Como surgiu a natação? Conheça a origem do esporte

Nadar não parece tão natural para nós como andar ou caminhar. Então… Como surgiu a natação? E por que ela se tornou uma modalidade esportiva tão importante?

Por isso, nesse post você irá saber um pouco mais sobre a origem desse esporte.

Quando surgiu a natação?

Os primeiros registros que temos de pessoas nadando são mais antigos do que normalmente se espera. Nas antigas pinturas rupestres já haviam desenhos de homens nadando. Dessa mesma forma, obras da antiguidade como Ilíada ou Odisseia já faziam menções ao ato de nadar.

Porém, a natação como conhecemos hoje demorou muito mais tempo para se tornar realidade. Enquanto campeonatos de natação já aconteciam mesmo nos tempos antes de Cristo, a forma de nado não era padronizada e muito menos tinha sido aprimorada.

O nado, como conhecemos hoje, só veio a ser desenvolvido por volta do ano de 1696 pelo francês M. Theneval com a ideia de um nado em que moveria os braços e pernas como uma rã. Posteriormente, essa forma de nado seria conhecida como o nado “peito” que conhecemos hoje.

Quais os nados que temos hoje?

Hoje, nas competições de natação, temos 4 principais tipos de nados. O nado peito, que foi descrito anteriormente, é considerado como um desses principais estilos.

O nado costas foi criado pelo italiano Bernardi no ano de 1794. O italiano descreve uma forma de nadar que consiste em jogar os braços por trás da cabeça, enquanto se está de barriga para cima na água.

O nado crawl é o mais popular entre todos os nadadores. Este nado consiste em nadar batendo as pernas na água. Essa técnica funciona em razão do nadador jogar seus braços para cima, alternando entre eles e os puxando na água, resultando em sua locomoção na água.

O nado borboleta consiste em jogar os dois braços ao mesmo tempo por fora da água, usando essa força para se locomover o mais rápido possível.

Como surgiu a natação competitiva?

As primeiras competições de natação são mais antigas do se espera. Desde o ano 38 a.C já ocorriam os primeiros campeonatos de natação! Nessa época, o antigo imperado japonês Sugin já promovia os primeiros festivais desse esporte.

mulher nadando com acessório de natação

No entanto, a natação como modalidade competitiva, é muito mais moderna do que imaginamos. As competições surgiram apenas por volta do ano 1800 na Europa, época que existiam apenas competições de nado peito.

A formalização da natação como esporte só aconteceu mais tarde, com a criação da National Swimming Association em Londres, sendo este o pontapé inicial para começar a realizar campeonatos organizados de todos os nados.

O primeiro torneio oficial de natação ocorreu em Sydney, no ano de 1858, no campeonato mundial de 440 jardas. A partir desse momento, os torneios oficiais ganharam espaço ao redor do mundo. Nas Olimpíadas de 1908, em Londres, foi criada a Federação internacional de Natação (FINA) – a qual é responsável pela modalidade de natação e, também, das provas de polo aquático, nado sincronizado e saltos ornamentais.

Quais os benefícios de praticar natação?

mulher nadando com acessório de natação

Agora que você já sabe como surgiu a natação, fique atento para saber os benefícios dessa prática e entender o porquê você deveria começar a nadar também.

A natação é um dos esportes mais completos de todos, ela é capaz de trabalhar o seu corpo inteiro durante a prática. Ou seja, ela aumenta sua frequência cardíaca, tonifica os músculos e aumenta sua força, tudo em uma sessão de natação.

A natação também é uma das melhores opções para pessoas com artrite ou com lesões. Diferentemente de muitos outros esportes, a natação não é um exercício de alto impacto. Dessa forma, a natação pode até mesmo ajudar a reduzir as dores e melhorar uma lesão através do fortalecimento dos músculos.

Uma outra modalidade da natação com muitos benefícios é natação no gelo. Pode parecer estranho, mas em países mais frios ela tem se tornado cada vez mais popular. Para compreender melhor o que a natação no gelo pode te proporcionar, confira essa notícia publicada pela CNN Brasil:

Pantzar encontrou evidências científicas de que não era apenas a emoção de se gabar que fazia os nadadores de gelo se sentirem tão eufóricos. Ainda assim, ela descobriu que os benefícios desses mergulhos gelados não param com o aumento da liberação dos hormônios do bem-estar. Pantzar explicou uma série de efeitos secundários para a natação em água fria, incluindo circulação sanguínea melhorada, um sistema imunológico reforçado e um aumento nas calorias queimadas.

Kathleen Rellihan, JORNALISTA, EM NOTÍCIA PUBLICADA PELA CNN BRASIL EM 16 DE ABRIL DE 2022.

Artigos esportivos para natação

A OXER é uma marca 100% brasileira e que, há mais de 10 anos, vem motivando as pessoas em sua jornada no esporte. Entendemos que somos muitos, somos diversos. Temos sotaques diferentes, climas diferentes, corpos diferentes e escolhas diferentes, e você pode contar com a versatilidade da OXER em sua busca por um estilo de vida mais saudável – qualquer esforço vale, qualquer tempo conta!

Aqui na OXER você pode encontrar uma linha completa de produtos esportivos do vestuário aos acessórios, com tudo o que precisa para seu exercício físico. Você está buscando se identificar com algum esporte? Você já escolheu um esporte mas não sabe por onde começar? Você praticava esportes mas não sabe como retornar à ativa? Independente do seu perfil, a OXER está presente na vida dos brasileiros levando o esporte aonde for! OXER. VAI BEM COM TUDO. VAI BEM COM TODOS.


Instagram Oxer

Siga-nos no Instagram e fique por dentro de todas as novidades, campanhas e promoções.


Stories Recentes


Posts Similares