Como respirar na corrida da maneira correta?

Confira dicas sobre qual é o melhor horário para correr

A corrida é uma atividade física que traz inúmeros benefícios para a saúde, desde a melhoria do condicionamento físico até a redução do estresse e da ansiedade. No entanto, muitas pessoas podem sentir dificuldades em respirar corretamente durante a corrida, o que pode levar a uma série de problemas, como cansaço excessivo, falta de ar e até lesões.

Por isso, neste post, vamos falar sobre a importância da respiração correta durante a corrida e como é possível melhorar a técnica de respiração para ter um desempenho melhor e mais seguro.

Entenda a importância da respiração correta na corrida

A respiração é um dos processos mais importantes do nosso corpo, e durante a corrida, ela desempenha um papel fundamental. Quando corremos, nosso corpo precisa de mais oxigênio para produzir energia, e a respiração é responsável por fornecer esse oxigênio para os músculos.

Respirar corretamente durante a corrida é fundamental para garantir que o corpo esteja recebendo a quantidade de oxigênio necessária. Além disso, uma respiração correta pode ajudar a controlar a frequência cardíaca e a prevenir a fadiga, permitindo que você corra por mais tempo e com menos esforço.

A respiração é muito importante durante a corrida e para facilitar o treino deve-se inspirar pelo nariz a cada 2 passadas, soltando o ar pela boca. É normal ficar ofegante nas primeiras corridas, mas com o tempo é normal a respiração se tornar mais fácil. Nas primeiras vezes deve-se evitar conversar enquanto corre para não ficar com a dor na costela, que é tão comum em quem não tem muito condicionamento físico. 

Personal carlos bruce

Conheça os tipos de respiração

Existem diferentes técnicas de respiração que podem ser utilizadas durante a corrida, e cada uma delas pode ter um efeito diferente no desempenho e na sensação de esforço. Confira a seguir os principais tipos de respiração utilizados pelos corredores:

Respiração pelo nariz

A respiração pelo nariz é uma das técnicas mais utilizadas pelos corredores. Ela ajuda a filtrar o ar e a umidificar antes que ele chegue aos pulmões, o que pode ser especialmente útil em condições de ar seco. No entanto, a respiração pelo nariz pode ser limitante em corridas de alta intensidade, já que pode não fornecer oxigênio suficiente para o corpo.

Respiração pela boca

A respiração pela boca é outra técnica utilizada pelos corredores, principalmente em corridas de alta intensidade. Ela permite a entrada de uma quantidade maior de oxigênio no corpo, o que pode ajudar a aumentar o desempenho. No entanto, a respiração pela boca pode causar ressecamento na boca e garganta em corridas longas.

Duas pessoas correndo.

Respiração abdominal

A respiração abdominal envolve expandir o abdômen durante a inspiração e contrair durante a expiração. Essa técnica pode ajudar a aumentar a capacidade pulmonar e melhorar a eficiência da respiração durante a corrida.

Respiração torácica

A respiração torácica envolve expandir o tórax durante a inspiração e contrair durante a expiração. Essa técnica pode ser útil para corredores que precisam de uma quantidade maior de oxigênio durante a corrida, mas pode ser menos eficiente do que a respiração abdominal.

Aprenda a Técnica Correta de Respiração

Agora que você já conhece os tipos de respiração utilizados pelos corredores, é importante aprender a técnica correta para respirar durante a corrida. Confira as dicas a seguir:

  • Comece inspirando pelo nariz e expirando pela boca. Essa técnica pode ajudar a controlar a respiração e evitar a falta de ar durante a corrida;
  • Mantenha uma respiração ritmada e constante. Tente manter um ritmo de respiração que seja confortável para você, e que permita que você corra por mais tempo e com menos esforço;
  • Use a respiração abdominal para aumentar a capacidade pulmonar e melhorar a eficiência da respiração. Para isso, inspire profundamente pelo nariz, expandindo o abdômen, e expire pela boca, contraindo o abdômen;
  • Evite respirar de forma superficial ou acelerada. Essa técnica pode aumentar a frequência cardíaca e a fadiga durante a corrida;
  • Mantenha uma postura correta durante a corrida. Isso pode ajudar a expandir o tórax e melhorar a capacidade pulmonar.

Pratique a técnica de respiração durante os treinos

Agora que você já aprendeu a técnica correta de respiração durante a corrida, é hora de praticar durante os treinos. Comece com treinos curtos e aumente gradualmente a duração e a intensidade da corrida, sempre mantendo a técnica correta de respiração.

Além disso, tente incorporar exercícios de respiração em sua rotina de treinos. Esses exercícios podem ajudar a fortalecer os músculos respiratórios e melhorar a eficiência da respiração durante a corrida.

foto de duas pessoas correndo na esteiras

Melhore seu desempenho na corrida

A respiração correta durante a corrida é fundamental para garantir um desempenho melhor e mais seguro. Conhecer os tipos de respiração utilizados pelos corredores e aprender a técnica correta de respiração pode ajudar a aumentar a capacidade pulmonar, controlar a frequência cardíaca e prevenir a fadiga durante a corrida.

Praticar a técnica de respiração durante os treinos pode ajudar a melhorar a eficiência da respiração e aumentar o desempenho durante a corrida. Portanto, não deixe de investir tempo em treinar a técnica de respiração para se tornar um corredor mais eficiente e seguro.

Leia também: Correr ou caminhar? Afinal, o que é melhor para você?

Artigos esportivos para corrida/caminhada

A OXER é uma marca 100% brasileira e que, há mais de 10 anos, vem motivando as pessoas em sua jornada no esporte. Entendemos que somos muitos, somos diversos. Temos sotaques diferentes, climas diferentes, corpos diferentes e escolhas diferentes, e você pode contar com a versatilidade da OXER em sua busca por um estilo de vida mais saudável – qualquer esforço vale, qualquer tempo conta!

Aqui na OXER você pode encontrar uma linha completa de produtos esportivos do vestuário aos acessórios, com tudo o que precisa para seu exercício físico. Você está buscando se identificar com algum esporte? Você já escolheu um esporte mas não sabe por onde começar? Você praticava esportes mas não sabe como retornar à ativa? Independente do seu perfil, a OXER está presente na vida dos brasileiros levando o esporte aonde for! OXER. VAI BEM COM TUDO. VAI BEM COM TODOS.


Instagram Oxer

Siga-nos no Instagram e fique por dentro de todas as novidades, campanhas e promoções.


Stories Recentes


Posts Similares