Qual é a diferença entre yoga e pilates?

mulher praticando yoga

Essas duas atividades trazem benefícios para quem pratica, mas cada uma tem um foco e vai trabalhar regiões diferentes do corpo. Conheça melhor cada uma delas para entender a diferença entre yoga e pilates para, depois, escolher a sua favorita.

Antes de falar da diferença entre yoga e pilates, é importante conhecer um pouco melhor sobre essas duas atividades. Isso é importante para ajudar na hora de escolher entre ambas, pois cada pessoa conta com diferentes metas na hora de praticar um exercício físico.

Conheça o Pilates

Essa atividade foi criada com o intuito de tratar doentes e lesionados da Primeira Guerra Mundial. A prática leva o nome do criador Joseph Pilates, alemão nascido em 1883. O inventor era uma criança com muitos problemas de saúde, como raquitismo, asma e também febre reumática. Durante a adolescência, ele começou a estudar anatomia e fisiologia humana para entender como poderia fazer para ter uma vida melhor.

homem praticando pilates com auxílio de bola e tapete
O pilates ajuda a trazer mais flexibilidade para o praticante.

O Método Pilates alia exercícios realizados no chão, os quais vão ser utilizados o peso do corpo para realizar os movimentos, mas também existem treinos feitos com o auxílio de máquinas com molas. Essas molas vão facilitar o exercício, sendo indicados para aquelas pessoas que estão começando a fazer atividade física.

Apesar de parecer uma atividade tranquila, o pilates exige sim esforço e ela pode ser desafiadora para todas as pessoas que praticam. O pilates pode ajudar aquelas pessoas que sofrem com dores nas costas e lombares, causadas por ficar muito tempo trabalhando no computador. 

Entre os benefícios do pilates, é possível notar a melhora da respiração, assim como na concentração. Os exercícios são feitos de forma individual ou em grupos pequenos, evitando distrações. Além disso, o Pilates proporciona outros benefícios como a melhora na postura, força e flexibilidade.

A atividade foca no físico e oferece resultados para um envelhecimento mais saudável. As gestantes também podem ter benefícios na prática da atividade, é possível adaptar os movimentos para as limitações da mamãe. 

Conheça a Yoga

Essa é uma prática milenar, criada na índia e que também tem benefícios para o corpo e, também, ajuda na saúde mental. O método da yoga alia exercícios físicos com meditação. Por isso, além dos benefícios para o corpo, a mente ficará muito mais tranquila.

mulheres praticando yoga
Diferentemente do pilates, a yoga tem um grande foco na mente e na espiritualidade.

A meditação da yoga ajuda na concentração, no alívio da ansiedade e do stress, sendo uma atividade muito praticada nos dias atuais. Os exercícios proporcionam melhora na melhora da flexibilidade, alívio das dores musculares, fortalecimento corporal, autoconhecimento e, também, no equilíbrio emocional.

mulher praticando posição de yoga
A yoga também vai trazer mais flexibilidade para o corpo.

Outra característica do yoga são as posturas realizadas no solo em todos os momentos, não há uso de nenhum equipamento como no caso do pilates. 

Como deu para perceber, a yoga é uma atividade muito mais voltada para a mente do que o pilates. Isso pode trazer benefícios para quem sofre de ansiedade, stress, e diversos outros aspectos emocionais relacionados a rotina do dia a dia. 

Diferenças entre yoga e pilates

As duas atividades podem trazer muitas melhorias para o corpo e ajudar a pessoa a ter um corpo mais saudável e longe das dores. Entretanto, se engana quem pensa que pilates e yoga são a mesma coisa. Apesar de terem algumas semelhanças, elas são diferentes e focadas em diferentes áreas.

dupla praticando posição de yoga
Com uma rotina cansativa e estressante, a yoga pode ajudar a trazer mais calma e equilíbrio mental.
  • Foco: O pilates é mais pensado para o corpo, especialmente para a reabilitação. A yoga também pode ajudar na reabilitação, porém o grande foco dessa atividade é o aspecto mental e espiritual.
  • Respiração: Ambas as práticas aliam a respiração, mas de formas diferentes. No pilates, a inspiração é feita pelo nariz e a expiração através da boca. Enquanto na yoga, a inspiração e a expiração são feitas pelo nariz. 
  • Origem: Suas origens são diferentes. Enquanto o pilates nasceu no século passado na Alemanha, a Yoga foi originada na Índia há mais de 5 mil anos.
  • Equipamentos: O pilates pode associar aparelhos, equipamentos e exercícios sem o uso de ambos. Diferentemente da yoga, que é executada apenas com um tapete para conforto do praticante.

Como deu para perceber, há diferença entre yoga e pilates. Cada atividade está focada em uma área e trará diferentes benefícios. Então, por isso, a escolha de cada atividade física deve ser feita de acordo com as necessidades de cada pessoa. 

Como escolher entre yoga e pilates?

A escolha entre Yoga e Pilates depende em grande parte de seus objetivos individuais. Se você está buscando uma prática que aumenta a força do núcleo e melhora a postura, o Pilates pode ser uma boa opção. Se você deseja uma prática que integra o físico, o mental e o espiritual, a Yoga pode ser mais apropriada.

Lembre-se, não há uma resposta “certa” ou “errada”. Experimente ambas as práticas para ver qual você prefere. Cada corpo é diferente e o que funciona para uma pessoa pode não funcionar para outra.

Confira alguns produtos da Oxer ideais para praticar yoga e pilates!

Bolsa Yoga Oxer Mat Dobrável – Adulto

Bola de Ginástica Oxer – 75 cm

Macacão Feminino Oxer Yoga

Artigos esportivos para yoga

A OXER é uma marca 100% brasileira e que, há mais de 10 anos, vem motivando as pessoas em sua jornada no esporte. Entendemos que somos muitos, somos diversos. Temos sotaques diferentes, climas diferentes, corpos diferentes e escolhas diferentes, e você pode contar com a versatilidade da OXER em sua busca por um estilo de vida mais saudável – qualquer esforço vale, qualquer tempo conta!

Aqui na OXER você pode encontrar uma linha completa de produtos esportivos do vestuário aos acessórios, com tudo o que precisa para seu exercício físico. Você está buscando se identificar com algum esporte? Você já escolheu um esporte mas não sabe por onde começar? Você praticava esportes mas não sabe como retornar à ativa? Independente do seu perfil, a OXER está presente na vida dos brasileiros levando o esporte aonde for! OXER. VAI BEM COM TUDO. VAI BEM COM TODOS.


Instagram Oxer

Siga-nos no Instagram e fique por dentro de todas as novidades, campanhas e promoções.


Stories Recentes


Posts Similares