Caminhada na gravidez

Fazer caminhada na gravidez não é apenas possível como também recomendado. Neste story vamos passar algumas dicas e recomendações para que você pratique o esporte com segurança.

A liberação média geralmente ocorre depois do primeiro trimestre. A partir disso, a atividade pode ser praticada com equilíbrio e respeito aos novos limites do corpo.

Autorização médica

É importante se atentar a qualquer mudança, assim, caso sinta dores no baixo ventre, na região do glúteo ou na coluna lombar (durante ou após a caminhada), interrompa o exercício e consulte o médico.

Com qual frequência caminhar?

A frequência e a intensidade da caminhada dependem da mulher e de seu histórico com exercícios físicos, porém no geral, o mínimo recomendado são 30 minutos de caminhada.

Alguns cuidados

Priorize sempre o conforto, usando roupas leves, um bom sutiã e um tênis apropriado. Lembre-se de manter-se sempre hidratada e caminhar em locais seguros para prevenir quedas.

Na gravidez, o corpo produz o hormônio relaxina, que torna os ligamentos, articulações e músculos mais vulneráveis a lesões, então atente-se durante a caminhada, e não se esqueça da postura.

Evite períodos de sol forte, principalmente nas estações do ano mais quentes. Os melhores horários são entre as 6h e 10h da manhã, ou após as 16h.

Vantagens

A caminhada é ótima para grávidas, pois, quando feita corretamente, traz benefícios à coluna e músculos (fortalecimento), imunidade e disposição (liberação de endorfina e serotonina).

A caminhada também fortalece os pulmões, diminuindo a dificuldade de respirar. Ajuda também a melhorar a circulação sanguínea, melhorando a saúde do bebê, e ajuda com o inchaço de pernas e pés.