10 Principais riscos do sedentarismo

risco cardíaco

O sedentarismo é um mau hábito, caracterizado pela ausência da prática de atividades físicas e resultando em um gasto calórico reduzido. Se tornou uma preocupação ainda maior nas últimas décadas devido ao estilo de vida moderno, com a comodidade das escadas rolantes e elevadores, e o tempo gasto dentro de carros, trabalhando em frente ao computador ou no sofá assistindo à TV.

Apesar de ser de certa forma naturalizado em nossa sociedade, o sedentarismo apresenta diversos riscos à saúde. Pessoas sedentárias têm 54% a mais de chances de sofrer infarto e 50% a mais de ter um AVC em comparação ao restante da população em geral. 

Confira a seguir quais são os principais riscos do sedentarismo. 

10 – Hipertensão arterial X Sedentarismo

O sedentarismo é um dos principais fatores de risco para a pressão alta, doença que ataca os vasos sanguíneos, coração, cérebro, olhos e rins. A hipertensão geralmente não apresenta sintomas, mas se não for tratada e com o passar do tempo pode levar ao aparecimento de alterações vasculares, cardíacas e metabólicas que aumentam o risco de diversos problemas de saúde. 

Para evitar que isso aconteça, é importante incluir em sua rotina a realização de uma atividade física prazerosa. Isso vale sobretudo para quem já tem maiores chances de desenvolver a pressão alta devido a outros fatores, como tabagismo ou alcoolismo. Com 30 minutos de caminhada por dia já é possível garantir a redução dos riscos de problemas relacionados à hipertensão. 

9 – Colesterol alto

Os altos índices de colesterol são geralmente consequência do sedentarismo e da alimentação rica em gordura. Ambos os hábitos favorecem o acúmulo de gordura no interior das veias, que limita o fluxo de sangue e aumenta o risco de problemas cardiovasculares, como infarto ou acidente vascular cerebral. 

homem comendo lanche de fast food
Fast Food é uma das principais fontes de colesterol

O colesterol alto não apresenta sintomas, por isso evolui de maneira silenciosa. Para evitar que isso aconteça, é importante ter uma rotina com atividades físicas, dieta balanceada (evitando gorduras, açúcares e alimentos industrializados) e manter seus exames de sangue em dia. 

8 – Acidente vascular cerebral

Mais popularmente conhecido pela sigla AVC, essa condição é uma das principais causas de morte, incapacitação e internações em todo o mundo. Uma pesquisa realizada no Canadá e publicada pelo periódico estadunidense Stroke revelou que o sedentarismo aumenta em sete vezes o risco de uma pessoa ter um AVC.  

Como vimos anteriormente, levar uma vida sedentária favorece o acúmulo de gordura nos vasos sanguíneos, e isso pode gerar algumas complicações, como o AVC. Ele acontece quando os vasos que levam sangue até o cérebro se entopem ou rompem, causando a paralisia da área que ficou sem circulação sanguínea. 

A probabilidade de ocorrência do AVC também pode aumentar devido à hipertensão, colesterol alto e tabagismo, entre outros. Como é possível observar, está tudo conectado. Por isso, o segredo para uma vida saudável é manter bons hábitos, alimentar-se bem e praticar atividades físicas regularmente. 

7 – Síndrome Metabólica

O termo Síndrome Metabólica se refere a um conjunto de fatores de risco, como hipertensão arterial, nível elevado de açúcar no sangue, excesso de gordura corporal em torno da cintura e níveis anormais de colesterol. Quando manifestadas juntas, essas condições aumentam as chances do desenvolvimento de doenças cardíacas, AVCs e diabetes. 

A síndrome surge como uma das principais consequências do sedentarismo. É um quadro considerado grave, que também pode estar associado a outros problemas de saúde, como doenças degenerativas, câncer, demência e depressão. 

Para fugir de problemas como os citados acima, é importante evitar que seu organismo chegue a esse ponto, que beira o colapso.

6 – Distúrbios do sono

Pessoas sedentárias geralmente também têm a qualidade do sono comprometida. Os distúrbios do sono incluem mudanças nos padrões de sono que podem afetar negativamente a saúde. Os problemas mais comuns relativos à hora de dormir são insônia e apnéia obstrutiva do sono.

O que acontece é que o desequilíbrio na sua saúde pode afetar a qualidade do seu sono, que deixa de acontecer da maneira como deveria. Isso pode se tornar um ciclo vicioso, já que noites bem dormidas são essenciais para a saúde. 

5 – Diabetes tipo 2 pode ser gerada por sedentarismo

A diabetes tipo II está relacionada ao excesso crônico de açúcar no sangue, resultante da resistência do organismo à insulina ou sua produção insuficiente. A falta de atividades físicas no dia a dia combinada a uma alimentação desregrada pode favorecer o desenvolvimento dessa condição.  

Quando a diabetes não é tratada, pode desencadear outras complicações. As altas taxas de glicemia podem levar a problemas no coração, artérias, olhos, rins, nervos e, em casos mais graves, pode levar à morte.

4 – Câncer 

Outro grande risco que o sedentarismo provoca é o desenvolvimento de diversos tipos de câncer, como o de cólon, de mama e uterino. 

Matéria publicada na plataforma do Instituto Vencer o Câncer afirma que mulheres que praticam ao menos quatro horas de atividades físicas semanais reduzem em até 60% os riscos de câncer de mama quando comparadas com mulheres com hábitos de vida sedentários.

Além disso, o sedentarismo aliado à obesidade também pode estar relacionado a 50% dos casos de câncer do endométrio, 25% do cólon e 37% do esôfago, segundo o Instituto Nacional do Câncer (Inca).

3 – Osteoporose

Essa doença é caracterizada pela perda progressiva de massa óssea, o que torna os ossos enfraquecidos e predispostos a fraturas. Muitas pessoas não apresentam sintomas de que têm osteoporose até que tenham uma fratura óssea.

Quem leva uma vida sedentária têm mais probabilidade de desenvolver osteoporose. Isso acontece porque na falta de atividade física os músculos não são requisitados, sendo que é justamente a tração que eles provocam sobre os ossos que ajuda a torná-los mais fortes e prevenir esse problema.  

Quando desenvolvida pelo sedentarismo, essa condição pode ser chamada de osteoporose por desuso. Os exercícios mais recomendados para evitar essa condição são os que provocam maior tensão muscular, como musculação, pilates, treino funcional, hidroginástica, caminhada e corrida. Mas além do exercício, é preciso ter uma dieta rica em fontes de cálcio e exposição solar adequada. 

2 – Doenças do coração

Problemas de saúde relacionados ao coração são os mais temidos, e também uma das mais graves consequências causadas pelo sedentarismo, obesidade e diabetes. A falta de exercícios físicos leva ao acúmulo de gordura nas paredes dos vasos sanguíneos, dificultando a passagem de sangue e comprometendo a circulação e o funcionamento do coração. 

Uma vida sem atividades físicas pode levar a numerosas doenças que elevam o risco de problemas cardiovasculares, como angina, infarto agudo do miocárdio e tromboses. Segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS), cerca de 5 milhões de mortes poderiam ser evitadas por ano se a população optasse por um estilo de vida menos sedentário. 

Pequenas mudanças de hábitos como caminhadas diárias, usar escadas em vez de elevadores e fazer algum esporte de sua preferência podem fazer toda a diferença, promovendo bem-estar e saúde.

Para garantir uma vida saudável, realize atividades moderadas por cinco vezes na semana durante 30 minutos, ou atividades intensas três vezes na semana, durante 20 minutos. 

1 – Depressão pode ser gerada por sedentarismo

Uma rotina com atividades físicas leves pode ajudar a tratar e a prevenir a depressão e a ansiedade. A realização de exercícios ajuda na produção de substâncias que promovem a sensação de alegria e bem-estar, contribuindo com a saúde mental. 

homem solitário sentado no sofá
O sedentarismo é um alimento para a depressão. Se manter em movimento é uma das melhores saídas para vencer essa doença

Um estudo divulgado no periódico científico American Journal of Psychiatry mostrou que pessoas sedentárias são 44% mais propensas a ter depressão, em comparação com aquelas que faziam pelo menos uma hora de atividade física por semana.

Pensar em iniciar um novo esporte pode ser muito desafiador, por isso vale a pena começar com atividades mais simples. Mesmo se movimentar dentro de casa já pode apresentar resultados positivos: estudos mostram que 10 mil passos diários trazem os benefícios de um dia ativo. Sendo assim, comece aos poucos: pegue escada sempre que possível, caminhe até o ponto de ônibus, estacione o carro mais longe. 

Quando a atividade é simples e não requer estrutura ou acessórios específicos, é mais fácil dar o primeiro passo. Por isso a caminhada e a corrida são tão populares. 

Se gostou desse artigo, compartilhe nas suas redes sociais para as informações aqui presentes alcançarem mais pessoas. Dica boa é dica compartilhada! 

Conheça a coleção da Oxer

A OXER é uma marca 100% brasileira e que, há mais de 10 anos, vem motivando as pessoas em sua jornada no esporte. Entendemos que somos muitos, somos diversos. Temos sotaques diferentes, climas diferentes, corpos diferentes e escolhas diferentes, e você pode contar com a versatilidade da OXER em sua busca por um estilo de vida mais saudável – qualquer esforço vale, qualquer tempo conta!

Aqui na OXER você pode encontrar uma linha completa de produtos esportivos do vestuário aos acessórios, com tudo o que precisa para seu exercício físico. Você está buscando se identificar com algum esporte? Você já escolheu um esporte mas não sabe por onde começar? Você praticava esportes mas não sabe como retornar à ativa? Independente do seu perfil, a OXER está presente na vida dos brasileiros levando o esporte aonde for! OXER. VAI BEM COM TUDO. VAI BEM COM TODOS.


Instagram Oxer

Siga-nos no Instagram e fique por dentro de todas as novidades, campanhas e promoções.


Stories Recentes


Posts Similares