10 Principais sintomas do sedentarismo

Um indivíduo é considerado sedentário quando não pratica qualquer exercício físico, ou realiza de forma insuficiente, o que acaba gerando consequências negativas para a sua saúde.

Se você está em dúvida se possui um estilo de vida sedentário ou não, confira os sintomas a seguir.

Problemas cardíacos

O sedentarismo também pode levar ao surgimento de problemas de saúde no coração, já que a obesidade e a diabetes tipo II são fatores de risco para doenças cardiovasculares.

10

A falta de atividades físicas no cotidiano, aliada à má alimentação, pode fazer com que o organismo resista à insulina. Isso aumenta as chances de desenvolver esse tipo de diabetes.

Diabetes tipo II

9

Os roncos podem ser um sintoma da apneia, que são interrupções na respiração durante o sono. Essas pausas na entrada de ar diminuem a concentração de oxigênio no sangue.

Roncos e/ou apneia do sono

8

Obesidade ou Ganho de peso

O ganho de peso pode ser indicativo da vida sedentária. Aqueles que são obesos tem 2 vezes mais chances de contrair doenças do coração

7

Ao realizar exames, ter essas taxas altas é sempre um sinal de alerta. Uma boa rotina de exercícios é a melhor forma de combater esse aumento.

Aumento dos níveis de colesterol e triglicerídeos

6

Esse é o nome dado ao entupimento das artérias. Ela pode causar desde doenças do coração até mesmo um infarto.

Aterosclerose

5

Acúmulo de gordura abdominal

O acúmulo de gordura na região abdominal apresenta riscos à saúde pois pode levar à síndrome metabólica, gerando problemas como diabetes e doenças cardiovasculares.

4

Essa condição ocorre quando há desgaste gradual do tecido de proteção que fica nas extremidades dos ossos. Apresenta sintomas como dor nas articulações

Osteoartrite

3

Falta de força muscular

A fraqueza muscular consiste na perda temporária ou prolongada da força dos músculos e na sensação de cansaço. Também, pode ser um sintoma da falta de exercícios físicos

2

1

As pessoas sedentárias geralmente sentem cansaço muito facilmente. Uma caminhada um pouco mais longa do que o que está acostumada pode ser o suficiente para gerar a sensação de fadiga.

Cansaço excessivo

Gostou?

leia o post completo