Quais os benefícios da ginástica localizada?

mulher fazendo abdominal em casa com acessórios Oxer

Se você está buscando uma forma de melhorar a sua saúde e sair do sedentarismo, a ginástica localizada pode ser uma ótima opção. Confira o post e entenda os benefícios da ginástica localizada e como sua qualidade de vida pode melhorar com essa atividade.

O que é ginástica localizada?

A ginástica localizada é uma atividade física baseada na realização de exercícios físicos com movimentos simples, rítmicos e repetitivos. Além disso, pode ser realizada tanto com o peso do corpo, bem como com halteres, anilhas e barras.

O principal objetivo da ginástica localizada é desenvolver a força, flexibilidade e resistência muscular, proporcionando assim para o praticante uma melhora de seu condicionamento físico, em geral.

Na ginástica localizada, cada exercício é focado em um determinado músculo, que será trabalhado de forma isolada. Diferentemente da musculação, a ginástica localizada preza mais por exercícios mais livres, porém ainda pode fazer o uso de máquinas ou acessórios para te auxiliar em determinado exercício.

Se você está começando, o ideal é não exagerar nos pesos e nem na quantidade de repetições, devido ao seu corpo precisar se acostumar com a prática de atividades físicas. O comum é que se realize um “treino de adaptação” que irá te familiarizar com os movimentos e evitará te sobrecarregar.

Dessa forma, se você pretende iniciar a prática para colher os diversos benefícios da ginástica localizada, o ideal é buscar um profissional para te auxiliar nos treinos.

Além disso, pode ser importante passar em um médico para realizar uma bateria de exames e determinar se você está apto ou não para determinada atividade física.

Para mais dicas, confira também o post: Como começar na academia? Veja como iniciar!

Qual a diferença entre ginástica localizada e funcional?

Ambas são modalidades de exercício físico com objetivo de fortalecer a musculatura além de proporcionar uma melhora na flexibilidade do praticante. Entretanto, há alguns pontos que diferenciam essas modalidades, como explicaremos a seguir.

A ginástica localizada tem a finalidade de trabalhar músculos específicos, atuando de forma isolada ou em grupos, fortalecendo a respectiva região. Assim, o treino consiste em séries com repetições e podendo utilizar acessórios (pesos, elásticos) para potencializar os resultados. Em sua grande maioria, as aulas dessa modalidade são divididas de acordo com cada parte do corpo a ser trabalhada naquele dia.

Enquanto isso, a ginástica funcional tem a finalidade de melhorar a função do corpo como um todo. Por isso, o treino é elaborado com movimentos que trabalham diversos grupos musculares ao mesmo tempo e sendo permitido o uso de acessórios. Sendo assim, as aulas dessa modalidade apresentam movimentos do cotidiano como levantar, agachar, empurrar, subir escada, auxiliando o praticante a se manter ativo.

Quais os benefícios da ginástica localizada?

Além de garantir que você se torne mais ativo, é possível destacar alguns dos inúmeros benefícios da ginástica localizada para sua saúde como, por exemplo:

Fortalece a musculatura

Através da prática regular da ginástica localizada é possível fortalecer consideravelmente a musculatura corporal, além de ganho de massa muscular. Dessa forma, seu corpo se tornará mais resistente e poderá suportar seu próprio peso de forma mais adequada.

Isso se torna um grande benefício principalmente no caso de pessoas idosas, que podem sofrer com grande perda de massa muscular com a idade.

Reduz o risco de lesões musculares

Ao incluir a ginástica localizada em sua rotina, é possível reduzir o risco de lesões e também garantir maior flexibilidade, diminuindo a dificuldade de realizar certos movimentos.

Um estudo realizado pela Revista Brasileira de Educação Física e Esporte mostrou que em apenas dois meses praticando essa atividade foi possível melhorar consideravelmente a postura de mulheres idosas.

Ajuda a reduzir o estresse

A prática regular da ginástica localizada ajuda a regular os níveis hormonais do corpo, aumentando a produção de endorfinas, os neurotransmissores responsáveis pela sensação de bem-estar.

Com isso, podemos citar que o cortisol – mais conhecido como “hormônio do estresse” – também pode ser regulado com essa modalidade de exercício, proporcionando um equilíbrio emocional necessário para lidar com as situações cotidianas.

Aumenta os níveis de energia

Além disso, os níveis de energia também são afetados positivamente ao se exercitar com frequência.

Isso ocorre devido ao corpo necessitar de mais disponibilidade de energia para realizar esforço durante a atividade física. Consequentemente, acaba aumentando o fornecimento de energia para o corpo durante todos os períodos do dia.

Fortalece o sistema imunológico

A prática regular de atividade física auxilia no fortalecimento do sistema imunológico, e isso também se aplica para a ginástica localizada. Isso ocorre pois o exercício físico ajuda no aumentar a produção de células de defesa do corpo.

O mecanismo de melhora do sistema imunológico está associado ao efeito que a atividade física regular proporciona ao organismo: aumento dos linfócitos, ou seja, das células de defesa que cumprem a função de combater e destruir agentes patogênicos como as células tumorais ou as infectadas por vírus e bactérias.

José Carlos Farrah, professor de Educação Física especializado em Fisiologia do Exercício, em entrevista para a Rádio USP.

Proporciona perda de peso

Se você busca um exercício que irá te ajudar a se manter em forma, a ginástica localizada é uma das opções mais adequadas.

Além de promover um alto gasto calórico durante a realização da atividade, seu metabolismo também será acelerado. Assim, a prática pode associar a perda de peso com o ganho de massa muscular, desde que seja realizada com acompanhamento profissional.

5 Exercícios de ginástica localizada para treinar em casa

A seguir, confira 4 exercícios com a Personal Trainer Mirian Maria ensinando a executá-los da melhor forma:

5. Abdução de quadril

  • Músculos trabalhados: Região interior da coxa e glúteos
  • Como fazer: Deitar-se lateralmente em um colchonete. Com as pernas estendidas, levante a qual está por cima e retorne lentamente na posição inicial. Realize esse movimento quantas vezes forem necessárias conforme o seu treino. Caso desejar, você pode incluir um par de caneleiras para potencializar os seus resultados, mas não esqueça do acompanhamento de um profissional.

4. Prancha

  • Músculos trabalhados: Região lombar e abdômen
  • Como fazer: Apoiar os cotovelos e os pés no chão ou em um colchonete, mantendo o corpo reto e a barriga contraída. É importante se atentar na postura da prancha, mantendo o seu corpo alinhado e evitando que a lombar seja sobrecarregada.

3. Agachamento

  • Músculos trabalhados: Região das pernas e glúteos
  • Como fazer: Essa é apenas uma das maneiras de realizar esse exercício que conta com inúmeras variações. Fique em pé com as pernas afastadas, posicionando os pés na mesma distância da largura do quadril. Em seguida, flexione os joelhos fazendo o movimento de sentar em um banco, sempre mantendo a coluna ereta. Caso desejar, utilize um banco – como no vídeo abaixo – para começar.

2. Flexão

  • Músculos trabalhados: Região peitoral, ombros e tríceps
  • Como fazer: Apoiar as mãos no chão ou no colchonete, posicionando na mesma distância entre os ombros. Em seguida, realizar o movimento de abaixar o corpo até que os cotovelos fiquem dobrados no ângulo de 90º, mantendo o corpo com a postura reta.

1. Abdominal

  • Músculos trabalhados: Região do abdômen
  • Como fazer: Existem variações de abdominal com foco em diferentes musculaturas do abdômen. De forma geral, o exercício é realizado deitado em um colchonete e executando os movimentos conforme o tipo escolhido.

No vídeo ao lado, a Personal Trainer Gabi Desiderio ensina algumas variações de abdominal em seu treino de abdômen na seguinte ordem:

  1. Remador
  2. Abdominal simples
  3. Bicicleta
  4. Prancha Ventral
  5. Abdominal com Perna estendida
  6. Prancha Lateral com movimento de quadril

Artigos esportivos para treino

A OXER é uma marca 100% brasileira e que, há mais de 10 anos, vem motivando as pessoas em sua jornada no esporte. Entendemos que somos muitos, somos diversos. Temos sotaques diferentes, climas diferentes, corpos diferentes e escolhas diferentes, e você pode contar com a versatilidade da OXER em sua busca por um estilo de vida mais saudável – qualquer esforço vale, qualquer tempo conta!

Aqui na OXER você pode encontrar uma linha completa de produtos esportivos do vestuário aos acessórios, com tudo o que precisa para seu exercício físico. Você está buscando se identificar com algum esporte? Você já escolheu um esporte mas não sabe por onde começar? Você praticava esportes mas não sabe como retornar à ativa? Independente do seu perfil, a OXER está presente na vida dos brasileiros levando o esporte aonde for! OXER. VAI BEM COM TUDO. VAI BEM COM TODOS.

Artigos esportivos para treino

A OXER é uma marca 100% brasileira e que, há mais de 10 anos, vem motivando as pessoas em sua jornada no esporte. Entendemos que somos muitos, somos diversos. Temos sotaques diferentes, climas diferentes, corpos diferentes e escolhas diferentes, e você pode contar com a versatilidade da OXER em sua busca por um estilo de vida mais saudável – qualquer esforço vale, qualquer tempo conta!

Aqui na OXER você pode encontrar uma linha completa de produtos esportivos do vestuário aos acessórios, com tudo o que precisa para seu exercício físico. Você está buscando se identificar com algum esporte? Você já escolheu um esporte mas não sabe por onde começar? Você praticava esportes mas não sabe como retornar à ativa? Independente do seu perfil, a OXER está presente na vida dos brasileiros levando o esporte aonde for! OXER. VAI BEM COM TUDO. VAI BEM COM TODOS.


Instagram Oxer

Siga-nos no Instagram e fique por dentro de todas as novidades, campanhas e promoções.


Stories Recentes


Posts Similares