A caminhada também contribui para um estilo de vida mais saudável
A caminhada também contribui para um estilo de vida mais saudável

Para se ter uma noção, as caminhadas são recomendadas até mesmo para pessoas que já sofrem com osteoporose, a depender do estágio de desenvolvimento da doença. Em relação à corrida, a caminhada é mais segura nesse sentido pois apresenta menos riscos de fraturas por estresse.

Além disso, também é a melhor opção para evitar lesões. Quem corre geralmente realiza movimentos que culminam em sobrecarga nas articulações, o que pode gerar contusões, principalmente se o corredor não estiver devidamente preparado. Portanto, quem caminha com a meta de acelerar e intensificar seu treino, precisa realizar um trabalho prévio de fortalecimento, já que os músculos ajudam a amortecer o choque. 

Segundo um relatório elaborado por profissionais da Universidade Cruzeiro do Sul, as práticas mais leves também tendem a apresentar melhores resultados em prol do trabalho das células que compõem o sistema imunológico. Já na realização da corrida e outras práticas mais intensas, o relatório indica que há diminuição do trabalho de algumas unidades específicas do sistema imunológico.  

Como é possível notar, tanto a corrida quanto a caminhada proporcionam benefícios excelentes à saúde em geral. Ambas promovem qualidade de vida, condicionamento físico e inúmeras vantagens ao corpo e à mente. 

A combinação das duas atividades físicas é uma boa alternativa
A combinação das duas atividades físicas é uma boa alternativa

Em muitos casos, é a combinação entre essas duas atividades físicas que trará melhores resultados, sendo essa geralmente a recomendação mais comum por parte dos profissionais. Professores e treinadores podem indicar um treino intercalado entre caminhada e corrida de acordo com cada caso, buscando práticas mais eficazes para atender as metas visadas por cada praticante.

No fim das contas, a melhor atividade física para você é aquela que melhor se adapta aos seus objetivos e a que de fato te gera prazer e bem-estar ao realizá-la. Você já tem uma preferida? Conte pra gente qual é nos comentários abaixo. 

Artigos esportivos para corrida/caminhada

A OXER é uma marca 100% brasileira e que, há mais de 10 anos, vem motivando as pessoas em sua jornada no esporte. Entendemos que somos muitos, somos diversos. Temos sotaques diferentes, climas diferentes, corpos diferentes e escolhas diferentes, e você pode contar com a versatilidade da OXER em sua busca por um estilo de vida mais saudável – qualquer esforço vale, qualquer tempo conta!

Aqui na OXER você pode encontrar uma linha completa de produtos esportivos do vestuário aos acessórios, com tudo o que precisa para seu exercício físico. Você está buscando se identificar com algum esporte? Você já escolheu um esporte mas não sabe por onde começar? Você praticava esportes mas não sabe como retornar à ativa? Independente do seu perfil, a OXER está presente na vida dos brasileiros levando o esporte aonde for! OXER. VAI BEM COM TUDO. VAI BEM COM TODOS.


Instagram Oxer

Siga-nos no Instagram e fique por dentro de todas as novidades, campanhas e promoções.


Stories Recentes


Posts Similares