O desafio de sair do sedentarismo enfrentando a dor da endometriose

Como sair do sedentarismo e enfrentar a endometriose

Sair do sedentarismo não é uma tarefa tão simples assim, já que são consideradas sedentárias as pessoas que não praticam nenhum tipo de exercício físico e acabam adquirindo hábitos cômodos e parados. E com uma vida toda inativa, é desafiador começar a praticar atividade física – ainda mais quando uma mulher enfrenta a dor da endometriose.

Então para conseguir sair dessa condição, é necessário praticar o mínimo de atividade física. Segundo a OMS, para adultos, a indicação mínima é entre 150 e 300 minutos de intensidade moderada ou 75 a 150 minutos de intensidade forte, por semana. 

Agora, se uma pessoa comum já sente dificuldade em sair das estatísticas do sedentarismo, já parou para pensar para quem sofre de dor da endometriose?

Por isso, neste artigo vamos entender melhor o que é a endometriose, como você pode sair do sedentarismo nessa condição e a relação entre o exercício físico e essa doença que afeta uma em cada 10 mulheres no Brasil, segundo o Ministério da Saúde. 

O que é endometriose?

De acordo com o Dr. Drauzio Varella, a endometriose é uma afecção inflamatória provocada por células do endométrio que, em vez de serem expelidas, migram no sentido oposto e caem nos ovários ou na cavidade abdominal.

Saiba o que é e como sair da endometriose
Saiba o que é e como sair da endometriose

De maneira simples, a endometriose é uma modificação no funcionamento normal do organismo. Sendo assim, provoca inflamações nas células do endométrio, onde através de serem expulsas, acabam indo para o sentido contrário e caem nos ovários ou na cavidade abdominal, local em que se multiplicam e sangram. 

O endométrio reveste a parede interna do útero, e se torna mais sensível conforme o ciclo menstrual da mulher. Nesse caso, se não houver a fecundação, boa parte do endométrio é eliminado através da menstruação, e o que não é expelido, cresce e o ciclo se renova. 

Por isso, a endometriose é uma doença crônica que não possui uma causa específica bem definida por enquanto. Algumas hipóteses foram levantadas, como por exemplo, que seja causada pela genética e deficiências do sistema imunológico, mas nada confirmado sobre sua origem, ainda.

treino oxer dezembro
O exercício físico é uma ótima saída para essa condição

As mulheres que são acometidas por essa doença, sofrem uma dor física extremamente desconfortável, com intensidade forte e muitas vezes as impedem de ter uma vida normal. 

Por essa doença gerar um processo inflamatório, afeta todo o sistema imunológico e pode danificá-lo, tornando-o incapaz de combater agressões externas e realizar a limpeza das células endometriais. 

Como já citado, não existe ainda comprovação da causa exata da doença, mas alguns doutores e estudiosos afirmam que o estresse, excesso de trabalho, ansiedade e alterações no sono podem contribuir para o desenvolvimento da doença, além de poder agravar casos e tornar a dor ainda maior. 

O exercício físico pode ser um ótimo aliado na luta contra a endometriose, e por esse motivo também, é extremamente importante que as mulheres que possuam a doença tenham consciência de que quando praticam atividades físicas, a dor pode melhorar e a qualidade de vida também.

Em nenhuma hipótese as pessoas que sofrem com essa dor podem ser sedentárias, o que além de poder causar outras doenças graves como a diabetes, hipertensão, obesidade e doenças cardíacas, pode deixar a situação atual ainda pior. É muito recomendado que um dos tratamentos seja o exercício físico. 

Como sair do sedentarismo 

Muitas pessoas são sedentárias e podem nem saber disso. Se você não movimenta seu corpo, trabalha o dia todo no computador e não realiza atividades físicas de nenhum modo, pode sim ser classificada como sedentária. 

E como foi citado, quem possui endometriose é quase como se fosse obrigatório se movimentar e não fazer parte do sedentarismo, só assim as crises de dores podem ter uma melhora considerável e evitar que agrave ainda mais a situação ou que gere novas doenças como consequência de hábitos ruins. 

Para sair do sedentarismo, você não precisa fazer um exercício que não goste ou levar isso como uma obrigação. Uma caminhada ao ar livre de 30 minutos por dia já resolve o problema, por exemplo. 

Apenas 30 minutos por dia já fazem toda a diferença no quadro do paciente
Apenas 30 minutos por dia já fazem toda a diferença no quadro do paciente

Mas caso você queira se desafiar e procurar novos esportes, separamos muitas dicas de atividades diferentes e dinâmicas que você pode tentar também! Olha só:

Enfim, as possibilidades são inúmeras, mas acredite: apenas uma caminhada em um parque, avenida ou rua menos movimentada perto da sua casa já irão resolver, pode ter certeza que sua saúde irá melhorar, você se sentirá mais disposta, as dores irão diminuir, e você pode até entrar em forma. Apenas benefícios!

A endometriose e o exercício físico 

Tendo em vista todos os comentários deste artigo, a prática de exercícios físicos é extremamente recomendada, para aliviar os sintomas da endometriose e para controlar também os estágios da doença. 

Com a realização de atividades físicas, o seu organismo ficará mais equilibrado, então o metabolismo acelera, e com isso, auxilia o sistema imunológico, eliminando todas as toxinas que estão acumuladas nas células. 

mulher com halteres
Como o exercício físico ajuda a sair da endometriose

Além disso, quando você faz exercícios regularmente, hormônios como a endorfina e serotonina são liberados, e com eles, os benefícios psicológicos aumentam também, auxiliando na diminuição do estresse, ansiedade e depressão.

Com a liberação da endorfina, acontece um efeito analgésico no seu corpo, que se for combinado com a redução do estresse, diminui consideravelmente os níveis de estrogênio, o que é extremamente positivo para controlar a endometriose.

Se a mulher também optar por exercitar a região abdominal do corpo, também terá resultado positivo nas dores localizadas, diminuindo o incômodo e melhorando o bem-estar de quem sofre diariamente com isso. 

Enfim, sair do sedentarismo é possível sim, e trará diversos benefícios a você mulher que possui a dor crônica da endometriose. Recomendamos que antes de começar as práticas, consulte um médico e confirme se está tudo bem para iniciar. 

Conheça a coleção da Oxer

A OXER é uma marca 100% brasileira e que, há mais de 10 anos, vem motivando as pessoas em sua jornada no esporte. Entendemos que somos muitos, somos diversos. Temos sotaques diferentes, climas diferentes, corpos diferentes e escolhas diferentes, e você pode contar com a versatilidade da OXER em sua busca por um estilo de vida mais saudável – qualquer esforço vale, qualquer tempo conta!

Aqui na OXER você pode encontrar uma linha completa de produtos esportivos do vestuário aos acessórios, com tudo o que precisa para seu exercício físico. Você está buscando se identificar com algum esporte? Você já escolheu um esporte mas não sabe por onde começar? Você praticava esportes mas não sabe como retornar à ativa? Independente do seu perfil, a OXER está presente na vida dos brasileiros levando o esporte aonde for! OXER. VAI BEM COM TUDO. VAI BEM COM TODOS.


Instagram Oxer

Siga-nos no Instagram e fique por dentro de todas as novidades, campanhas e promoções.


Stories Recentes


Posts Similares